quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sandra Rosado cobra mais vagas nos cursos de Medicina

Em contato com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Congresso Nacional, a deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN) falou da necessidade de se investir no Programa Nacional Mais Médico a partir da ampliação do número de vagas a ser ofertado pelas universidades. “Teremos mais médicos quando o Brasil começar a formar mais médicos. Para isso precisamos incentivar a abertura de novas vagas nas universidades”, disse Sandra Rosado.
A parlamentar falou da necessidade do Governo Federal agilizar os pedidos das universidades para criação de cursos de Medicina ou ampliação do número de vagas. “E o mais importante é conseguirmos formar médicos no interior. Estudantes que não têm condições financeiras de ir estudar em uma capital podem estudar medicina em sua própria região. Isso é progresso. Isso é mais médico para o nosso Brasil”, enfatiza.
Sandra Rosado citou o Requerimento de Indicação 3370/2012, de sua autoria, que cria vagas para o curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e que no último mês de julho já recebeu parecer favorável do Ministério da Educação (MEC)que autorizou a criação de 60 novas vagas. “Agora precisamos dar agilidade e tentar estender o número de vagas em outros cursos já criados”, disse.
A deputada Sandra Rosado é autora do projeto de lei que instituiu a Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), ainda na condição de deputada estadual. Em março de 2003, já como deputada federal, encaminhou Requerimento ao então Ministro da Educação, Cristovam Buarque, sugerindo a transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em Universidade. 
De acordo com a parlamentar, o curso de Medicina da UFERSA, que já está institucionalmente criado, vai servir como pontapé para a instalação da unidade acadêmica de Ciência da Saúde, o que é fundamental para a consolidação da UFERSA como universidade ampla do Semi-Árido.
“Com o curso de Medicina da UERN e o curso da UFERSA, o próximo passo será credenciar Mossoró para ganhar o segundo Hospital Regional e assim ampliar o mercado de trabalho para os médicos formados já na própria cidade”, ressalta Sandra Rosado.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da deputada Sandra Rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.