segunda-feira, 9 de março de 2015

São Gonçalo (RN) promove seu artesanato

Para atuar de maneira mais efetiva na promoção de produtos artesanais produzidos no município e homenagear os artesãos permissionários do espaço, o Mercado de Artesanato Dona Neném Felipe, em parceria com a Fundação Cultural Dona Militana, lançou na tarde da última sexta-feira (06) a 1ª Edição do projeto Mercado Encanto.
O evento será realizado sempre na primeira sexta-feira de cada mês, no próprio Mercado, com o objetivo de se tornar referência no fomento à produção do artesanato local, com ações que contribuam para o desenvolvimento do setor. Neste primeiro momento foi homenageada a artesã Edneide Nunes, moradora do Bairro Jardins e instrutora de artesanato do projeto Mulheres Mil no IFRN.
A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique, o vereador Valban Tinôco, os secretários Ledson França (Comunicação) e Newton Albuquerque (Ouvidoria) e a coordenadora do Mercado de Artesanato, Jeane Ferreira.
Além da exposição de peças da homenageada, o público acompanhou a apresentação da Orquestra de Flauta do Instituto Florart e do grupo folclórico Bambelô da Alegria de Santo Antônio do Potengi.
A coordenadora do Mercado de Artesanato, Jeane Ferreira, destacou que a iniciativa significa um novo capítulo na história da produção artesanal de São Gonçalo do Amarante. 
“O Mercado Encanto faz parte de uma série de projetos que iremos implantar no decorrer de nossa gestão, o foco é mostrar a importância que tem o setor artesanal e sua contribuição para economia do município”, disse.
“Este momento é muito importante para a produção artesanal sãogonçalense, a simplicidade na obra do artesão faz de nossa arte a mais rica do Estado. Sua arte, nossa diversidade e beleza”, afirmou Flávio Henrique, presidente da Fundação Cultural Dona Militana, ressaltando também que o projeto Mercado Encanto é a efetivação da política de valorização dos artistas sãogonçalenses, protagonizada pela gestão do prefeito Jaime Calado.
A próxima edição do projeto será dia 10 de abril, às 16h, e terá como homenageada a artesã Aurea Motta. Durante sua exposição haverá apresentação dos violonistas José Armando e Deivyson Lima, e recital do poeta Lindó Motta.
Texto (de Paulo Gois Locha) e fotos (de Raphael Santos) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.