quarta-feira, 19 de setembro de 2012

UFRN ganha canal de TV digital

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comemora mais uma importante conquista: é a primeira universidade do País a ter um canal digital de televisão. 
A consignação foi dada pelo Ministério das Comunicações, conforme portaria publicada na edição desta quarta-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU).

A portaria assegura à UFRN o Canal 48, correspondente à faixa de frequência de 674 MHz a 680 MHz, para transmissão digital do serviço de radiodifusão de sons e imagens.

Para o superintendente de Comunicação da UFRN, professor José Zilmar Alves da Costa, a consignação do canal digital à UFRN representa “uma conquista maiúscula, não só por consagrar para a UFRN o tão aguardado canal digital, mas também por lhe ratificar o pertencimento do Canal 5 (analógico), depois de um período de ceticismo”.

Ainda segundo o professor José Zilmar, a obtenção do canal digital cumpre uma etapa fundamental do planejamento da instituição para produzir, operar e transmitir serviços de radiodifusão e imagens em tecnologia digital, com algumas etapas já alcançadas. 

“Antes, a UFRN já tinha dado dois passos importantes no processo de migração digital. Um deles foi com a construção da nova torre de transmissão, em dezembro de 2011, e o outro com a aquisição do transmissor digital, em julho de 2012”, disse Zilmar Alves.   

O superintendente disse ainda que até o início efetivo das transmissões em tecnologia digital outras etapas do planejamento terão que ser superadas, como a construção de um abrigo para o transmissor, a aquisição de equipamentos para a produção e a capacitação de recursos humanos.

“Com tudo isso, estamos fazendo história no sentido de melhor prover a UFRN e devotadamente atender à sociedade”, afirmou.

Divulgação da AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.