segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Samu 192-RN promete reforço de estrutura durante o verão na Grande Natal

Durante o verão e o carnaval os freqüentadores das praias do litoral norte e sul do Estado contarão com uma proteção extra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 RN). A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou, no último sábado (21), a Operação de Verão 2013/2014 que se estenderá até o dia 06 de março, quinta-feira após o carnaval.
Segundo a coordenadora do Samu 192 RN, Cecília Picinin, o atendimento intensificado na rota do litoral está relacionado ao número de acidentes nesse período do ano. ‘‘Durante o verão aumenta a população flutuante e há uma elevação nos casos de emergência. Em virtude dessa demanda, o Samu 192/RN dará essa assistência diferenciada à Região Metropolitana’’, declarou. 
Para diminuir o tempo resposta e atender melhor a população neste período, o Samu 192/RN acrescentou mais duas viaturas de suporte básico à sua frota, sendo uma para atuar na Praia de Búzios, litoral sul, e outra para a Praia de São Miguel do Gostoso, no litoral norte. “Os veículos extras possuem tração 4x4 e podem atender a ocorrências em dunas, beira mar e em outros lugares de difícil acesso. Somente para a operação verão estaremos reforçando o nosso efetivo com mais 15 condutores de veículos de urgência e 15 técnicos de enfermagem”, disse Cecília Picinin.  
Cecília Picinin destaca ainda que além deste reforço de veículos e efetivo, toda a frota que habitualmente presta assistência a população para os atendimentos de urgência e emergência será mantida, com exceção da Unidade de Suporte Básico (USB), que normalmente fica no Posto de Atendimento da Avenida Maria Lacerda, será remanejada para a Praia de Pium, onde o fluxo de veículos aumenta.
Ao todo, a Região Metropolitana contará com 19 ambulâncias (sendo 15 de suporte básico e 04 de suporte avançando, incluíndo uma para atendimento neonatal e pediátrico) e 02 motolâncias.
As ambulâncias de suporte básico contam com um condutor e um técnico de enfermagem, para atender casos clínicos e de trauma de menor complexidade. As ambulâncias de suporte avançado possuem médico, enfermeiro e contam com equipamentos como um cardioversor, bomba de infusão, respirador mecânico, e outros aparelhos de reanimação e trauma. 
Texto e foto (de Demis Roussos) encaminhadoa pela Assessoria de Comunicação - ASCOM da Secretaria estadual de Saúde.

Leia também aqui no blog:
Diminua suas compras de Natal e dê uma ajuda a Pepe dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.