terça-feira, 1 de setembro de 2015

Quem deve R$ 1 trilhão pode pedir abatimento de 50 bi?

Casualmente, ouvi hoje um pronunciamento do deputado Ivan Valente, do PSOL de São Paulo.
Ela falava de números tão volumosos com relação à dívida pública brasileira que os meus neurônios entraram em parafuso. Não sei como não explodiram.
Sempre tive enorme dificuldade para entender grandes quantidades materiais - de dinheiro, principalmente.
Por exemplo: Hoje o deputado Ivan Valente falou que, em 2016, pela proposta de Orçamento que a presidente Dilma encaminhou ao Congresso, o Brasil vai gastar 1 trilhão 348 bilhões de reais com a dívida.
1  trilhão - todo mundo sabe - são mil bilhões.
Você já pensou? 1 trilhão 348 bilhões de reais. 
Onde danado cabe tamanha quantidade de dinheiro?
Eu não tenho a menor idéia.
Você já pensou como será a pessoa do governo que cuida desse negócio - dívida pública - e de todo esse dinheiro?
No mínimo, o cara deve se sentir o rei da cocada preta, como se diz por aqui em nossas beiras de praia. 
1 trilhão, 348 bilhões de reais.
E não é pra pagar a dívida, não. Pra riscá-la, prá apagá-la, não.
É só para o pagamento dos juros e das amortizações ao longo de um ano.
1 trilhão, 348 bilhões de reais.
De juros, serão 304 bilhões.
E de amortizações, 1 trilhão e 44 bilhões de reais.
Tenho gravado o pronunciamento do deputado dizendo isso.
Eu fiquei pensando: O grande nó dessa grande crise que estamos enfrentando no Brasil - desemprego, inflação, sucateamento da saúde, da educação, da segurança, da infraestrutura - é que o nosso governo tá gastando mais do que arrecada e projeta para o próximo ano um déficit de 31 bilhões de reais.
Então eu me pergunto: Será que o sujeito que vai pagar uma conta de 1 trilhão 348 bilhões, não tem moral pra chegar pro credor e dizer:
- Amigo, é o seguinte. Taqui seu dinheiro. Agora, me dei a mim mesmo um desconto de 50 bilhões de reais porque eu preciso acertar outras contas do meu pais.
Tem ou não tem?
Sinceramente, acho que tem.
Aí estaria resolvido o problema do deficit e ainda sobraria uma grana pra atender as necessidades mais imediatas do nosso povo naquelas áreas hoje sucateadas de que já falei.
O problema é que, quanto maior é o volume de dinheiro, mais gente aparece pra querer tirar o seu pedaço.
Infelizmente, a operação Lava Jato taí pra não me deixar mentir.
Repito: Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.