quarta-feira, 28 de março de 2018

Poste ameaça cair sobre duas casas no Golandim

Um poste da rede elétrica, situado na beira de um buraco aberto pela erosão no cruzamento das ruas Imaculada Conceição com a São Jorge, no Golandim, em São Gonçalo do Amarante, ameaça cair sobre as duas casas de esquina.
As casas têm frente para a São Jorge e o lado para a Imaculada Conceição. 
Não é a primeira vez que falo sobre esse problema. Mas, desta vez, falo porque fui lá, a convite do amigo Dió, para ver com os meus próprios olhos.
Concordo integralmente com o que me disse um morador de uma das casas ameaçadas: "Esse poste só não caiu ainda porque Deus está segurando".
Esse trecho da Imaculada Conceição tinha sido calçado há algum tempo, mas devido ao abandono da rua, a erosão foi destruindo aos poucos o calçamento. Arrancou tudo.
Como ninguém tomou uma providência, a cada ano, o problema vai se agravando. Depois do calçamento ser destruído veio a erosão. 
Como ninguém cuidou da erosão, o buraco foi aumentando. Hoje tem uns dois metros de profundidade e o poste está exatamente na sua beirada. Por que não caiu ainda, só Deus sabe.
Como ninguém toma uma providência, a população vai colocando lixo tentando tapá-lo, mas até o lixo a água da chuva tem levado também nos últimos dias.
Esse trecho da Imaculada Conceição, entre a rua São Jorge e a Cristina Barbosa, está completamente intransitável. Não somente por causa do buraco, mas também pelo matagal.
Certamente os moradores das duas casas estão correndo permanente risco.
A quem compete fazer alguma coisa, já que o posto está na via pública?
Será a Cosern?
Será a Prefeitura?
Tapar o buraco da rua, acho que a responsabilidade é da Prefeitura.
E a proteção do poste?
Também.
Pois é certo que, além dos tributos municipais, um que a população (mesmo que quisesse) não poderia deixar de pagar, é a taxa de iluminação pública. 
Essa taxa vem na conta da luz e, se a pessoa não pagar, a Cosern corta o fornecimento.
Então, fica aqui, mais uma vez, o apelo da população á Prefeitura para uma tomada de providência, antes que o poste caia.
Depois de cair, certamente, a conta ficará muito mais cara.
O poste encontra-se na beira do buraco. Este não parece maior
devido a entulhos que a população coloca visando sustentar
o poste. Esse trecho da rua Nossa Senhora da Conceição teve
o calçamento totalmente arrancado pela erosão e foi tomado pelo
matagal que dificulta o acesso à rua seguinte que é a
Cristina Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.