domingo, 23 de junho de 2013

Artigo de Paulo Afonso Linhares

OS RISCOS DA INTOLERÂNCIA  II

Paulo Afonso Linhares

A voz das ruas  nem sempre é inteligível, porquanto nada mais ela é que uma confusão de muitas vozes. Entretanto, temos que ouvir todas elas com cuidado para saber separar o que é trigo do indesejável joio. Depois do susto, governos estaduais e prefeituras municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro resolveram recuar e revogaram os aumentos das tarifas de transportes urbanos. Meno male, todavia, isto não garante o fim das manifestações, sobretudo, das extrapolações de violência, dos atos de banditismo praticados por marginais e vagabundos infiltrados nos movimentos, cuja motivação essencial é promover depredações e saques; nas ondas das manifestações muita baderna também ocorre. Por isto é que, posto que inevitáveis, essas distorções igualmente não podem ser relevadas. Claro, a evidente legitimidade dos protestos não pode absolver a baderna, os saques e as violações patrimoniais públicas e privadas, em face das quais é imprescindível e legítima uma ação vigorosa do Estado para coibi-las, em prol das comunidades de cidadãos.

Com efeito, tanto é impossível deter as ações de vândalos e malfeitores infiltrados nas manifestações legítimas, quanto daqueles que, imbuídos de bons propósitos se utilizam das manifestações de protesto que invadem as ruas das grandes cidades. Lastimavelmente, o joio e o trigo restam indissociáveis nesses contextos. Aliás, caracterizadas por sua inorganicidade, os movimentos de massas fogem facilmente do controle de suas lideranças, quando estas porventura existam. Ressalte-se, todavia, o elemento bem novo: o papel importante que as redes sociais têm desempenhado na organização desses movimentos.

Outro aspecto relevante é a volatilidade dos leitmotifs, isto é, as razões que determinariam os protestos de rua: quando se alastram por praças e ruas, o que menos importam são as motivações declaradas pelos manifestantes, que mudam ao sabor dos acontecimentos e sempre na tentativa de prolongar os movimentos. Dai que a revogação dos aumentos de tarifas não vai impedir a continuidade dos protestos que logo terão como leitmotiv algo que não terá solução fácil ou possível, como são os temas da corrupção, dos desarranjos das políticas públicas diversas ou mesmo, se quisermos ficar na questão menor das tarifas de transportes públicos, basta levantar a bandeira da tarifa zero, ou seja, da completa gratuidade desse serviço essencial que, em grande medida, é prestado pela iniciativa privada mediante concessões ou permissões do Poder Público. Como imaginar que um serviço cuja prestação  implica pesados custos operacionais e de investimentos, ademais de exigir uma complexa logística, como é o dos transportes públicos?

Sobre os atuais protestos que se espalham por todas as regiões do Brasil, não é exagero afirmar que constituem maciçamente manifestações de vários segmentos da classe média. Ora, nos últimos dez anos de governos petistas, foram direcionadas políticas públicas assistencialistas e de redistribuição de renda que resgatou da miséria absoluta milhões de famílias. Doutra parte, o sucesso da política econômica, nesse mesmo período, trouxe muitos ganhos para os setores mais dinâmicos da economia, como são os casos dos bancos e da indústria automobilística, esta beneficiada desnecessariamente com generosa política de incentivos fiscais (a alíquota zero do IPI).

Em suma, por razões diversas, os muito pobres que são tantos e os muito ricos que são poucos, nada têm a reclamar dos governos Lula e Dilma. E a classe média? Esta tem sido muito sacrificada, à exceção dos segmentos ligados às  forças armadas, ao Fisco, às universidades e às carreiras jurídicas da União Federal. A classe média sofre com o desemprego crescente, com a perda do poder de compra dos salários ou com o "confisco" salarial feito através da rigorosa taxação do Imposto de Renda da Pessoa Física. Quem "carrega o piano" no Brasil, atualmente, é a classe média. E paga todas as contas. A presidente Dilma e outras lideranças políticas devem refletir sobre este novo cenário. A classe média cisma e ganha as ruas. E o Brasil pega fogo, com manifestações  gigantes em todas as capitais, inclusive Brasília (50 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios), em 20 de junho último. O represamento de todas essas frustrações começa a transbordar nas ruas do Brasil, com consequência que são difíceis de qualquer previsibilidade. Afinal, protestos assim sabem-se apenas como começam, jamais como terminam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.