domingo, 15 de dezembro de 2013

Artigo de Cid Montenegro

ROBERTO DINAMITE, DEPOIMENTO

CID MONTENEGRO
Empresário e desportista
 
Um fanático rubro negro como eu falar sobre o Vasco é como um judeu ortodoxo falar sobre o mundo árabe. Todo flamenguista é anti Vasco e vice versa , mas isso dentro do campo. Se jogar Vasco e Adolf Hiltler eu torço pelo "Fuhrer"(rs). As gozações no futebol são o espírito, a alegria irreverente e necessárias, violencia jamais.
Entretanto recordo que em 1996 fui com o mestre Armando Nogueira a um lançamento de um livro sobre a biografia do meu querido amigo Jairzinho Furacão, lá conheci Carlos Roberto de Oliveira. Depois fomos jantar e doravante através de amigos em comum fiz uma bela amizade com Liliane sua esposa, Tatiana, Alexandre, Rodrigo e Roberta seus filhos além de demais familiares. Ele me recebe muito bem em sua casa no Condominio Santa Marina na Barra onde também moram os craques Júnior e Bebeto. Até levei lá o amigo natalense Marcantoni Gadelha e seu filho Pedrinho (8 anos na ocasião) fizemos uma surpresa, ele não sabia de nada e foi um encontro emocionante. Faço esse artigo para um  homem de bem, um homem do lar que ama loucamente sua família e o Vasco da Gama. Estou falando de Roberto Dinamite, o centro avante mais completo que vi jogar. Batia falta, cabeceava, batia escanteio, chutava com as duas pernas de dentro e de fora da área, servia, protegia para quem vinha de traz. Nunca cobrou comissão dos laboratórios de tranquilizantes que tiveram enormes lucros proporcionado pela Nação Rubro Negra em decorrencia do seus gols. (rs).
(Na minha opinião o centro avante mais genial que vi foi Reinaldo do Atlético Mineiro. Imitando Tulio Lemos digo que o melhor de todos foi o filho de D. Lita e seu Edvair com quem tomei muito chope. Romário simplesmente resolvia, chamava o jogo para si e não fugia de nada e de sobra exclamava: Eu sou o Cara e foi um predestinado).
Carlinhos (como era chamado na sua infancia em Caxias) está passando por um dos piores momentos da sua vida. Na entrevista domingo a noite ele estava pálido, semblante de choro. Ele sofre como ídolo maior de todos os tempos, como presidente e como torcedor. A torcida tem toda razão, futebol é resultado e é incomcebível um time da grandeza e da história que tem no futebol mundial como o time da Colina ser rebaixado duas vezes em menos de cinco anos. Os erros muitos deles da diretoria foram banais, primários, artesanais. Mas ele mais do que ninguém quis acertar. Ele guarda e protege  o dinheiro do Clube como se fosse dele, o zelo que tem por São Januário é o igual ao que tem pela sua casa. Ontem foi aniversário do cruzmaltino Dr. Olavo Monteiro de Carvalho, liguei para ele que falou da crise e disse que está dando todo apoio para o presidente que merece sim. Essa é a hora de mostrar a paixão, de criticar mas não de crucificar. Ele foi ao Shoping Rio Design e foi agredido verbalmente por cerca de 30 pessoas que o minimo gritavam em coro era "Fora Roberto". falavam fora de campo voce só faz gol contra, cai fora, me disse Leleco Barbosa filho do saudoso Chacrinha.
Eu como abecedista sei bem demais o que é um rebaixamento, anos de sofrimento. Fiquei solidário e todos da diretoria que amam o ABC até hoje  mereciam a solidariedade. O Mais Querido deu a volta por cima e a Frasqueira cresceu mesmo  na adversidade. O amor supera tudo. Em jogo ao lado do amigo abecedista Garibaldi Filho eu cheguei a dizer na rádio Cabugi entrevistado por Ricardo Silva: "Temo que o ABC se tranforme na família Kennedy, que é a mais querida, a mais famosa, porém marcada por grandes tragédias".
Como Urubu estou feliz, (risos), como desportista digo que o Vasco é muito maior que qualquer divisão. Como amigo de Roberto digo que: "Amigo, siga em frente, de cabeça erguida, grandes líderes estadistas já perderam grandes guerras e nem deixaram de ser grandes líderes nem estadistas".
Termino com a assertiva de que: Daqui a duzentos anos o mundo do cinema estará celebrando Charlie Chapin. O mundo do futebol estará celebrando sua majestade o rei Pelé. O mundo das revistas em quadrinhos estará celebrando Walt Disney. O mundo da política norte americana celebrando John Fitzgerald Kennedy. E daqui a duzentos anos toda imensa torcida norte sul desse país (como registra o hino oficial) que formam o mundo do Vasco estarão celebrando Roberto Dinamite. Anotem isso: "Os ídolos nunca morrem, eles apenas envelhecem."
Ps. Caminhando as 5 da manhã na Afonso Pena ouço do médico Jair Navaro elogios ao que escrevo, agradeço ao senhor e digo que trata se do potiguar mais em forma que existe, (rs) .  Agradeço as palavras e leitura também ao primo ex-deputado Paulo Montenegro, a seu Erinaldo de Bom Pastor e do sempre simpático Paulo de Paula.
Assim como ao também escritor de artigos desse JH, amigo general José Carlos Leite que honrou o nosso exército e ao  o engenheiro Augusto Leal digo que atendo seu pedido que um dia eu escrevesse sobre o Vasco.
Ps II : Sugestões para presentes de Natal para amigo(a)s de  todas as idades, sexos e posições sociais/economicas. Camisas oficiais e produtos licenciados do C R Flamengo e do ABC F C.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.