terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Agentes penitenciários contestam versão oficial sobre fuga de Alcaçuz

O Sindicato dos Agentes Penitenciários divulgou hoje a seguinte nota:
” O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte convoca a imprensa para uma entrevista coletiva que será realizada na manhã desta quarta-feira (1/2), às 9h30.
Durante a coletiva, a presidente do SINDASP/RN, Vilma Batista, vai divulgar um vídeo sobre a maior fuga da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
As imagens, produzidas por agentes penitenciários, mostram que ao contrário do que foi dito pelo engenheiro que construiu o Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, os presos tiveram sim condições de abrir as grades por dentro das celas.
A entrevista coletiva será realizada na sede do Sindasp/RN, no edifício Zona Sul (vizinho ao Banco Itaú), na rua João Pessoa, sala 901”.

Presidente do TRE pede à governadora a restauração das Centrais do Cidadão

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu, hoje, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Saraiva Sobrinho. O desembargador estava acompanhado de assessores e, do lado da governadora, também participaram da audiência o Secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Holanda; e o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho. Entre os assuntos em pauta, o presidente do TRE pediu o empenho da governadora na restauração das Centrais do Cidadão; a criação de uma guarda patrimonial para garantir a segurança dos cartórios eleitorais; bem como o apoio do governo do Estado para o encontro de presidentes dos TREs do Brasil, a ser realizado em março aqui em Natal. Saraiva Sobrinho também convidou a governadora Rosalba Ciarlini para o lançamento da "Carta de Serviço da Justiça Eleitoral", depois de amanhã, dia 2, às 15h30, na sede do TRE.
Com informações e foto da Assessoria de Comunicação do Governo do RN.

Agnelo afirma que apoiará a reeleição de Maurício

O deputado Agnelo Alves (PDT) me disse que vai participar - 24 horas por dia - da campanha de reeleição do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques.
Agnelo refuta colocações de adversários de que teria sido traído por Maurício, assinalando que o seu antigo vice-prefeito e atual sucessor vem realizando uma administração de continuidade, dando sequência a todos os projetos que iniciou em benefício de Parnamirim.
- Esse trabalho terá que continuar - enfatizou.

O país que Chico Anysio desenhou nos seus sonhos

Recolho do Facebook, página de Marisa de Rezende Borges, o seguinte texto de Chico Anysio, pra mim, o maior nome da TV brasileira na minha geração:
"Andando há mais de 40 anos por este país, catando dinheiro para levar pra casa, eu aprendi a acreditar. Acreditar na terra, no homem, na chuva, na benção, na semente, no fruto, no coração, na mente… na inteligência. Aprendi com o meu povo que quando uma coisa está muito séria, o melhor que se faz é brincar com ela.
E naquelas tardes terríveis, sozinho num quarto de hotel esperando a hora do show, eu comecei a desenhar o país dos meus sonhos. Um país onde cada lavrador tenha um par de bois para puxar seu arado e que de tarde, ao voltar para casa, encontre um par de filhos o esperando e à noite, quando for dormir, tenha um par de pernas para amar. No país dos meus sonhos, todo pobre vai comer, todo hospital terá remédios, todo aluno terá colégio, todo professor ganhará um salário decente e todo policial apenas prenderá os bandidos, em vez de os ajudar a matar e a roubar. No país dos meus sonhos todo cego vai ver, todo surdo vai ouvir e todo mudo vai ver e ouvir coisas tão lindas que nem será preciso dizer nada. No país dos meus sonhos a integração do homem com a natureza será tanta que eu chego a imaginar uma árvore dizendo a um homem: “Você me tratou tão bem, foi tão legal comigo, que eu gostaria de me transformar na mesa da sua casa, nas cadeiras onde sua família sentará, no berço do seu filho”.
No país dos meus sonhos o homem branco, afinal, vai descobrir que o coração do negro é do tamanho do seu e o sangue da mesma cor. O país dos meus sonhos um dia será verdade. E ele será tão feliz que nem vai precisar de mim para fazer rir um pouco. Não faz mal. Eu perco o emprego, mas não perco o sonho."


Chico Anysio
Texto publicado no Mural do seu filho Bruno Mazzeo

Claro recebe condenação por desrespeito ao consumidor no RN

A operadora de telefonia celular Claro foi condenada a pagar indenização de 5 mil reais a um cliente a quem fez cobrança indevida e fichou no Serasa.
A decisão do juízo da Primeira Vara Cível de Caicó foi confirmada pela Terceira Câmara Cível do TJ RN, que indeferiu recurso formulado pela operadora.
A Claro alegou que, tanto a cobrança quanto o registro do cliente no cadastro do Serasa, decorreram de débito em aberto; mas, a pessoa acusada comprovou, conforme documentos anexados ao processo, que o débito de 31 reais e 49 centavos, com vencimento em 5 de julho de 2010, estava pago desde 30 de junho.
Ao confirmar a sentença, seguindo o voto da relatora Welma Maria Ferreira de Menezes, a Terceira Câmara estabeleceu que a indenização de 5 mil reais deve ter correção a partir da data de notificação da operadora.

CLIQUE AQUI para ler reportagem no portal do TJRN.

Atriz faz revelações bombásticas sobre sua vida íntima

O portal de O DIA publica resumo da entrevista que a atriz Juliana Paes, da Globo, faz revelações bombásticas sobre a sua vida íntima.
Entre outras revelações, ela contou:
- Acho a nudez bonita, principalmente a feminina. Gosto de ver mulher pelada.
Sobre o que o marido Carlos Eduardo Baptista acha do seu trabalho:
- Só não gosta de me ver beijando na boca.
Sobre traição:
- Traí porque estava infeliz e aquilo foi uma válvula.
A atriz declarou-se contrária à construção da Usina de Belo Monte e afirmou ter nojo da corrupção.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem em O DIA.

