sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Contratada empresa para construir adutora de Currais Novos e Acari

Os municípios de Currais Novos e de Acari estão celebrando a assinatura do contrato para a implantação da adutora de engate rápido que garantirá o abastecimento das suas sedes com água levada da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Terá a extensão de 80 km, devendo dispor de uma estação de captação na Armando Ribeiro Gonçalves, tendo entre duas ou três estações elevatórias ao longo do percurso.
O seu custo está estimado em 33 milhões 980 mil reais. Segundo o diretor-geral do DNOCS, Walter Gomes, a ordem de serviço está garantida para o dia 5 de janeiro, de modo que a obra já possa começar a ser tocada logo no dia seguinte.
 A solenidade ocorreu ontem, na Prefeitura de Currais Novos, e contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, dos deputados federais eleitos, Walter Alves e Beto Rosado, prefeitos Vilton Cunha (de Currais Novos) e Isaias Cabral (de Acari), deputado estadual eleito Álvaro Dias, ex-prefeito José Lins (que também representou o deputado Ezequiel Ferreira), a presidente da CDL local, Loura, vereadores e lideranças da região, além do diretor geral do DNOCS, Walter Gomes e do presidente da Caern, Yure Tasso.
Para os dois prefeitos presentes, o dia 26 de dezembro ficará na história de Currais Novos e de Acari. “É um sonho que se concretiza”, completou o ex-prefeito de Currais Novos, José Lins, lembrando que a falta d´água, além dos sacrifícios que impõe à população, vem travando o desenvolvimento, impedindo a implantação de projetos industriais.
A governadora Rosalba lembrou que, desde o primeiro momento, a Caern deu as mãos ao DNOCS na busca da solução que agora se completa, com o respaldo de toda classe política que esteve unida nessa luta.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, reiterou o seu empenho pessoal, desde a primeira reunião que tratou do problema, no mês de maio, em pleno período de seca, procurando sensibilizar as autoridades do governo federal em busca da solução.
- Foi uma luta de muitos, como mostra a presença aqui de tantos que se empenharam, como a governadora Rosalba, o ministro Garibaldi, os deputados Walter Alves, Álvaro Dias, Beto Rosado, Ezequiel Ferreira, que não pôde comparecer, mas é representado pelo ex-prefeito Zé Lins, os prefeitos Vilton, de Currais Novos e Isaias, de Acari.
Enfatizou o grande empenho das lideranças da CDL local, à frente a presidente Loura, e também a receptividade com que o pleito dos dois municípios foi acolhido pelo ministro Francisco Teixeira, pra quem ligou durante a reunião e de quem recebeu a garantia de que a obra teria o apoio do governo federal.
Segundo Henrique, num primeiro momento, procurou-se viabilizar a opção pela Serra de Santana, a 40 km de distância, pois se considerava que, como a distância era menor, o projeto custaria menos e seria mais facilmente executado.
Mas, os estudos técnicos mostraram que tal opção não resolveria o problema, indicando a alternativa correta -  mais distante e, consequentemente mais demorada, com a captação da água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a 80 km.
O presidente da Câmara pediu desculpas a Currais Novos e Acari pela demora decorrente dos entreves técnicos e burocráticos, mas assegurou que permanecerá de mãos dadas com as demais forças políticas para lutar com o objetivo de garantir que, ainda no mês de janeiro, o governo federal complemente a remessa da primeira parte dos recursos, no montante de R$ 10 milhões.
- Em nome dos dois municípios e de todos que lutaram pela realização desse sonho, deixo aqui a nossa gratidão ao ministro Francisco Teixeira, pela paciência e sensibilidade com que acolheu aos nossos pleitos – só eu, tratava com ele desse assunto, no mínimo, duas vezes por mês – e também à presidenta Dilma, por sua permanente disposição de atender ao Rio Grande do Norte.
Foto: Demis Roussos

Foto: Marcius Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.