terça-feira, 12 de agosto de 2014

Livro sobre trabalho de padre potiguar com a juventude brasileira será lançado em Natal

“Quando muitos formam um”. Este é o título do livro, escrito por várias pessoas, especialmente jovens, de todo o Brasil, enfatizando o trabalho do Padre Carlos Sávio Ribeiro, na ação pastoral junto à juventude. O lançamento do livro acontecerá no próximo dia 15, sexta-feira, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal, no encerramento da missa em ação de graças pelos dez anos de sacerdócio do Padre. A celebração terá início às 19h30.
Padre Sávio é do clero da Arquidiocese de Natal e há cinco anos reside em Brasília, onde assume a função de assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante estes anos, ele foi à maioria das Dioceses do Brasil, para assessorar momentos de formação e acompanhar o trabalho realizado com a juventude.

O livro

            A apresentação do livro é o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. “Depois de uma longa caminhada sacerdotal, tendo colhido inúmeros frutos, sobretudo na preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como o Bote Fé e o grupo Jovens Conectados, não podemos deixar de louvar e agradecer a Deus pelo ‘sim’ do Padre Sávio”, diz um trecho da apresentação.
            O livro, com quase cem páginas, consta de textos, escritos a várias mãos, que vão desde a história de vida do aniversariante; o início do engajamento na Igreja, mais precisamente na Paróquia de Cristo Rei, no bairro de Pirangi, Natal; o tempo como seminarista, no Seminário de São Pedro, e o despertar para trabalhar com a juventude; o ministério sacerdotal desenvolvido na Arquidiocese de Natal, na Paróquia de São José, em Angicos, o acompanhamento junto às Equipes de Nossa Senhora, na capelania do Colégio Marista, e o trabalho na coordenação arquidiocesanana da juventude, além da assistência espiritual ao grupo Caravana Natal Feliz, da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol.
            O capítulo 7, do livro, é escrito por Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. No texto, o bispo destaca o trabalho do Padre Sávio, em todo o Brasil, na preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Nesse processo de preparação para a JMJ, Dom Eduardo lembra o surgimento dos Jovens Conectados. “Rapidamente entendeu a necessidade de criar uma equipe jovem de comunicação, com a presença da maior quantidade possível de jovens provenientes de diversas partes do país e de várias expressões juvenis. Ao se sentirem valorizados em sua capacidade profissional, muitos jovens responderam prontamente ao convite para, voluntariamente, prestar mais este serviço à Igreja do Brasil. Um ano depois, surgiu, o então site www.jovensconectados.org.br que, a serviço da CNBB e da juventude, se propôs a contribuir com o intercâmbio, a formação e a unidade dos jovens...”, escreve o bispo.
            As demais páginas do livro constam de testemunhos de jovens engajados na ação pastoral da Igreja Católica, em diversas partes do Brasil, e que acompanham e colaboram com o trabalho desenvolvido pelo Padre Sávio, em prol da juventude.

A missa

A celebração, no próximo dia 15, contará com a participação do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; dos arcebispos eméritos, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo; do bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano; de Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), e de Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE). Estes dois últimos integram a Comissão para a Juventude, da CNBB. Também está confirmada a vinda de lideranças jovens de vários estados do Brasil, inclusive os autores do livro “Quando muitos formam um”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.