segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pedro Ferreira cria Camerata de vozes do RN e anuncia 1ª apresentação

O Rio Grande do Norte passará a ter sua própria Camerata de Vozes a partir de amanhã, dia 5. Regida pelo seu criador, o Monsenhor Pedro Ferreira, a Camerata de Vozes do RN fará seu primeiro concerto no Instituto Maria Auxiliadora, às 20h.
A Camerata de Vozes do RN “foi concebida para proporcionar ao público outro gênero de música e apresentações, tendo sua origem nas raízes das cameratas italianas”, explica o monsenhor Pedro, que em muito contribui com a história coralista do RN – sendo o criador da Banda Sinfônica da Universidade e do Coral Canto do Povo e outros .
O grupo é composto por 34 membros selecionados pelo próprio regente, dissidentes de outros grandes grupos do Estado, e apoiada pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto. Em seu repertório trabalhará composições variadas, passando pela música sacra, afro-americanas e brasileiras.
Como o próprio Monsenhor Pedro destaca, a Camerata é um grupo mais selecionado e com número de componentes mais reduzido, o que permite trabalhar não somente as músicas para as apresentações, como ir a fundo no estudo e aprendizado estrutural das músicas que compõem seu rico repertório - que vai ao cerne da música como expressão e tradução máxima da sua dimensão espírita de silencia, sons e sentido, da criação à linguagem e transformação dos sentidos.
Assim, as cameratas permitem apresentações em locais menores, diferentemente de grandes grupos e orquestras.
Além da apresentação de abertura desta terça-feira, 5 de junho, no Instituto Maria Auxiliadora, a Camerata de Vozes, que ensaia no Memorial Câmara Cascudo, fará concertos nos dias 10 de junho, na Igreja Santa Terezinha, às 20h; no dia 18 de junho, no Seminário Maior de Natal com aula sobre polifonia com ilustração para alunos do curso de Teologia; e, no dia 20 de junho, concerto com apreciação musical em Emaús, Parnamirim.
Divulgação da Assessoria de Imprensa da Secretaria estadual de Cultura.
O Teatro Alberto Maranhão sediou ensaios
do novo grupo do Mons. Pedro: Camerata de Voses do RN
(Foto: Divulgada pela Fundação José Augusto)

2 comentários:

  1. ESSSA CAMERATA É A MAIOR FRAUDE... PARA QUEM NÃO SABE, ESSA CAMERATA É FORMADA QUASE NA SUA TOTALIDADE POR COMPONENTES DO CORAL CANTO DO POVO QUE FORAM "SEDUZIDOS" PRA ABANDONAR SEU CORO DE ORIGEM PRA FORMAR ESSA PALHAÇADA AÍ. ONDE ESTÁ A JUSTIÇA DESSE ESTADO QUE NÃO FAZ NADA PRA ACABAR COM ESSE EMBUSTE?

    ResponderExcluir
  2. Camerata de Vozes do RN estreiou com um brilhantismo sem igual. O Magnifico Regente Monsenhor Pedro Ferreira, mostrou mais uma vez o que sabe fazer de melhor:alegrar corações e emocionar uma platéia que aprecia a beleza da música que toca a alma.
    ParabénsMonsenhor Pedro, o senhor é realmente Fantástico!!!
    Raimunda

    ResponderExcluir

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.