FB e Claudinho CL esperados hoje em Mossoró

São esperados nesta terça-feira no Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró dois dos mais famosos acusados do país - Fabiano Atanásio, o FB, e Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL.
Os dois ocupam posição de destaque no mundo do crime e da violência, especialmente no Rio de Janeiro - informa o portal do JORNAL DE FATO.
Para acessar a reportagem, assinada por Andrey Ricardo, CLIQUE AQUI.

Irmã de Wando diz que prefere morrer no lugar dele

Maria das Graças Reis, irmã do cantor Wando, que está internado com problemas cardíacos num Hospital de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, afirmou que é grande a esperança de toda família na sua recuperação.
Numa demonstração do quanto Wando é importante para ela, assinalou:
- Prefiro que eu morra no lugar do meu irmão.
Acrescentou que Wando, de 66 anos, não fuma, se cuida e tem boa alimentação.
De acordo com reportagem de o GLOBO, nas últimas horas várias celebridades postaram mensagens no twitter torcendo pela recuperação do cantor, entre elas a atriz Fernandes Paes Leme e o cantor Falcão.
CLIQUE AQUI para ler reportagem de O GLOBO.

Veja a capa do NOVO JORNAL nesta terça-feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Charge de Rômulo Estânrley

Sepultado em Emaús um dos donos do grupo Guararapes/Riachuelo

O sepultamento do empresário Nelson Rocha, de 85 anos, ocorreu na tarde de ontem no Cemitério Morada da Paz, em Emaús (Parnamirim).
Um dos sócio-fundadores do Grupo empresarial Guararapes/Riachuelo, Nelson estava internado há uma semana no Natal Hospital Center em decorrência de uma efisema pulmonar e morreu aos 20 minutos de ontem (domingo).
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no no portal da TRIBUNA DO NORTE.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Como se preparar para os concursos da PF e da PRF

Publicidade
Especialistas citados em reportagem disponibilizada no portal de O GLOBO afirmam que as disciplinas direito penal e direito processual penal merecem bastante cuidado nos próximos concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo a reportagem, na PF, serão dois concursos: Um para agente (500 vagas) e papiloscopista (100 vagas). O outro, para delegado (150 vagas), perito (100 vagas) e escrivão (350 vagas).
CLIQUE AQUI para ler a reportagem em O GLOBO.

Artigo de Paulo Afonso Linhares

DILMA E O 
PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO

PAULO AFONSO LINHARES

            O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi obrigado a responder muitas vezes porque tivera, nos seus dois períodos presidenciais, aliados extremamente incômodos, sobretudo, pelas abissais diferenças político-ideológicas entre os tucanos (que reivindicavam a sofisticada herança social-democrata à moda europeia) e as viúvas da ditadura, encarapitadas no PFL (hoje DEM), PP, PTB etc. O seu raciocínio bem formado de sociólogo fê-lo defender com desenvoltura a tese de que nenhum partido, nem mesmo o seu PSDB, poderia governar sozinho; para garantir a governabilidade eram imprescindíveis as alianças com outras forças políticas a permitir a participação nos cargos do governo, sem caráter programático, constituiria uma qualidade do presidencialismo brasileiro.
Aliás, na esteira desse pensar, a expressão "presidencialismo de coalizão" foi cunhada pelo cientista político Sérgio Henrique Abranches [cfr. "O presidencialismo de coalizão: o dilema institucional brasileiro". In: Dados 31(1), 1988, p. 5-33], como caracterizadora do padrão de governança brasileiro cuja expressão abrange desde o relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo até as alianças partidárias para sustentação do governo. A noção sugere a união de dois elementos - sistema político presidencialista mais a existência de coalizões partidárias. Ainda, segundo afirmação de Abranches: “Por ser presidencialismo, esse regime de governança reserva à presidência um papel crítico e central, no equilíbrio, gestão e estabilização da coalizão” (cfr. "Presidencialismo de Coalizão e Crise de Governança. Conjuntura Política. Belo Horizonte, ABCP. Departamento de Ciência Política. UFMG, n.26, jun. 2001). A categoria forjada por Abranches deu muito “pano para manga” aos tucanos, sobretudo para o presidente-sociólogo FHC, que não sabia como explicar as companhias tão ruins que formavam o condomínio político de seu governo, notadamente os segmentos mais conservadores da política brasileira.
Apeados que foram do poder os tucanos, com a eleição de Lula como sucessor de FHC, eis que volta à tona a ideia de “presidencialismo de coalizão”. Claro, nos primórdios da Era Lula havia uma profunda desconfiança dos segmentos empresariais e mesmo de ponderável parcela das camadas médias da sociedade brasileira quanto ao sucesso do novo governo. Por isso foi que Lula teve que fazer algumas alianças com forças completamente opostas política e ideologicamente ao seu partido. A colocação do empresário José de Alencar da Silva como vice-presidente foi igualmente garantidora da enorme estabilidade política e econômica experimentada nos primeiros tempos do governo Lula, em especial em face de outras nações e dos investidores estrangeiros que, contrariado premonição do então presidente da FIESP, Mário Amato, não somente permaneceram no Brasil como ocorreu enorme incrementação dos investimentos estrangeiros nesse mesmo período.
O mais grave foi que, mesmo sem necessidade de certas alianças incômodas e contraditórias políticas e ideologicamente com o ideário de seu partido, o PT, o então presidente Lula manteve uma genuína “presidência de coalizão”, abrigando vários grupamentos conservadores e viciados nos velhos métodos corruptos e clientelísticos da política brasileira, tudo redundando num conjunto de relações políticas promíscuas que, num momento posterior gerou a grave crise do “Mensalão”. A saída mais fácil para o governo Lula foi, last but not least, a exacerbação dos pendores populistas do presidente, para superar a crise causada pela sua versão de "presidencialismo de coalizão".
No entanto, sob Dilma o "presidencialismo de coalizão" perdeu muita força e se torna cada vez menos “visível” nesse governo cuja titular tem atitudes bem diferentes de seus antecessores, quando evidencia a discrição, a elegância e uma enorme capacidade de tomar decisões, inclusive com o afastamento de auxiliares envolvidos em escândalos políticos. Dilma já afastou sete ministros além de vários outros auxiliares de segundo e terceiro escalão; não tem deixado que as “maçãs podres no barril” contaminem e ponha em cheque todo o governo, contrariamente do que fez Lula em seu governo, mesmo que essas atitudes da presidente Dilma possam ter repercussão na governabilidade, principalmente quando afeta a maioria do governo no Congresso Nacional. Dilma não tem feito essas concessões, tanto que, p.ex., quando da defenestração do senador Alfredo Nascimento do Ministério dos Transportes, plantou-se a versão de que isso seria um caos político para o governo Dilma. Ele perdeu o cargo e nada aconteceu; o PR continua na base governista. Enfim, o "presidencialismo de coalizão" parece estar com os dias contados, o que mostra uma importante mudança de postura institucional do Brasil. E Dilma tem tudo a ver.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Bombeiros ainda procuram 5 desaparecidos sob os escombros

