quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Propostas para segurança serão votadas em março

Robinson vai ter que rebolar muito

Para não terminar pior do que a ex-governadora Rosalba.
Não é um desejo. Pois, pelo contrário, torço para que o governador deixe de errar tanto e conquiste o reequilíbrio financeiro do Estado.
É uma constatação.
O maior erro de Robinson é pensar que tem tempo de mais para recuperar o Estado.
Não tem.
O segundo, é imaginar que pode tudo e que, para ele, essa recuperação é, apenas, uma questão de tempo.
Não é.
Para completar, seu sentimento megalomaníaco o levou a convencer a antiga Assembléia, no apagar das luzes do governo Rosalba, a aprovar uma lei imoral liberando o uso dos recursos do Fundo Previdenciário.
Esse foi um tiro (certeiro) no próprio pé.
O fundo foi estuprado com uma consequência fatal: Sujou a ficha do governo do RN junto ao Governo Federal.
Para complicar a situação do governo federal é muito difícil. Mesmo que o RN estivesse com ficha limpa, não seria nada fácil arrancar alguma ajuda federal.

Com a ficha suja, então, nem pensar.
Até porque, dificuldade quase todos os outros Estados também enfrentam, sem recorrerem, como foi  o nosso caso, a expedientes equivocados.
Na hora em que o governo federal passar a mão na cabeça do governo do RN, liberou geral e o desequilíbrio fiscal acaba levando tudo para o fundo do poço.

Leia também:
RN está inadimplente com o Ministério da Previdência

Com 2º saque de Robinson "poupança" dos aposentados fica abaixo de R$ 700 milhões

Situação do tesouro do RN se complica com Robinson

Artigo de Poti Neto: Decisão polêmica da Assembleia

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Deputado Beto Rosado recebe prefeito de Pau dos Ferros

O deputado federal Beto Rosado (PP) recebeu o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM), nesta quarta-feira (25) em seu gabinete. 
Os dois conversaram sobre as dificuldades que os municípios enfrentam para conseguir manter os serviços básicos de saúde funcionando e atender bem a população, mesmo com os repasses insuficientes realizados pela União.
Ao prefeito, Beto Rosado garantiu a destinação de R$300 mil em emenda ao Orçamento Geral 2015 para a Prefeitura de Pau dos Ferros.
No primeiro texto distribuído e aqui publicado, informava-se que esses 300 mil reais seriam destinados à área de saúde do município. Um novo texto, porém, corrige essa informação, assinalando que a emenda contemplará obras de pavimentação.
Além disso, o deputado informou que está trabalhando na elaboração de propostas relacionadas ao Pacto Federativo, que permitam uma melhor distribuição do bolo tributário entre união, estados e municípios.
Texto e foto encaminhados pela Assessoria de Imprensa do deputado Beto Rosado.

Caderno Legislativo da Criança ganha 2ª edição


Walter Alves toma o café da manhã com Michel Temer

O deputado federal Walter Alves (PMDB) já começou a desempenhar a função de vice-líder do partido na Câmara dos Deputados.
Na manhã desta quarta-feira (25), ele participou de um café da manhã com o vice-presidente da República Michel Temer. 
Na pauta, orientações sobre votações e a condução do partido na Casa legislativa, além de assuntos referentes ao próprio PMDB.

RN está inadimplente junto ao Ministério da Previdência

O Ministério da Previdência não renovou o CRP – Certificado de Regularidade com a Previdência – do Estado do Rio Grande do Norte, cuja validade expirou dia 18 deste mês. Sem o certificado, o Governo do RN fica sem acesso a repasses de convênios entre o Estado e a União em todas as áreas. A Secretaria Estadual de Saúde deve ser uma das mais sacrificadas.
A suspensão foi determinada por uma série de distorções, destacando-se as seguintes: a) Os demonstrativos contábeis referentes ao último bimestre de 2014 não foram remetidos pelo IPERN ao Ministério da Previdência Social; b) Faltam informações sobre a regularidade dos investimentos; c) Não há registro dos devidos repasses das contribuições relativas à folha de dezembro de 2014 e quanto ao 13º salário; d) A unificação dos Fundos Previdenciário e Financeiro ainda não foi esclarecida.
Em razão dessas pendências, de acordo com o art. 7º da Lei Federal 9.717/98, o Estado do RN fica sujeito às seguintes penalidades:
I - suspensão das transferências voluntárias de recursos pela União;
II - impedimento para celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União;
III - suspensão de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais.

IV - suspensão do pagamento dos valores devidos pelo Regime Geral de Previdência Social em razão da Lei no 9.796, de 5 de maio de 1999. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.187-13, de 2001).
Segundo apurei o Estado do RN apresentou, no dia 13, um pedido de ampliação do prazo para apresentação de sua defesa quanto às distorções levantadas pelo Ministério.

Rafael Motta defende projeto que dá mais autonomia às UFs

O deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, intermediou no fim da tarde desta terça-feira (24), o encontro entre a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, e o ministro da Educação, Cid Gomes. 
Durante a reunião que ocorreu na Câmara, Rafael conversou com Cid Gomes sobre um dos pleitos que a reitora apresentou ao parlamentar na última segunda-feira, em Natal.
“O ministro, que é meu amigo no PROS, se prontificou a recebê-la em Brasília para tratar de pleitos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sei a importância da UFRN para a educação potiguar e tenho o compromisso de ajudar a Instituição como for possível, não só abrindo portas na capital federal, como também cobrando e viabilizando projetos e recursos”, antecipou Rafael Motta.
Entre os pleitos que devem ser apresentados pela reitora Ângela Paiva ao ministro Cid Gomes está o envio, para o Congresso, do projeto de Lei Orgânica das universidades federais, que dará mais autonomia administrativa e financeira para as instituições. 
“Essa matéria é muito aguardada pelos reitores e precisa ser enviada pelo Executivo para ser votada no Congresso”, afirmou Ângela Paiva em encontro com o deputado federal na segunda-feira.

