sábado, 2 de junho de 2012

Mais um exemplo de que a vida é como uma grande roda

Tem gente que age como se não fosse assim.
Quando está em cima, olha pra baixo com todo desdém. Pisa até em cima. Parece sentir prazer em esmagar, humilhar quem está embaixo.
Mas, só se ilude quem quer. A vida é como se fosse uma grande roda gigante. Num momento, o cara está lá em cima. No alto. Noutro, está aqui embaixo.
Lembrei-me dessa figuração, ao ler na capa do portal de O GLOBO, que o ex-ditador do Egito, Hosni Mubarak, e um dos seus ex-ministros foram condenados à prisão perpétua.
Será que, em alguma vez, no tempo em que ele fazia e desfazia, essa possibilidade chegou a passar pela sua cabeça?
Improvável. Muito difícil.
- Hoje eu estou aqui em cima... mas, amanhã poderei estar lá embaixo...
Sei não.
Agora, sei que o mundo seria completamente diferente - e melhor - se todos os que alcançam alguma soma de poder - do poder total dos ditadores, ao poder temporário e circunstancial de um agente da lei, só o exercessem em favor do bem coletivo; nunca para satisfação de sua vaidade pessoal; do seu prazer de mostrar que tem poder.
Mesmo nas ditaduras, o poder não é propriedade de ninguém como a história tem se cansado de mostrar. É hoje, mas pode não ser amanhã. Com certeza não será.
E, aliás, como a "roda" da vida vale pra todos e em todos os tempos, inclusive no futuro, os juízes que hoje condenaram o ex-ditador, não devem esquecer que o mesmo raciocínio vale pra eles também.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem sobre a condenação do ex-ditador egipcio.

Um comentário:

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.