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro já resgatou 17 cadáveres sob os escombros dos três prédios que desabaram na noite de quinta-feira, na Av. 13 de Maio, centro da cidade.
Os dois mais recentes foram retirados debaixo dos entulhos na madrugada deste sábado - informa reportagem de O DIA. 
As buscas continuam e devem prosseguir, no mínimo, até amanhã, pois na lista oficial de desaparecidos ainda restam cinco pessoas.
CLIQUE AQUI para acessar a cobertura de O DIA.

Bandido que derrubou helicóptero da Polícia do Rio é preso em SP

FB, o traficante mais procurado do Rio de Janeiro foi preso ontem em campos do Jordão, interior de São Paulo - informa reportagem no portal de O GLOBO.
Entre outras acusações, ele responde pela derrubada de um helicóptero da polícia carioca, em 2009.
A queda foi sobre o Morro dos Macacos e nela morreram dois agentes.
Segundo a Polícia, FB foi um dos que escaparam do cerco policial montado durante a ocupação do Complexo do Alemão em 2010.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem de O GLOBO.

Suspeito de roubo em Nova Cruz é preso em Extremoz

Material apreendido no local
        O feirante Gerônimo Galdino da Silva, 33 anos, foi autuado em flagrante delito nesta sexta-feira à noite, depois de ser preso à tarde, em Extremoz, pela Polícia Militar. “Pindoba”, como também é conhecido, responderá por receptação de uma motocicleta roubada e porque dentro da casa alugada por ele foram encontradas duas espingardas calibre 12, quatro cartuchos para esse tipo de arma, além de oito munições calibre ponto 40, de uso restrito das Forças Armadas e polícias.
         A prisão de Gerônimo Galdino aconteceu após o roubo de gado bovino, na cidade de Nova Cruz, na madrugada da quinta-feira (26).
          Policiais do 8º BPM encontraram, dentro de uma caminhonete abandonada pelos ladrões, uma conta de luz, com o endereço da casa alugada por “Pindoba”.
         O tenente PM Jorgevan, do Batalhão novacruzense, montou uma equipe, foi ao local e encontrou, além das duas espingardas, as munições e a motocicleta Honda125 Fan vermelha, placa NNN-5745/RN, diversos eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
         Sem retirar nada do local, Jorgevan passou a ocorrência para o comandante do Pelotão Destacado de Extremoz, tenente Isaac de Souza Leão.    
         O oficial e alguns subordinados ficaram de campana deste às 15 horas da quinta-feira até as 15 horas do dia seguinte (27), quando chegaram ao imóvel três homens, em um Chevette branco.
         O trio entrou na casa e quando os policiais militares se aproximaram, os suspeitos começaram a atirar, houve reação dos PMs, mas dois conseguiram fugir, possivelmente um deles estando baleado, porque foram encontradas manchas de sangue na residência.
         “Pindoba” foi preso com R$ 910,00 e dois celulares.
         Ele disse aos policiais que havia alugado a casa há cerca de sessenta dias e pagaria R$ 250 mensais, mas ficou sem condições de honrar o compromisso e resolveu sublocar o imóvel para dois homens que teria conhecido na Feira Livre da Cidade da Esperança, identificados por ele como Marcelo e Francisco.
Informações da Assessoria de Comunicação da Sesed.

Marcos Pedroza volta a denunciar agressões ao ambiente em praias urbanas de Natal