Jaime Calado cumpre agenda administrativa em Brasília

O prefeito de São Gonçalo do Amarante (RN), Jaime Calado, está em Brasília, onde cumpriu agenda administrativa nesta terça-feira (24). Acompanhado da deputada federal, Zenaide Maia, participou de reunião no Ministério da Saúde.
O encontro com a coordenadora geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Vera Lúcia Ferreira e as técnicas Samara e Bárbara, além da arquiteta Geórgia, foi pra tratar do projeto de construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), uma unidade modelo para atendimento de pessoas portadoras de deficiências.
O centro de reabilitação é uma das ações do Programa Viver sem Limites do governo federal e será construído com emenda parlamentar que será destinada pela deputada federal, Zenaide Maia, que já afirmou o compromisso na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
O prefeito Jaime Calado ainda realizou visita de cortesia ao diretor do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Victor Rico Frontaura, e na ocasião o convidou para conhecer o município de São Gonçalo do Amarante e suas potencialidades econômicas. 
Fotos: Francisco Costa

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PROS define seu líder na Assembleia do RN: Raimundo Fernandes

Deu no portal da Assembleia do Rio Grande do Norte:

O deputado Raimundo Fernandes foi anunciado líder do PROS na sessão plenária desta terça-feira (24). Além do parlamentar, compõem a bancada do Partido Republicano da Ordem Social os deputados Albert Dickson, Raimundo Fernandes, Gustavo Carvalho e Ricardo Motta. As agremiações com bancadas a partir de três parlamentares podem participar das deliberações nas reuniões de lideranças.

Além do PROS, na atual legislatura somente os partidos PMDB – integrado pelo presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira e os deputados Álvaro Dias, Gustavo Fernandes, Hermano Morais e Nelter Queiroz - e o PSD – composto pelos deputados Dison Lisboa, Galeno Torquato e José Dias, possuem número suficiente para integrar o Colégio de Líderes.

Foto: João Gilberto.

Vem aí "Narrativas Seridoenses", livro de Francisco de Assis Medeiros

O livro "Narrativas seridoenses", primeiro volume de crônicas, histórias e lendas colhidas da cultural oral da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, será lançado no dia 6 de março, a partir das 19 horas, na Livraria Saraiva do Midway Mall.
O autor é Francisco de Assis Medeiros.

Advogado natalense vai ao STF e garante FIES para seu cliente

Vi a notícia agora no site Natal News. O advogado que conseguiu o grande feito chama-se Felippe de Queiroz Bessa Bandeira Leite. 
CLIQUE AQUI e leia a notícia completa.

Procurador recomenda exclusão de acusação contra Henrique Alves

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, recomendará a exclusão da acusação contra o ex-presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, na operação Lava Jato - informa nesta terça-feira, a coluna Painel, da Folha de São Paulo.
Segundo acrescenta, o Ministério Público concluiu que não há elementos concretos para abertura de inquérito contra ele.
CLIQUE AQUI para acessar o texto integral da coluna.

PMDB confirma Walter Alves como vice-líder na Câmara

O deputado Walter Alves, no primeiro mandato de federal, foi oficializado essa semana como vice-líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. A escolha já havia sido feita no início do mês

Como vice-líder, Walter terá a prerrogativa de substituir o líder em ausência, terá atribuições regimentais e poderá fazer uso da palavra, orientar a bancada, indicar candidatos à Mesa e participar de qualquer Comissão de que seja membro, sem direito a voto, mas podendo encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita à deliberação em plenário.

Walter destacou que vai trabalhar para manter a bancada do partido unida na ausência do líder Leonardo Picciani, deputado federal pelo RJ, e que o PMDB possui a maior bancada da Câmara. Ao todo, são 66 parlamentares. O parlamentar também destacou que a legenda manteve a Presidência da Casa, que antes era do deputado Henrique Alves e que agora está com o deputado Eduardo Cunha.

"O PMDB é um partido forte, que vem trabalhando pelo Brasil há muito tempo. Pra mim é um orgulho ser escolhidos pelos meus colegas de legenda para liderá-los. Vamos trabalhar para harmonizar discussões e votações visando sempre o povo brasileiro", disse.

Walter não é o único potiguar a ocupar uma vice-liderança de partido na Câmara. No início do mês, o deputado federal Rafael Motta foi indicado para o mesmo cargo, mas pelo PROS.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Deputada Zenaide reúne-se com sindicalistas da PF-RN

O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do RN – SINPEF/RN recebeu na manhã desta segunda-feira (23) a visita da deputada federal Zenaide Maia. A visita de cortesia serviu para que fosse feito o primeiro contato com o sindicato e a categoria.
Recebida pelo presidente do SINPEF/RN, José Aquino, a deputada Zenaide Maia quis saber um pouco sobre as pautas da categoria, como o Projeto de Lei, o grupo de trabalho e reivindicações. 
A deputada se comprometeu a contribuir com os sindicalizados junto a Câmara Federal. Durante a reunião participaram, além do presidente, José Aquino, o secretário geral do SINPEF/RN, Sergio Luiz Paiva Guimaraes, o vice-diretor financeiro, Ribeiro Junior, e a gente Katrin Paiva.
Texto e foto encaminhados pela G7 Comunicação.

