terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Para Henrique, o RN espera maturidade de sua classe política

O deputado Henrique Eduardo Alves reafirmou, nesta segunda-feira, 20, em Mossoró, o entendimento de que o Rio Grande do Norte conta com a responsabilidade e a maturidade de sua classe política para superar as dificuldades administrativas do momento. Daí – explicou – o trabalho que o PMDB vem tendo no sentido de procurar estabelecer, com os demais partidos, um diálogo com vistas à definição de um programa “exequível” que leve à recuperação do Estado.
- O diálogo está aberto para todos. Sem vetos e sem radicalismo.
Numa conversa que manteve com lideranças políticas do município e da região Oeste, na residência de praia do casal ex-prefeita Fafá Rosado/deputado Leonardo Nogueira, Henrique explicou que, hoje, o Estado precisa se apresentar politicamente forte, em Brasília, para poder conseguir parcerias que o ajudem a superar suas dificuldades.
- Nos últimos três governos, um estado nordestino conseguiu aproveitar oportunidades pelas parcerias que conseguiu estabelecer a nível federal – disse ele.
E acrescentou: No governo Sarney, foi a Bahia, sob a liderança do falecido ex-governador e senador Antônio Carlos Magalhães; no governo FHC, o Ceará, unido em torno do também ex-governador e senador Tasso Jereissati; no governo Lula, Pernambuco, que recebeu uma injeção de recebeu uma injeção de recursos da ordem de 60 bilhões de reais.
- Agora – destacou – é a vez do Rio Grande do Norte. Comigo na presidência da Câmara e Garibaldi Filho no ministério, se conseguirmos estabelecer uma sólida aliança política, reunindo, pelo menos, 70% da nossa força política, o Estado vai deslanchar.
Vários passos já foram dados nesse sentido e Henrique faz questão de agradecer o respaldo que o Estado tem recebido tanto do ex-presidente Lula quanto da presidenta Dilma.
Segundo explicou, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, o primeiro resultante de uma PPP, está em fase de conclusão graças ao presidente Lula e à presidenta Dilma.
- Foi o presidente Lula que o definiu como o primeiro do Brasil construído e a ser administrado pela iniciativa privada. Antes, haveria um leilão incluindo um pacote de aeroportos – um no Rio, outro em SP e outro em Belo Horizonte, além do de São Gonçalo. Mas, o presidente foi sensível ao argumento de que, mantida essa programação, o RN seria prejudicado, pois o seu aeroporto ficaria em último lugar na preferência dos investidores. Não me canso de agradecer ao ex-presidente Lula, como também à presidenta Dilma, que sustentou tal decisão, não obstante a oposição que enfrentou de parte da tecnoburocracia.
Para Henrique, esse aeroporto, que será a porta de entrada e de saída do Brasil para os principais mercados do mundo, haverá de mudar a realidade econômica do RN.
- Então, numa hora promissora como esta, o Rio Grande do Norte não pode abrir mão de sua classe política, conclamando-a a posições de maturidade e de responsabilidade, relegando a um plano insignificante eventuais rivalidades de conotação partidária e/ou ideológica.

Ele espera que, em abril, o PMDB-RN já estará em condições de apresentar o resultado de suas gestões no âmbito interno e junto às demais agremiações para definição do rumo eleitoral que será levado ao veredicto da população no pleito de outubro.
FOTOS: Cláudio Roberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.