quinta-feira, 23 de maio de 2013

Projeto de combate às drogas é aprovado com emenda de Fábio


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei número 7663/2010, que aprimora o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad). No texto aprovado, foi incluída uma emenda proposta pelo Segundo Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), que determina ao poder público criar mecanismos que viabilizem a ampliação do número de vagas destinadas ao acolhimento do usuário.
“A atenção ao usuário que busca a recuperação configura um dos principais eixos de toda e qualquer política pública de combate às drogas. E o Brasil tem uma grande carência na infraestrutura da rede de assistência, tanto física quanto profissional. Nossa proposta é que sejam instituídas parcerias público-privadas e concedidos incentivos fiscais para viabilizarmos a construção e melhoramento das instituições”, explica Fábio Faria.
Como presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, Faria lembra que foram realizados seminários em diversos estados brasileiros, juntamente com a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, à qual ele integrou. Os deputados puderam fazer um diagnóstico da infraestrutura e ações desenvolvidas pelos governos e instituições não governamentais.
“No Rio Grande do Norte, identificamos uma grande carência de equipamentos, profissionais, mas especialmente ausência de uma política efetiva de combate ao avanço do uso de drogas na comunidade potiguar. Em todas as esferas do poder público, há deficiência desde as ações educativas até a repressão ao tráfico de drogas”, acrescenta.
PROJETO - O PL 7663/10, do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), define condições de atendimento aos usuários, diretrizes e formas de financiamento das ações. O relator Givaldo Carimbão (PSB-AL) apresentou um novo parecer no Plenário, onde construiu vários consensos, e admitiu emendas propostas por parlamentares, incluindo uma de autoria de Fábio Faria.
O ponto mais polêmico, que não conseguiu consenso, é a que permite a reinserção social aos usuários que passarem por tratamento, através da abertura de vagas de trabalho específicas para este público. O deputado Fábio Faria concorda com o relator e afirma: “precisamos oferecer oportunidade de emprego para estas pessoas, porque muitas delas voltam a usar drogas pelo ócio, porque permanecem à margem da sociedade”.
Texto encaminhado pela assessoria do deputado Fábio Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.