Com o 2º saque de Robinson poupança de aposentados do RN fica abaixo de R$ 700 milhões

Com o segundo saque do Governo Robinson, desta vez de R$ 35 milhões de reais, o saldo do extinto Fundo Previdenciário do RN ficará reduzido, este mês, a menos de R$ 700 milhões de reais.
No dia 19 de dezembro do ano passado esse saldo era de 990 milhões de reais e só poderia ser mexido quando começassem a se aposentar os servidores que ingressaram no serviço público estadual a partir de outubro de 2005.
À revelia da legislação federal que rege a matéria, a Assembléia Legislativa do RN, com o aval do então governador eleito Robinson Faria, aprovou uma lei complementar - a LCE 526/2014 - mudando a Lei complementar estadual 308/2005 (que regia a matéria) e autorizou o Poder Executivo a lançar mão daqueles recursos fora de sua real finalidade.
Isso ocorreu exatamente naquele 19 de dezembro a que me referi acima.
Naquele dia, a ex-governadora Rosalba fez o primeiro saque - R$ 74.157.572,23.
No dia 26 de dezembro, outro saque da dra. Rosalba: R$ 31.105.904,88; 
No dia 30 de dezembro, o último saque de Rosalba: R$ 100 milhões de reais.
O primeiro saque de Robinson foi no dia 20 de janeiro - 93 milhões de reais.
Agora, o secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, anuncia que, para completar o folha de fevereiro, Robinson autorizou outro saque, o segundo em menos de 60 dias: 35 milhões de reais, totalizando: 128 milhões de retirada em menos de dois meses do governo Robinson.
Quer dizer: Para assegurar o pagamento do funcionalismo em dia, o governador Robinson está lançando mão de um dinheiro que não podia ser utilizado com esse objetivo e, por isso, está sendo acionado judicialmente por sindicatos de servidores estaduais.

Sai o livro "O ser e a existência", do juiz Paulo Lima

O livro trata de poesias e fotos de autoria do juiz Paulo Lima. Em suas palavras iniciais, o autor assinala: “"Por ser inexprimível enquanto forma e conceito, Deus foi cantado por mim em versos no extravasamento de meus sentimentos, percepções e concepções oriundos de minhas meditações diárias. Nesta obra tento expor o meu prisma do Ser (Deus) e da existência (mundo dos fenômenos), através da devoção a um e da admiração a outro"”. 


Comissão da Reforma se divide sobre verticalização de coligações

Acompanhe a tramitação da Reforma Política na Câmara

Situação do Tesouro do RN se complica com Robinson

Esse novo saque do governador Robinson Faria na “poupança” de aposentados do RN para poder garantir o pagamento da folha de pessoal deste mês de fevereiro é um triste sinal. Saldo nenhum resiste, especialmente no serviço público, quando dele só se faz retirar.
E olhe que o dinheirão que essa poupança vinha juntando há cerca de 10 anos, graças ao desconto em folha dos próprios servidores, só era pra ser tocado quando começassem a se aposentar aqueles que entraram no serviço público do RN a partir de 2005.  Ou seja: Era um dinheiro que só deveria ser mexido a partir de 2035, na sua grande maioria, e, exclusivamente, em benefício dos novos aposentados e pensionistas.
Ou seja: desde que o governador Robinson assumiu, a cada dia vai ficando mais complicada a situação de desequilíbrio financeiro do tesouro potiguar.
O governador deve estar pensando que tem tempo de sobra para tapar esse rombo. Não tem.

Quer dizer: Ninguém se iluda: Para não deixar o Rio Grande do Norte numa situação pior do que aquela que recebeu da governadora Rosalba, o dr. Robinson vai ter que rebolar. E muito.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Austeridade de Carlos Eduardo só afeta os trabalhadores, diz Amanda Gurgel

Nesta quinta-feira (19), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), foi à Câmara Municipal para a leitura da mensagem anual do Executivo. Na ocasião, o prefeito fez um balanço dos últimos dois anos de sua gestão, destacando as obras da Copa do Mundo e os investimentos feitos em base ao endividamento público. Na mensagem, Carlos Eduardo afirmou que a “austeridade é o sinal dos novos tempos”, indicando que vai apertar ainda mais o cinto dos trabalhadores.

O prefeito se orgulhou de dizer que reduziu em 40% os gastos com a folha de pagamento. O que ele não disse foi que fez isso cortando também os direitos dos servidores efetivos. Na saúde, os profissionais não recebem os adicionais de insalubridade e noturno. Na educação, os professores não dispõem de 1/3 da jornada de trabalho para o planejamento das aulas, o que implicaria na contratação de mais professores. E por isso a Prefeitura não cumpre a lei do piso nacional.

Carlos Eduardo “economizou” cortando dos trabalhadores. Em compensação, aumentou a folha dos cargos comissionados em R$ 1,9 milhão com um reajuste de até 166% nos seus salários. A famosa austeridade é a palavra do momento na boca dos governantes. Mas a austeridade é só para os trabalhadores e a população pobre.

