sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Padre Reginaldo Manzotti apresenta-se na Festa dos Mártires

O município de São Gonçalo do Amarante/RN vai receber no próximo dia 3 de outubro, feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiros do Rio Grande do Norte, uma multidão de romeiros e fiéis que vão participar das festividades religiosas. Como acontece todos os anos, a partir das primeiras horas da manhã, o Monumento dos Mártires, localizado na comunidade de Uruaçu, recebe os devotos para um dia de adoração e orações. Esse ano o evento tem uma expectativa maior em função do show de evangelização do Padre Reginaldo Manzotti.
O padre cantor já confirmou presença na Festa dos Mártires e mandou um recado especial para os seus seguidores: 
- Olá filhos e filhas potiguares do meu querido Rio Grande do Norte. Vamos juntos no feriado do dia 3 de outubro, em um grande momento de fé e oração, celebrar a memória dos Mártires de Uruaçu. Às quatro horas da tarde faremos um momento especial “Faça-me Crer”, de evangelização pela música. Organize caravanas! Eu espero por vocês, por que evangelizar é preciso.
A Festa dos Mártires de Uruaçu teve início no último dia 22 de setembro, com a realização da Motoromaria, e faz parte do calendário de eventos do Estado, contando com a realização da Arquidiocese de Natal e apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. A expectativa dos organizadores é que esse ano o público seja superior a 100 mil pessoas no monumento erguido aos “Bem-Aventurados”.

Programação

De 22.09.2013 a 02.10.2013
(Horário para todos os dias no monumento em Uruaçu)
19h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30min: Missa

Dia 28.10.2013
17h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h: Caminhada do Terço Luminoso da Comunidade de Uruaçu para o Monumento dos Mártires

Dia 03.10.2013 – Feriado Estadual dos Mártires
07h: Missa no Monumento
09h: Missa Vale de Uruaçu
10h: Missa no Monumento
12h: Missa no Monumento
13h: Peregrinação da Pastoral da Sobriedade da Vila de Uruaçu
Das 10h às 14h: Confissões, Terços e Adoração ao Santíssimo Sacramento
16h: Show com o Padre Reginaldo Manzotti
18h: Concelebração Presidida por Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo de Natal

Serviço: A cultura religiosa de São Gonçalo do Amarante está ligada a figura dos Mártires de Uruaçu que foram dizimados por resistirem às investidas dos holandeses no município. Tudo começou quando os holandeses, também conhecidos como flamengos, tomaram a iniciativa de invadir o nordeste brasileiro para cobrar as dívidas dos portugueses que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda. No município de São Gonçalo do Amarante os holandeses encontram a resistência dos moradores dos engenhos e por isso protagonizaram um morticínio com cenas aterrorizantes.
As vítimas do massacre de Uruaçu foram levadas de sítios e engenhos adjacentes (Utinga, Potengi e Ferreiro Torto) para o Castelo de Keulen (atual Forte dos Reis Magos). Na manhã do dia 3 de outubro de 1645 foram todos levados em uma jangada pelo estuário do rio Potengi para o local destinado ao sacrifício, onde todos foram condenados pelo crime de amor à Pátria. Poucos sobreviveram à chacina, mas os 80 mortos passaram a ser chamados de Bem-Aventurados Mártires de Uruaçu. Entre os fatos mais cruéis desse acontecimento histórico está a morte do camponês Mateus Moreira que teve o coração arrancado pelas costas.
Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos. A celebração de Beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000. A cerimônia religiosa foi presidida pelo papa João Paulo II.
No Local do Massacre foi erguido o Monumento dos Mártires em memória dos Bem-Aventurados. O espaço é aberto aos turistas e religiosos, e a cada mês de outubro recebe centenas de fiéis de todas as partes do Rio Grande do Norte que acompanham as celebrações e festividades em homenagem aos mortos.
Texto encaminhado pela Secretaria de Comunicação de São Gonçalo do Amarante-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.