Recebi de Marcos Pedroza cópia do apelo que dirigiu ao MPE cobrando providências para coibir conhecidas agressões ao meio ambiente em praias urbanas de Natal.
Passo a transcrever o texto que ele me encaminhou: 
Em Novembro de 2004 fiz uma denuncia ao Ministerio Publico Estadual sobre a poluição fisica, degradação do meio ambiente, poluição sonora, poluição do ar, invasão da area de areia pelos donos de barracas e invasão do passeio publico por ambulantes e donos de carrinhos de alimentos e bebidas na orla maritima nas praias dos Artistas e do Meio.
Anexei a minha denuncia uma CD com dezenas de fotos para facilitar o trabalho do promotor do meio ambiente designado para apurar a denuncia.
Já faz 7 anos que está denuncia foi feita ao Ministerio Publico Estadual para que a lei fosse cumprida e os orgãos responsaveis fossem acionados para tomar providencias e acabar com estes crimes contra a natureza, cidade e cidadãos.
A omissão da  Prefeitura de Natal atraves da SENSURCOVISA, URBANA e SEMURB, da Companhia de Policia Ambiental da Policia Miliatr e do  IDEMA faz com que os problemas se acumulem e se avolumem, a situação que cada dia se torna muito pior.
Há cerca de 15 dias estive na 12a Promotoria de Justiça do promotor Márcio Diogenes para cobrar resultados e vi que foi instaurado o Inquerito Civil 008/2009.
Li e observei em um oficio da SENSUR - Secretaria de Serviço Urbanos que os gestores da Prefeitura de Natal tem total desrespeito ao Ministerio Publico Estadual e aos cidadãos, contribuintes e eleitores, pois o que lá está escrito é uma inverdade.
O caos e descontrole instalado nestas duas praias esta a vistas de toda a cidade, não é um oficio que vai dizer em contrario.
 
Que foi feito nestes 7 anos ? O MPE atraves da 12a Promotoria de Justica enviou varios e varios oficios da SENSUR pedindo informações e providencias e a SENSUR respondeu que tudo esta limpo, lindo e maravilhoso.
NA VERDADE OS PROBLEMAS AUMETARAM E MUITO, ESTÁ AS VISTAS DE QUEM QUISER IR AS PRAIS DOS ARTISTAS E DO MEIO E CONFERIR EM LOCO, O IDEAL É AOS DOMINGOS.   BOM LEVAR UMA CAMERA FOTOGRAFICA 
Pergunto: O que custa ao senhor promotor se dignar a ir fazer uma observação e inspeção pessoal in loco dos problemas existentes, relatados e por me reclamados ?
 
Vejo nos jornais que a promotora Gilka da Mata acompanha, vai aos locais, se reune com os interessados, toma providencias, faz as coisas acontecer, por que não acontece o mesmo na 12a Promotoria de Justica ?
Se existe dezenas de familhas que tiram o seu sustento na venda de produtos no passeio publico e nas barracas ilegalmente instaladas nas areias das praias, eu não discuto, mas como cidadão exijo providencias e o cumprimento das leis país.
É preciso devolver o passeio publico e as areias das praias as familias que tem na orla sua unica area publica de lazer, pois Natal não oferece parques e nem praças, a unica lagoa existente é cercada.
É preciso disciplinar, criar regras, cursos de higiente e manipulação de alimentos, boas maneiras e sobretudo reduzir para 30% o numeros de barraqueiros existes, a natureza não suporta essa agressão, tem locais que a areia já esta marrom de tanta poluição.
 
Por que o Ministerio Publico Estadual agem com tanta presteza e eficiencia quando o assunto são os politicos e empresarios e se esquece (7 anos) de fazer o seu trabalho quando o assunto é a maior area de lazer da população humilde e sofrida da cidade ?
 
Pergunto ainda: É esse lixo, esta caos, essa terra de ninguem e essa poluição generalizada que vmoso mostrar ao mundo na Copa de 2012 ?
 
Diante do exposta acima, solicito providencias para fazer este Inquerito Civil 008/2009 que está na 12a Promotoria de Justiça começar de verdade a dar resultados aos cidadãos e a cidade.
 
Anexo:
Relatorio Fotografico da epoca 16 de Novembro de 2004, hoje está muito pior, uma tristeza, um caos.
Este relatorio será entregue a governadora Rosalba Ciarline pela sua assessora e prima  Sonali Rosado.
Uma copia já foi entregue ao desembagador Claudio Santos em 2011. 
 
Atenciosamente 
Marcos Pedroza

Artigo de Paulo Tarcísio Neto

As diversas formas de medicina – 
a acupuntura

Ao amigo Luiz Gonzaga Cortez,       
                
        Amigo Gonzaga, continuemos com nossa viagem pelas distintas formas de medicina. Hoje vamos nos focar um pouco mais na Acupuntura, reconhecida como uma ciência originária da China e que conta como dizem os econômicos, cerca de 5000 mil anos de tradição. Obviamente, em poucos parágrafos não é possível resumir com grande profundidade tão vasta ciência, mas vamos introduzir um pouco o assunto.
       Compreender a acupuntura é difícil para nossa visão ocidental, extremamente materialista e cartesiana, por ser necessária a consideração de que o homem é formado por algo que está além do corpo físico.
Tanto um mineral quanto um vegetal se caracterizam por apresentarem corpos físicos. No entanto, os vegetais certamente têm algo a mais que os minerais. As filosofias orientais antigas chamavam esse “algo a mais” de corpo energético, ou corpo prânico, ou Qi.
      O ser humano, assim como os minerais e vegetais, tem um corpo físico e um corpo energético; mas, além desses, também apresenta um corpo emocional e um corpo mental.
      Com poucas exceções à regra, as doenças se caracterizam por apresentarem “raízes” nos 4 planos do homem: físico, energético, emocional e mental. Ao passo que a alopatia foca seu tratamento na raiz física da doença, a acupuntura atua num plano mais sutil, no plano energético.
       Mas como, por meio de algumas agulhas, consigo atuar no meu corpo energético? A “energia” que circula em nosso corpo não está distribuída de maneira aleatória, mas de modo ordenado e lógico – baseia-se na ideia do equilíbrio dos opostos, Yin e Yang, sobre o qual se baseia todo o universo segundo os chineses.
       Um desequilíbrio permanente nesse fluxo energético pode ser a causa ou a conseqüência de nossas enfermidades.
      Por exemplo, se tenho uma tendinite, além da inflamação nos tendões – raiz física da doença – há também uma alteração no fluxo da energia do organismo. Se, através da acupuntura, reorganizo o fluxo energético, é grande a probabilidade de reverter a inflamação que há no físico, cessando ou reduzindo consideravelmente os sintomas da doença.
      Essa é uma explicação extremadamente simplificada da fisiologia e patologia das enfermidades sob a ótica da acupuntura e medicina tradicional chinesa, mas é o que cabe num curto texto virtual. É certo que não há nada melhor que um bom acupunturista para, pessoalmente, esclarecer suas dúvidas sobre as doenças e, se seu caso pode ser eficazmente tratado através dessa medicina extremamente barata e de raríssimos efeitos colaterais. Cada caso é um caso, cada paciente é um universo e um médico com uma boa dose de bom senso poderá ser-lhe muito útil.