Como esperado, as prioridades da Prefeitura seguirão em oposição às necessidades mais básicas do povo. Em três áreas essenciais, como saúde, educação e transporte, o prefeito afirmou que houve “avanços significativos”. Mas, provavelmente, numa cidade longe daqui. No dia a dia de servidores e da população, a realidade é outra.

Na saúde, a crise é permanente. Em 75% das unidades de atendimento materno-infantil, por exemplo, não há ácido fólico, substância essencial para a formação neurológica dos fetos. Uma cartela do medicamento custa apenas R$ 3,75. Carlos Eduardo teve a chance de reverter a situação da saúde durante a votação do orçamento para 2015. Mas o prefeito decidiu ignorar os apelos do Conselho Municipal de Saúde, que reivindicava o investimento mínimo de 25% dos recursos na área, e ainda vetou uma emenda do nosso mandato que destinava R$ 3 milhões para iniciar a construção do primeiro hospital municipal de Natal.

Na educação, o descaminho é o mesmo. A cidade possui 35 mil crianças em idade pré-escolar fora de creches, segundo dados da própria Prefeitura. O prefeito argumentou que está construindo mais unidades de ensino infantil, mas esqueceu de dizer que vem fechando outras, como é o caso do CMEI Clara Camarão, e que a abertura de vagas em 2013, se deu pelo fechamento do tempo integral em diversos CMEIS. Um município que tem um déficit de 35 mil vagas não pode fechar nada. Sem falar na falta de infraestrutura das escolas municipais, nas quais 76% possuem salas de aula inadequadas, conforme apontou relatório da Comissão de Educação da Câmara. 

No quesito transporte, a Prefeitura não anda. A submissão aos empresários dos ônibus é gritante. Até hoje o prefeito não cumpriu as leis da unificação da bilhetagem eletrônica e do passe livre estudantil, que já deveria estar em vigor desde agosto de 2014. Algo que a tão propalada licitação do transporte não vai resolver, uma vez que apenas “legalizará” o domínio dos empresários sobre um serviço público essencial. A população sabe bem como as empresas privadas de ônibus agem: oferecem um péssimo serviço e cobram uma passagem absurda. O lucro fica acima de tudo.

Em dois anos de gestão, o prefeito Carlos Eduardo teve a chance de assumir outras prioridades e atender as necessidades da população. Mas, como os governos passados, inclusive dele mesmo, o prefeito escolheu governar para garantir os lucros das empreiteiras na Copa e dos grandes empresários do comércio e turismo, além de realizar obras de cartão postal.

Em 2014, por exemplo, de recursos próprios do município para obras e instalações, o prefeito aplicou apenas R$ 5 milhões em educação e R$ 1,5 milhão em saúde. Por outro lado, destinou R$ 320 milhões, através da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura, para túneis ao redor da Arena das Dunas e obras da Copa. Os dados estão no Portal da Transparência. Mas o essencial para o povo é invisível aos olhos de Carlos Eduardo, e assim ele pretende continuar governando.

Este ano a Câmara de Natal terá votações muito importantes, como o Plano Municipal de Educação e o Plano Diretor, a licitação do transporte e a reforma do código tributário. Mas estes projetos não podem ser aprovados da forma que a Prefeitura deseja. Se depender dos interesses defendidos pelo prefeito, teremos retrocessos. É por isso que nosso mandato acredita que a única forma dos trabalhadores, os estudantes e o povo pobre de Natal terem suas necessidades atendidas é através da pressão sobre o executivo e o legislativo.

Em 2015, vamos precisar de muita mobilização popular, vamos precisar multiplicar as nossas vozes!
 
Natal, 20 de fevereiro de 2015.
 
Vereadora Amanda Gurgel (PSTU/Natal)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Outra comunidade são-gonçalense ganha quadra esportiva

A comunidade de Olho D’água do Chapéu, localizada na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante, vai receber da Prefeitura Municipal uma quadra de esportes. A inauguração acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 19h e vai contar com a presença do prefeito Jaime Calado.
A obra executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura foi custeada com recursos próprios do município de aproximadamente R$ 74 mil. A praça esportiva é um desejo da comunidade que é carente de espaços de esporte, lazer e eventos.
A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, que vai administrar a quadra, adiantou que será realizado um torneio de inauguração com equipes de futsal nas categorias masculino e feminino.
Texto e foto encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sai, via Internet, edição 13 da revista RN

Principais destaques: 

Entrevista com o homenageado do carnaval do Recife deste ano, o Maestro Spok;

Estado: Saúde do RN pede socorro!


O ‘Diz aí!’ é com a promotora de Justiça Ana Ximenes;


Ana Cadengue continua Girando o RN.


No Por Elas, ‘dos amores de carnaval’, de Jeanne Araujo;


Turismo: PITITINGA - a doce enseada do sossego;


As colunas de Túlio Ratto, Sávio Hackradt, Rubens Lemos, Raildon Lucena, Luis Fausto, Erasmo Carlos e o chargista Brito.

Para acessar, CLIQUE AQUI.

Natal sediará torneio de poker de 18 a 21 deste mês

Se para alguns o poker é apenas um divertimento, para outros é um esporte que está em franco crescimento no Brasil. Diante desse cenário de expansão e profissionalização, Natal vai receber, nos dias 18 e 21 de fevereiro, uma etapa classificatória do Torneio do Milhão, que distribui R$ 1 milhão em premiações. O evento vai acontecer no Club Meza, filiado a Federação Norte-rio-grandense de Texas Hold’em.

