segunda-feira, 15 de junho de 2015

Vereadora natalense promove ato de concientização pró Idoso

A vereadora Eudiane Macedo (Solidariedade) promoveu uma ação, na manhã desta segunda-feira, 15, no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso. No calçadão da Avenida João Pessoa, no Centro de Natal, a vereadora e equipe distribuíram panfletos com informações sobre os tipos mais comuns de violência cometidos contra pessoas idosas e números para denúncia: disque 100 e SOS Idoso (0800 084 1021).

Ao abordar pessoas de todas as idades e, principalmente, maiores de 60 anos, a vereadora conversou e ficou surpresa com uma reclamação. “Muitos idosos nos relataram que nem sempre são bem atendidos no transporte coletivo. Se estão sozinhos nas paradas de ônibus, muitos motoristas não param”, afirma Eudiane Macedo.

Segundo a vereadora do Solidariedade, as reclamações mais comuns são o abuso financeiro (quando normalmente familiares se apropriam de aposentadoria ou fazem empréstimo em nome dos idosos), violência física e violência psicológica. “Como normalmente a violência ocorre no lar desse idoso, os vizinhos precisam estar atentos. Isso não pode ser tratado como um problema da família. Tem que ser denunciado. E, aí, os poderes constituídos averiguam a denúncia e tomam as devidas providências”, aconselha Eudiane Macedo.

No ano passado, por iniciativa da vereadora Eudiane Macedo, foi instituído o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra o Idoso, por meio da Lei 6.484. A Lei não apenas institui a data, como também determina que o Executivo dê visibilidade ao tema.

“Nós sabemos que, infelizmente, é comum idosos que dedicaram suas vidas aos filhos, aos parentes de um modo geral, sofrerem maus tratos de todo tipo. É muito importante destacar que os idosos precisam estar muito conscientes sobre quais são os tipos de violência, além também da população em geral. Não podemos ser negligentes diante de um caso de violação de direitos de pessoas idosas. Temos que denunciar”, afirma a vereadora Eudiane Macedo.

Por definição, configura-se violência o uso de palavras ou ações que machucam, o uso abusivo ou injusto do poder, o uso da força, que resulta em ferimentos, sofrimento, tortura ou morte.

Entre os casos mais frequentes de violência contra idosos estão o abuso físico, mau-trato físico ou violência física; abuso psicológico, violência psicológica ou mau-trato psicológico; abuso sexual ou violência sexual; abandono; negligência; abuso financeiro ou econômico.
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Imprensa da vereadora Eudiane Macedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.