Paulo Tarcísio Neto
Medicina UFRN

Manobras para queimar aspiração de Henrique não param

Estava na cara que as impiedosas manobras que fizeram rolar a cabeça do ex-diretor geral do DNOCS, Elias Fernandes, não parariam nisso.
Foram, apenas, uma espécie de casca de banana jogada na caminhada do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, visando alcançar, daqui a um ano, a presidência da Câmara.
Henrique caiu direitinho. 
Ou seja: Pisou na casca de banana e se deu mal. 
Menos por não ter conseguido segurar Elias - um técnico competente, dedicado e correto, contra o qual jamais tinha sido levantada qualquer dúvida. 
Mas, por ter se colocado para a midia, como se estivesse em linha de confronto com a própria presidente da República.
Dá para perceber que a demissão de Elias foi, apenas, o primeiro passo exitoso dessa manobra. Mas, os sinais evidentes são de que ela não vai parar.
Resta saber se Henrique vai conseguir se levantar e dar a volta por cima.
No episódio de Elias, o baque foi grande. 
Como caiu na defesa de um amigo, poder-se-ia dizer, parodiando o clássico da canção brasileira - Ali onde ele caiu, qualquer um caia.
A volta por cima, com certeza, não será fácil.
Mas, também, não dá para imaginar Henrique se entregando.

Veja a capa do NOVO JORNAL neste sábado

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Livro de Tarcísio Gurgel será lançado amanhã

Tarcísio Gurgel apresenta o seu livro

“Janela aberta para o mundo”, uma obra bilíngüe - português e inglês -  é o novo título que o médico, turista e escritor Tarcísio Gurgel de Sousa lançará amanhã, sábado, 28, às 17 horas, na Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, em Natal-RN. 
O livro é um rico relato sobre intercâmbio estudantil e os valores sociais e humanos que o autor adquiriu e cultivou durante 45 anos, que é o espaço de tempo decorrido entre os estudos através do American Field Service (1965) e os dias atuais.
Com uma memória privilegiada e um senso de organização raro, o autor resgata momentos, fatos, informações e fotografias, que com o passar do tempo vão se revelando preciosidades, e que vale à pena ler e ver.  
“Janela aberta para o mundo - Open window to the world” teve um lançamento comemorativo em outubro de 2011, em West Chicago, EUA, durante evento que reuniu os participantes da turma de High School 1965/66. 
Tarcísio Gurgel foi o orador da turma e diz que foi um momento emocionante e inesquecível, pois ali reencontrou dezenas de amigos, 45 anos depois. 
E é sobre esse tipo de laços de amizade que o seu livro trata. Tarcísio deseja que sua obra sirva de estímulo aos estudantes que pretendem participar de programas de intercâmbio.
Com informações do amigo Walter Medeiros.

Justiça suspende licitação para ampliar Porto de Natal

O Juiz da 5ª Vara da Justiça Federal em Natal, Vinicius Costa Vidor, suspendeu o processo licitatório de ampliação do Porto de Natal, dotando-o de um Terminal Marítimo de Passageiros.
A decisão acolhe, parcialmente, ação movida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN, que questiona vários itens do edital de licitação, inclusive estabelecendo dois montantes diferentes para o valor da obra.
Informações encaminhadas por Anna Ruth Dantas.

Messi ganha a capa da revista Time

Reprodução de ilustração
do portal EL MUNDO
O atacante Leonel Messi, do Barcelona, estará na capa da próxima edição da revista Time, que sairá com data de 6 fevereiro - informa o portal espanhol do jornal EL MUNDO.
Na reportagem, com chamada de capa intitulada "King Leo", sob a foto do jogador, TIME ressalta o fato do craque não ser "bem-vindo" no seu país, a Argentina.
Messi declara que uma das razões do seu sucesso é o fato de sempre estar focado no que vem e não no passado.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem do EL MUNDO.

E a fraude? Engolimos?

Ai está o título do artigo que escrevi esta semana e está sendo publicado neste sábado no JORNAL METROPOLITANO.
Estou lembrando da fraude nas bombas de gasolina sobre a qual paira um silêncio danado. 
E lembro que, assim como não sabemos se continuamos a ser roubados toda vez que precisamos abastecer um carro, tenho essa mesma sensação quando pago a minha conta de água e luz.
Eu, pelo menos, não tenho a menor idéia de como saber se a conta está certa ou não.
Para ler o artigo completo, CLIQUE AQUI e acesse o portal do Metropolitano.

Resgatado o corpo da nona vítima do desabamento

A Defesa Civil do Rio de Janeiro anunciou ter retirado dos escombros o corpo da nona vítima dos edifícios que ruiram na noite de quinta-feira na Av. 13 de Maio, centro do Rio de Janeiro.
O portal G1 disponibiliza em tempo real a cobertura da operação resgate com reportagens de texto e vídeo.
Para acessar o portal G-1, CLIQUE AQUI.