Qualquer jogador pode participar do evento, basta comparecer no Club Meza, que fica na Avenida Praia de Genipabu, 2111, Ponta Negra. As cartas começam a ser distribuídas a partir das 16h. O Buy In (entrada) é no valor de R$ 250,00, que dá direito ao jogador a 15 mil em fichas. Apenas maiores de idade serão aceitos no torneio.

Os eventos classificatórios também acontecem simultaneamente nos maiores e melhores clubes de poker esportivo do Brasil. A fase final do evento será realizada entre 27 de fevereiro e 3 de março, no Hotel Radisson, em Curitiba. 
Maiores informações, telefone:(41) 3351-2222.

O crescimento do esporte no estado tem acontecido todos os anos. Além do Torneio do Milhão, o Rio Grande do Norte também irá receber em 2015 o 
Brazilian Series of Poker (BSOP), o maior torneio do América Latina. O evento acontece em agosto, no Sehrs Natal Grand Hotel. 
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa do evento.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ginásio Senador Luiz de Barros ganha nova cobertura

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando a reforma geral na cobertura do ginásio poliesportivo Senador Luiz de Barros, localizado na comunidade de Santo Antônio do Potengi.
A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura Municipal na ordem de R$ 98 mil. A restauração da cobertura era uma solicitação dos desportistas em função do desgaste da estrutura metálica causada pela ação do tempo.
O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Micael Moreira, acrescentou que o município vai investir ainda cerca de R$ 93 mil para a troca do piso, reforma nos alambrados, além da pintura e manutenção das instalações sanitárias.    
“O que os desportistas mais queriam era esta reforma e a prefeitura esta fazendo dentro do prazo estabelecido pela licitação”, disse Clésio Pontes, presidente da Associação de Moradores de Santo Antônio do Potengi.
Fotos (de Isaías Carlos) e texto encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.


Sâo Gonçalo elabora plano de mobilidade urbana

Técnicos da START Pesquisas e Consultoria Técnica Ltda., empresa vencedora da licitação para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de São Gonçalo do Amarante, reuniram-se nesta quarta-feira (11) com representantes das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tributação, Meio Ambiente e Urbanismo e Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, para apresentação do cronograma de trabalho de todas as etapas que constam na elaboração do plano no município.
O planejamento do processo de deslocamento no espaço urbano visa buscar soluções de forma integrada e sustentável para atender uma resolução do Plano Nacional de Mobilidade instituída pelo Projeto de Lei 12.587. 
A iniciativa busca promover a inclusão social, em um amplo debate com participação da sociedade, discutindo a eficiência, eficácia e efetividade na prestação de serviços de transporte.
O encontro contou com as presenças dos secretários, Mário David (Tributação), Marcela Cavalcanti (Planejamento), Paulo Roberto Macêdo (Demutran) e os adjuntos Gisele Moura (Desenvolvimento Econômico) e Gizele Viana (Meio Ambiente), que formarão o comitê de acompanhamento dos trabalhos.
Em sua explanação a coordenadora técnica do plano, Sara Costa, ressaltou a importância de se promover o desenvolvimento para cidade dentro de uma estrutura planejada, tornando universal o direito à acessibilidade. 
“Nossa missão é promover a regulamentação dos serviços de mobilidade, através de soluções que contribuam decisivamente para a qualidade de vida urbana”, destacou.
Para o diretor do Demutran, Paulo Roberto Mâcedo, promover o desenvolvimento urbano de forma integrada e sustentável será um marco divisor nas políticas publicas de mobilidade em São Gonçalo do Amarante. 
“Nosso esforço é promover a regulamentação dos serviços de transporte no município, vamos provocar a sociedade para um debate, pensando a mobilidade de forma planejada, pois transporte é primordial para nossas atividades do dia-a-dia”, disse.

Texto (de Paulo Gois Locha) e fotos encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Zenaide reúne-se com colegas do RN e CE

A deputada federal Zenaide Maia recebeu nesta terça-feira (10), em seu gabinete em Brasília, a deputada federal Maria Gorete, do Partido da República - PR do Ceará e o deputado federal Betinho Rosado Segundo, do Partido Progressista - PP do Rio Grande do Norte.

Em pauta, projetos de obras viárias estruturantes que irão beneficiar a economia dos dois estados, além de melhorar a vida diária das pessoas que utilizam as estradas para suas necessidades.

Manter a malha viária do RN em boas condições para segurança e o desenvolvimento do Estado está entre as metas do primeiro mandato da deputada Zenaide Maia.
Texto e foto encaminhados pela G7 Comunicação.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Novo Santo Antônio, em S. Gonçalo, ganha creche modelo

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante vai entregar nas próximas semanas, na comunidade de Novo Santo Antônio, mais uma creche modelo do município. As obras da nova unidade de ensino infantil estão na fase final. Além dessa, existem mais três unidades do Pró-infância em obras no Centro de São Gonçalo, Poço de Pedras, além do Bairro de Jardim Lola que também terá uma creche modelo.
A creche do Novo Santo Antônio segue o padrão de construção com área administrativa, área de serviço, multiuso e pedagógico (bloco creche). Cada bloco creche contará com recepção, sala de higiene pessoal, sala de atividades, sala de repouso, solário e refeitório.
O bloco multiuso é composto por sala de leitura, sala de informática, 2 banheiros para crianças, 2 banheiros para adultos e adaptados para portadores de necessidades especiais e sala de apoio, além da telefonia. A creche modelo ainda possui anfiteatro, playground e pátio coberto.
A unidade educacional está orçada em R$ 1,3 milhão, sendo recursos oriundos da parceria entre o governo federal e Prefeitura Municipal de São Gonçalo. No último dia 13 de janeiro o prefeito Jaime Calado inaugurou no conjunto Plaza Garden a primeira das cinco creches modelo em construção.