O GLOBO registra:
O sepultamento da primeira vítima do desabamento - Celso Renato Braga Cabral Filho, de 44 anos - foi marcado por muita emoção.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Já são 6 os corpos retirados dos escombros no Rio

O Corpo de Bombeiros já resgatou seis corpos dos escombros dos três edifícios que desbaram na Av. 13 de Maio, centro do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira.
Segundo reportagem no portal de O GLOBO, as buscas vão prosseguir por mais 48 horas.
CLIQUE AQUI para acompanhar a cobertura.

Grande notícia para amigos e admiradores de Agnelo Alves

Estou lendo aqui no "Jornal de WM" na edição desta sexta-feira da TRIBUNA:
"AGNELO - Notícias vindas de São Paulo indicam que o tumor no esôfago regrediu 80%. Portanto, não há necessidade de cirurgia".
Graças a Deus.

Veja a capa do NOVO JORNAL nesta sexta-feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Jornal Nacional: Quatro mortos encontrados sob os escombros

Patrícia Poeta acaba de informar no JORNAL NACIONAL que, até agora, quatro corpos foram retirados dos escombros dos três prédios que desabaram, ontem a noite, na Av. 13 de Maio, no Rio de Janeiro.
Assinalou, porém, que ainda existem 22 desaparecidos. 
Está chovendo no local e isso dificulta a busca dos desaparecidos sob os escombros.

Artigo de Alberto Couto Filho

Óculos sem lente? Cuidado! 
É uma "armação"!


Alberto Couto Filho

"Amáveis leitores,


Sou o autor do texto “AS SEMENTES DO MAL”, publicado no excelente blog Point Rhema  aos exatos 19/04/2010 e  republicado em vários outros blogs, no decorrer daquele mês.  Vejam por lá o que disse sobre a falaciosa teologia da prosperidade e sobre um pastor no qual acreditava até que ele resolveu locupletar-se, adotando técnicas de conhecidos rufiões que, até hoje, vivem  às expensas da  fé de crentes incautos a quem, com descaramento impar, simulam proteção divina e prometem ganhos financeiros irreais.

Em 01.10.2010, como podem rever com o título “MACACO OLHA O TEU RABO”, postei em meu blog uma mensagem de repudio às tresloucadas opiniões daquele mesmo pastor sobre a candidatura da nossa irmã Marina Silva à Presidência da República.
Hoje, estou publicando este texto em solidariedade aos pastores, alvos de vilipêndio e injúrias por parte daquele que hoje, corroborando a Palavra em Ec 5:10, está agindo, escancaradamente, como o Murdolck nos EEUU - um safardana deturpador da Verdade, ávido por dinheiro e mais renda, que envergonha o Evangelho de Cristo.Eu começo com a badalada entrevista  desse “armador”,   publicada em vários blogs.

 

Entrevistador, provavelmente idiota, perguntando:

 

O senhor está sendo duramente criticado pelo setor mais conservador da igreja por causa da teologia da prosperidade, pregada por Morris Cerrullo e Mike Murdock, vigaristas,embusteiros, charlatões, escroques internacionais, exploradores da credulidade de cristãos. Eu pergunto:


Estes são os parágrafos iniciais de um ensaio de autoria do escritor Alberto Couto Filho focalizando a questão da "Teologia da prosperidade", que considera "falaciosa". A integra do texto está disponível em seu blog e que pode ser acessado CLICANDO AQUI.

Charge de Rômulo Estânrley

Morre Gercino Saraiva, ex-secretário de Ação Social de Wilma

Gercino (D) integrou
a equipe de Jaime Calado
O ex-secretário de Ação Social do Governo Wilma, Gercino Saraiva, morreu hoje de manhã, na Casa de Saúde São Lucas, onde se tratava de um câncer.
Quando deixou o govenro Wilma, Gercino integrou-se à equipe do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, exercendo a Secretaria de Ação Social.e, depois, a Secretaria de Governo e Projetos Especiais.
O velõrio está sendo no centro da Rua São José, em Natal, e o sepultamento será amanhã, às 9 horas, mo cemitério Morada da Paz, em Emaús.
Segundo a Secretaria de Comunicação de São Gonçalo, o prefeito Jaime Calado decretou luto oficial por três dias.
Além do decreto, Jaime também emitiu uma nota de pesar.

Nota do Ministério diz que Elias pediu demissão da direção-geral do DNCOS

Publicidade
O diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes, pediu demissão do cargo durante reunião que manteve hoje com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra - afirma nota emitida pelo Ministério citada em reportagem no portal de O GLOBO.
Acrescenta que, pelo twitter, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, pediu "alguns dias" para apresentar o nome que sugerirá a fim de representar o RN e o partido naquele cargo da administração federal.
Até a designação do novo diretor, o atual secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, responderá pelo posto.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem de O GLOBO.

Desportistas macaibenses discutem a situação da Liga

Será realizada amanhã, sexta-feira, dia 27, às 19h30, na Casa do Empresário, em Macaíba, uma reunião para definição do processo sucessório da Liga Macaibense de Desporto (LMD).
A reunião será conduzida por uma junta diretiva, que foi escolhida na quarta-feira, dia 25.
A junta é integrada pelos deportistas Olávio Santana (do Santa Cruz F.C.), Daniel Palhares (13 Esporte Clube) e Aguinaldo Costa da Silva (do Vitória).
Na primeira reunião, compareceram dez representantes dos doze clubes filiados à LMD.
Segundo informações, a gestão do presidente Oziel Palhares caducou no dia 30 de dezembro de 2011. E ele deveria ter convocado assembléia em novembro passado, conforme o estatuto, para discutir o processo eleitoral da entidade, o que não foi feito. Então, os desportistas José David Alves dos Santos e Roberto Ângelo (sub Ângelo) convocaram reunião, dia 25, para escolher os membros da junta diretiva que conduzirá o pleito.
Na reunião, foi revelado que Oziel Palhares, que não estava presente, estaria se articulando para prorrogar seu mandato até 2014.
Ele respondia pela LMD desde 2003.
Aliás, David Santos e sub Ângelo anunciaram que fazem parte de uma chapa que irá concorrer.
“O objetivo da nossa chapa é fomentar o esporte na cidade e não permitir interferência político-partidária na Liga”, falou sub Ângelo, acrescentando que sua chapa não pretende fazer oposição a Oziel Palhares, mas resolver a situação de ilegalidade que se encontra a LMD.
Texto encaminhado pelo amigo Rômulo Estânrley.