Fotos (de Raphael Santos) e texto encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.



Saúde libera recursos para Macau e Natal

O Ministério da Saúde acaba de liberar mais R$ 3.625.470,00 para instituições do Rio Grande do Norte, sendo R$1 milhão 760 mil para o Fundo Municipal de Saúde de Macau e mais R$ 1.865.470,00 para a Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer, em Natal.
Os dois pleitos foram endossados e acompanhados pelo mandato (encerrado a 31 de janeiro) do então deputado e presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. 
Para Macau, os recursos destinam-se ao complemento da primeira parcela de pagamento da UPA, tendo em vista sua mudança de porte. Para a Liga, o total liberado destina-se à ampliação do número de leitos de UTI e aquisição de equipamentos e material permanente.

Para Eduardo Cunha, o PT não quer a reforma política

Em recente entrevista que concedeu na Rede Vida de Televisão (dia 4), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmou entender que o PT não quer a reforma política. 
E explicou:
- O PT sempre fala que quer a reforma política, mas na hora em que a gente vai discutir, ele obstrui.


Edição 12 da revista web RN já disponível na Internet

Saiba quais são os principais assuntos:


Mossoró: perdido em tiroteio;

Entrevista com o deputado CARLOS AUGUSTO MAIA;

Assembleia tem semana movimentada

Artes Visuais em discussão;

Ana Cadengue girando o RN;

Diz Aí, Gutemberg Dias!

Baile de Máscaras abre o Carnaval de Natal;

E mais:
Sávio Hackradt, Luis Fausto, Erasmo Carlos, Raildon Lucena, Túlio Ratto e o chargista Brito.

Para acessar, CLIQUE AQUI

Artigo de Paulo Linhares

SOFRÊNCIA POLÍTICA 
E OUTRAS TOLICES PERIGOSAS
Paulo Afonso Linhares
Nada mais embaraçoso que a mistura de sofrimento com carência para os espíritos de quaisquer densidades e latitudes, sejam aqueles mais iluminados, os briosos ou vencedores natos, sejam aqueles pouco arejados, sombrios, sorumbáticos ou bobos alegres, os imbecis de carteirinhas, os pobres de espírito propriamente ditos etc. É a sofrência, que quando bate causa estragos, todavia, quando atinge as coisas do coração (ou da cabeça, como queiram...) se resolve pelo lado mais ameno e até lúdico das pessoas, ou seja, com um pouquinho de “líquido explosivo”, que era como o saudoso Chico do Bar, tudo que cheirava a álcool, uma musiquinha bem derramada de breguice e até um arrasta-pé caprichado.
Essa sofrência, portanto, até que tem cura. Meno male. Piores são outras sofrências, de tão complicadas que até fazem calos n’alma e enormes aperreios nos juízos das pessoas: as decorrentes de dificuldades financeiras ou dos tantos percalços que causam a má sorte na política. Enfim, sofrência política, como se pode impropriamente nominar, é uma pedrada que se deve evitar, sobretudo, em face dos “efeitos colateriais” que pode acarretar. Definitivamente, agora essa palavra agora entra para o vocabulário da política.
Aliás, nem é preciso dizer que, além de certos limites de razoabilidade, em política sofrência somente rima com intolerância, imprudência ou pura demência. Assim, não deixa de ser preocupante sofrência política o estado de espírito que atingiu maciçamente os opositores ferrenhos da dupla Lula/Dilma, ademais do satanizado partido a que ambos pertencem, que é o PT de todas as armações no seio do poder. Tem sido profunda, por exemplo, a sofrência política dos tucanos e de seus aliados, aqueles encarapitados numa miríade de grandes, médias siglas partidários de valor duvidoso, além dos capitães dos grandes conglomerados de comunicação do Brasil (Rede Globo, O Estado de São Paulo, revista Veja, Folha de São Paulo etc.), que não toleram – todos eles! - o redesenho da cena política nacional a partir da manifestação inolvidável da soberania popular, após as eleições de 26 de setembro de 2014.
Os exemplos históricos preocupam: os partidários da velha UDN (União Democrática Nacional) e seus aliados civis, militares e eclesiásticos, começaram ter dor de cotovelo com carência de poder após a derrota do brigadeiro Eduardo Gomes na eleição presidencial de 1945, quando perdeu para o marechal Eurico Gaspar Dutra, um dos condestáveis militares do regime autoritário implantado por Getúlio Vargas. Para aumentar mais a sofrência udenista, Eduardo Gomes se candidatou à presidência em 1950 e foi fragorosamente derrotado pelo próprio Vargas. A partir de então, promoveram os udenistas e seus aliados, inclusive, aqueles que comandavam a grande imprensa, uma série de escaramuças que, num primeiro momento, resultaram no suicídio do presidente Vargas em 1954; posteriormente, com mais uma derrota sofrida pela UDN, cujo candidato, o general Juarez Távora, perdeu para Juscelino Kubitschek (do Partido Social Democrático – PSD, uma vertente do getulismo), continuou o incoformismo udenista que se traduziu em várias tentativas de desestabilizar o governo constitucional com revoltas militares (as de Jacareacanga e Aragarças) e outras ações políticas de caráter golpista. A pior obra da acumulada sofrência política dos udenistas, contudo, foi a parte que tiveram no golpe que apeou da presidência da República o herdeiro político de Getúlio Vargas, o então presidente João Goulart, e fez o Brasil mergulhar numa longa e tenebrosa noite que durou 21 anos, sangue, suor e lágrimas.
Desgraçada sofrência udenista que em tudo por tudo se assemelha às dos tucanos, demos e outros bichos de mesma extração conservadora. Basta ver a barba do senador Aécio Neves, para se aferir o alto grau dessa sofrência que se cristaliza na possibilidade de um terceiro turno na eleição presidencial a ser realizado em sessões do Congresso Nacional tendo como supedâneo movimentos de rua, a ser realizado em todas as capitais do país (como a famigerada "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", realizada poucos dias antes do golpe, em 19 de março de 1964, de triste memória...) em prol do impeachment da presidente Dilma. 
Nuvens pesadas começam a preencher dos horizontes da política brasileira; factóides de todos os calibres ganham enormes espaços nas mídias e nos tribunais, tudo no desiderato de colocar no banco dos réus mais uma leva de petistas e, quem sabe, até mesmo o próprio Partido dos Trabalhadores que, a exemplo do que ocorreu com o velho PCB, cujo registro foi cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral, através da Resolução nº 1.841, de 7.5.1947, a partir de denúncia banal feita, em março de 1946, pelo Deputado Barreto Pinto (que foi o primeiro deputado federal cassado, no Brasil, por falta de decoro parlamentar: tirou uma foto de fraque, cartola e cueca...), do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sob a alegativa do caráter ditatorial e internacionalista do Partido comunista do Brasil e pedindo a cassação de seu registro. E pode até ser que efetivamente a História se repita “como farsa”, como assinalou o filósofo de Trèves, Karl Marx, mas, infelizmente se repete. Basta armar o circo para que as coisas aconteçam com toda a sofrência política que os perdedores têm. Isto é preocupante e perigoso, sobretudo porque, neste momento, em Brasília há mais coisas no ar que os simples aviões de carreira. Vade retro