Três corpos já foram retirados dos escombros dos prédios que desabaram

Os bombeiros do Rio de Janeiro já resgataram três corpos dos escombros dos três prédios que desabaram na noite de ontem na Av. 13 de Maio, no Rio de Janeiro.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, ainda há 19 desaparecidos - informa reportagem de O DIA.
O primeiro prédio a desabar tinha 20 andares. Com a sua queda, também ruiram os dois prédios ao lado - um de oito e o outro de quatro.
CLIQUE AQUI para ler reportagem no portal de O DIA.

ABC desbanca o América da liderança no estadual do RN

O ABC assumiu a liderança do campeonato estadual do RN ao derrotar o Santa Cruz por 2x1, ontem à noite, no Frasqueirão.
CLIQUE AQUI e leia a cobertura da TRIBUNA.


O ex-líder - o América - perdeu para o Corintians, no Marizão, em Caicó, por 1x0 e despencou na tabela de classificação.
Com a derrota, o América também perdeu a liderança e, agora, está em terceiro lugar, conforme destaca o noticiário do DIÁRIO DE NATAL.
Nos outros dois jogos de ontem, o Caicó foi a Mossoró e derrotou o Baraúnas por 1x0; e o Palmeira, no Nazarenão, em Goianinha, deu de 1x0 no Assu.

Veja a capa do NOVO JORNAL nesta quinta-feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

Número de vítimas no desabamento de três prédios ainda é incerto

Ainda é incerto o número de vítimas em razão do desabamento de três prédios na Av. 13 de Maio, no Centro do Rio de Janeiro.
CLIQUE AQUI para ler a cobertura de O GLOBO.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Henrique repele acusações da CGU contra Elias Fernandes

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, contestou, hoje, via twitter, acusações feitas ao diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes, em relatório da Controladoria Geral da União.
A CGU acusou Elias de privilegiar municípios do RN na liberação de verbas do DNOCS e de ser responsável por desvios da ordem de 312 milhões de reais.
Segundo Henrique, sobre essas acusações já houve esclarecimentos do próprio Ministério da Integração Nacional.
Assinalou que respeita a CGU, como órgão de assessoramento do governo e enfatizou que a palavra final cabe ao Tribunal de Contas da União.
Reportagem de O GLOBO apresenta essa postura de Henrique como um "desafio" ao governo Dilma que já teria decidido pela demissão do diretor-geral do DNOCS, como estampou na capa de sua edição impressa nesta quarta-feira.
CLIQUE AQUI para ler reportagem de O GLOBO.

Brasil concede visto a Yoani Sánchez

Reproduzido de O GLOBO
A blogueira independente cubana, Yoani Sánchez, obteve visto de permanência no Brasil, por 90 dias, na Embaixada Brasileira em Havana - informa reportagem em O GLOBO.
No seu twitter, Yoani escreveu: "Já tenho visto para entrar no Brasil. Agora falta o mais difícil: a permissão para sair de Cuba".
CLIQUE AQUI para ler reportagem em O GLOBO.

E a fraude? Engolimos?

Este é o título do meu artigo desta quarta-feira no NOVO JORNAL.
Trato daquela fraude nos postos de gasolina, sobre a qual ninguém fala mais.
E externo a dúvida que me assalta, todo mês, quando recebo as contas de água e luz (que não tenho como conferir).
CLIQUE AQUI para acessar o texto do artigo no Blog do Novo.

Tarifa de fixo para celular fica mais barata

A redução anunciada pela Anatel é de 10% e está valendo a partir deste mês de janeiro.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no portal BOL.


No portal do Estadão diz que a redução só começa a valer em fevereiro. 
Para conferir, CLIQUE AQUI.


ATUALIZAÇÃO: 13,23:
Vi no JORNAL HOJE, da GLOBO, que a redução só começa a valer a partir de 24 de fevereiro e só beneficia as ligações de fixo para celular.
Hoje, cada minuto custa 54 centavos. A partir de 24 de fevereiro, baixará para 48 centavos.

Estadual do RN chega à quarta rodada

Quatro jogos serão disputados nesta quarta-feira e estão programados para às 20,30:
Nazarenão, em Goianinha - Palmeira x Assu
Nogueirão, em Mossoró - Baraúnas x Caicó
Marizão, em Caicó - Corintians x América
Frasqueirão, em Natal - ABC x Santa Cruz


A rodada terminará amanhã com a partida Alecrim x Potiguar no Nazarenão, às 20,30.

Corinthians ganha a Copa São Paulo de futebol júnior

Com uma vitória sobre o Fluminense, de virada, por 2x1, e diante de 38 mil espectadores no Pacaembu, o Corinthians acaba de conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012.
Michael abriu a contagem para o Fluminense e o zagueiro Antônio Carlos fez os dois gols do Corinthians.
Com a vitória, o Corinthians chegou à sua oitava Copinha em 15 finais disputadas.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no G1.