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Jaime Calado anuncia na Câmara novas realizações em São Gonçalo

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou na tarde desta quinta-feira (5) a sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo de 2015, com a tradicional leitura da Mensagem Anual do prefeito Jaime Calado. A solenidade aconteceu na sala das sessões Senador Luiz de Barros.
O chefe do executivo municipal iniciou a leitura enfatizando o bom relacionamento mantido, nestes seis anos, com o Poder Legislativo e apontando a inauguração do Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves como consolidação de um marco para o desenvolvimento de São Gonçalo e todo o Rio Grande do Norte.
Jaime seguiu fazendo uma abordagem sobre a conjuntura internacional, nacional e local, tratando da crise enfrentada pelos municípios brasileiros, onde 70 % estão com dificuldades de pagar a folha de pagamento dos servidores e a capacidade de investimento comprometida.
Na mensagem o prefeito destacou ainda que a administração está baseada em quatro eixos básicos: A melhoria significativa dos serviços oferecidos à população nas áreas de educação, saúde, limpeza pública, assistência social e outras, o marco legal com a aprovação de leis importantes para o crescimento econômico e uma legislação moderna, os investimentos em obras estruturantes de habitação, mobilidade urbana, recursos hídricos, e por fim a capacitação com formação de mais três mil pessoas em cursos profissionalizantes e mais de cinco mil em cursos de idiomas, ofertados gratuitamente pelo município.  
O prefeito adiantou que nos próximos dias vai transformar uma Secretaria Extraordinária na Secretaria do Idoso e da Pessoa com Deficiência e para os próximos dois anos anunciou investimentos em obras como a construção de um terminal rodoviário, pavimentação de ruas, novos pontos de ônibus, um centro de arte e cultura, urbanização das entradas do município e reforma da Praça Senador Dinarte Mariz, a conclusão das obras do Polo Universitário Dr. Ruy Pereira e das quatro creches modelo.  Jaime se comprometeu em buscar recursos para a construção de um novo hospital e obras do sistema de esgotamento sanitário, mesmo que não seja possível concluir neste segundo mandato.
“Para fazer mais, com responsabilidade, esperamos continuar o bom relacionamento com o governo federal, restabelecer uma respeitosa parceria com o governo estadual, bem como, as instituições locais e todas as forças que, firmando alianças, possamos trabalhar em favor de São Gonçalo do Amarante”, finalizou Jaime Calado cantando um trecho do Hino Municipal de autoria do músico França D`Lima.

Fotos (de Isaías Carlos) e texto encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.


Nova Acrópole: "A felicidade segundo Aristóteles"


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Noca Acrópole divulga técnicas de estudo. Não perca: Veja o vídeo

Eduardo Cunha afasta temor de "pauta bomba"

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou hoje que sempre combateu qualquer coisa que impeça o país de conseguir controlar suas contas públicas.
Indagado por jornalistas sobre o temor do Palácio do Planalto com relação à elaboração de “pauta bomba” pelo Congresso Nacional, ele foi taxativo:
- Não só agora, mas como líder do PMDB, jamais fomos favoráveis a pautas bombas, que estourem o Orçamento, que aumentem o gasto público.
E prosseguiu:
- Nós nunca tivemos essa postura como líder. Se não tivemos como líder, não será como presidente que a gente vai ter. Eu sou muito previsível.
Por fim, acentuou:
- Eu sou muito previsível: é só olhar como eu me comportei que eu vou continuar me comportando.

Eduardo Cunha confirmou que vai se encontra à tarde, no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff, a convite dela.

Criada hoje, CPI da Petrobrás deve ser instalada dia 10

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Em vídeo: Nova queda de avião na Ásia

O "pulo do gato" de Robinson

Nesse episódio envolvendo o governador Robinson Faria e o deputado estadual José Dias, o que me chama a atenção é a convicção com que os meios de comunicação avaliam a suposta e “inquebrantável” amizade entre os dois.
Aliás, confesso, era assim que eu também os via. Pareciam, na realidade, como se diz no linguajar popular, “unha e carne”.
Avaliando, porém, os últimos acontecimentos e, não apenas, o que as pessoas falam, pra mim, na realidade, todos fomos enganados.
Por que?
Explico:
Um amigo não está obrigado a pensar como o outro pensa; muito menos fazer que o outro faz; torcer pelo time que o outro torce; votar no candidato em quem o outro vota.
Um amigo não tem a obrigação de ser igual ao outro. Agora, uma coisa um amigo não aceita no outro: É ser enganado.
No caso Robinson x José Dias, o governador não se militou a enganar o deputado: o usou para enganar outras pessoas.
Ou, trocando em miúdos: Robinson não estava obrigado a seguir a posição de José Dias no tocante a qualquer assunto, muitos menos sobre a eleição para a presidência da Assembleia. Mas, não tinha o direito de induzir o deputado a julgar que contava com o seu apoio.

Um amigo verdadeiro não esconde o jogo para o outro. Ou seja: Amigo não precisa dar “o pulo do gato”.

Reforma política "começa a andar" na Câmara dos Deputados

Rafael Motta pede mais creches para o RN

O deputado federal Rafael Motta (PROS) se reuniu na noite desta terça-feira (3) em Brasília com a bancada do seu partido e com o ministro da Educação, Cid Gomes (PROS-CE). Na ocasião, Rafael entregou ao titular da pasta um ofício onde solicitou a abertura do Programa de Ações Articuladas (PAR) no Rio Grande do Norte. Com acesso ao PAR, os municípios do estado podem requerer ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a construção de mais creches e a aquisição de mais ônibus escolares.

Ainda no documento, o parlamentar pediu ao ministro a ampliação do programa Caminho da Escola, com o objetivo de garantir às cidades do RN a renovação de sua frota de veículos escolares, e dessa forma possibilitar segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, principalmente na educação básica da zona rural da rede estadual e municipal.


“ A educação é a base do futuro dos jovens do País, e entreguei ao ministro Cid Gomes um ofício para que a educação básica do Rio Grande do Norte possa evoluir. Os nossos estudantes merecem ter acesso a um ensino cada vez melhor e com infraestrutura para formar um cidadão com decência e dignidade ”, afirmou Rafael.

Ao receber o documento das mãos do deputado Rafael Motta, Cid Gomes afirmou que estará à disposição para contribuir com o desenvolvimento da educação do RN.

Obras do PAC

Rafael Motta também pediu ao ministro celeridade na construção das creches que foram destinadas ao estado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o site oficial do programa, o Rio Grande do Norte tem direito a edificação de 91 creches e pré-escolas, no entanto, apenas sete foram concluídas, 67 estão em obras, e as outras 17 estão em tramitação para iniciarem a construção. 

Rogério assina pedido de CPI da Petrobras

A oposição deu entrada nesta terça-feira (3) no pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Federal para investigar as irregularidades na Petrobras. O requerimento recebeu 186 assinaturas, entre elas a do deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grane do Norte. O tucano potiguar também já assinou a documentação para o início das investigações no BNDES, setor elétrico e nos fundos de pensão.

O colegiado dará continuidado aos trabalhos da CPI Mista de 2014. O pedido foi feito no mesmo dia em que a provável demissão de Graça Foster, presidente da estatal, começou a ser alardeada pela imprensa. A saída de Foster  é considerada pelos tucanos “demorada” e “tardia.

"Todos os brasileiros estão estarrecidos com a forma como a Petrobras vem sendo destruída nos últimos anos pelo governo do PT. A sequência de denúncias, a quantidade de desvios, propinas, o tamanho do prejuízo acumulado pela nossa maior estatal é absurdo. Enquanto isso, o povo brasileiro é castigado com aumento da gasolina. É o estelionato eleitoral, típico o PT", disse Rogério. 

A CPI Mista da Petrobras deve retomar as investigações iniciadas em maio do ano passado, quando a oposição conseguiu vencer a resistência do Palácio do Planalto e instituir um colegiado formado por deputados e senadores para apurar o gigantesco esquema de corrupção que tomou de assalto a estatal. Os trabalhos foram encerrados em dezembro de 2014 com os governistas dispostos a evitar qualquer desgaste para a presidente Dilma Rousseff e seus aliados.

“A companhia que é o grande orgulho dos brasileiros vem experimentando vultosos prejuízos, em decorrência de operações que chegam a ser escandalosas, de tão mal concebidas. Sobre algumas delas se levanta, inclusive, a suspeita de que tenham sido realizadas com objetivos espúrios”, justifica o documento assinado por líderes da oposição. O colegiado será composto por 25 membros titulares e 25 suplentes e funcionará por 120 dias. O foco dos trabalhos será nos ilícitos cometidos na estatal entre 2005 e 2015.
Texto e foto encaminhados pela Assessoria do deputado Rogério Marinho.