S. Gonçalo toma de Mossoró a liderança na geração de emprego

São Gonçalo desbancou Mossoró da liderança da geração de emprego no Rio Grande do Norte - informa reportagem da edição de O MOSSOROENSE nesta quarta-feira.
Contudo, os números não são essas coisas todas, não.
Pelo contrário, refletem que vivemos um momento de crise. No total, em dezembro de 2011, São Gonçalo registrou 259 contratações, contra 200 desligamentos, obtendo, portanto, um saldo de 59 novos empregos.
Na realidade, Mossoró gerou um número maior de contratações: 2.141. Mas, o número de dispensas foi muito maior também: 2.452, o que proporcionou o fechamento de 311 postos de trabalho.
Só mais dois municípios tiveram geração positiva de empregos - Currais Novos (124 admissões e 92 demissões); e Nova Cruz (27 admissões e 26 demissões).
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Veja a capa do NOVO JORNAL nesta quarta-feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Banco francês perdoa dívidas de até 150 euros

O Banco do Crédito Municipal de Paris decidiu perdoar as dívidas de até 150 euros de 3.500 clientes - revelou o portal do DIÁRIO DE NOTICIAS de Lisboa.
Esse banco é conhecido como o "banco dos pobres" e está com 375 anos.
CLIQUE AQUI para ler a nota completa.

Patrícia Pilar e Ciro Gomes estão separados desde dezembro de 2010

Publicidade
A notícia é velha mas só agora está sendo divulgada.
Segundo a nota que vi na coluna Radar, do portal da VEJA, os dois foram casados durante 12 anos.
Para ler a nota, CLIQUE AQUI.

Avião da TAM enfrenta problema na rota Paris-Rio

Um Airbus 330 da TAM, que fazia o vôo 8055 Paris-Rio, voltou ao Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, quase uma hora e meia depois de ter decolado.
A TAM emitiu nota informando sobre o retorno - relata o portal do ESTADÃO.
O avião tinha saído de Paris às 17,09 e retornou às 18,47.
CLIQUE AQUI para ler a nota do ESTADÃO.

Pré-vestibular do DCE da UFRN abre inscrições

O cursinho pré-vestibular do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN está com inscrições abertas para as turmas de 2012. As matrículas são realizadas na sede do DCE, no Setor de Aulas I, das 9h às 15h.
Segundo a coordenadora pedagógica do curso, Vivian Kelly Trindade Ramos, as matrículas estarão abertas até o preenchimento total das 600 vagas disponíveis. Até o momento, já foram realizadas 400 inscrições.
Para realizar a matrícula, os interessados devem portar originais e cópias de RG, CPF, certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração escolar, comprovante de residência e duas fotos 3x4. O investimento inicial é de R$ 100 (taxa que inclui material para o ano todo e a primeira mensalidade). A partir de março, a taxa mensal é de R$ 50.
O público-alvo do curso são estudantes de escolas públicas do estado, mas os alunos de escolas particulares também podem se matricular.  O cursinho oferece turmas à tarde e à noite.
As aulas acontecem no próprio Campus Central da UFRN, em Natal, e são ministradas por estudantes selecionados dos cursos da Universidade com habilitação em licenciatura e por professores com mestrado e doutorado da UFRN.
O início das aulas está previsto para o dia 6 de fevereiro. Os interessados podem obter mais informações através do telefone 3215-3325 ou pelo sitehttp://www.cursinhododce.com.br/


Nota encaminhada pela AGECOM.

Flamengo acerta pra fechar com Wagner Love amanhã

Deverá ser fechada amanhã a transação Flamengo-CSKA (da Rússia) definindo o retorno do atacante Wagner Love para o rubro-negro carioca - informa o portal do EXTRA.
A transação gira em torno de R$ 20 milhões.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.


Enquanto isso, o time do Flamengo está desde segunda-feira em Sucre, na Bolívia, preparando-se para enfrentar o Real Potosi amanhã, abrindo a disputa da Libertadores.
Segundo o portal do Flamengo, há uma preocupação especial com os zagueiros, dveido aos problemas gerados pela altitude.
CLIQUE AQUI para acessar o portal do Flamengo.

Ministro do Esporte vem a Natal dia 6

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reuniu-se, hoje, em Brasília, com a governadora Rosalba Ciarlini, com quem acertou uma visita a Natal para o próximo dia 6 - informou o portal do Governo do RN.
Aldo vem ver com os próprios olhos como andam as obras de construção da Arena das Dunas, pois se surpreendeu com a declaração do secretário-geral da FIFA de que estão atrasadas.
Tal atraso, segundo o ministro, choca-se com as informações resultantes do monitoramento feito pelo próprio Ministério.
Na audiência com o ministro, a governadora estava acompanhada da senadora Ivonete Costa e dop secretário estadual de Esporte e Lazer, Joacy Bastos.
Para ler completa reportagem no portal do Governo do RN, CLIQUE AQUI.

CGU aponta desvio e acusa o DNCOS de privilegiar o RN

Reportagem do jornal O GLOBO afirma que relatório da Controladoria Geral da União aponta desvio de 312 milhões de reais no DNOCS, ao mesmo tempo em que diz que foram assinados 47 convênios voltados para a defesa civil. 
Desses, 37 beneficiam municípios do Rio Grande do Norte.
A reportagem apresenta o RN não apenas como a terra do diretor-geral, Elias Fernandes, como também do seu padrinho político, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves.
Como se vê na ilustração ao lado, além de estar disponibilizada na Internet, a reportagem está na manchete de capa da edição impressa de O GLOBO nesta terça-feira.
CLIQUE AQUI para ler reportagem de O GLOBO.