sábado, 2 de junho de 2012

Artigo de Jocelin de Lima Bezerra (Celino)


 Mauricio joga contra
a educação de Parnamirim
(por ocasião a votação do plano de carreira dos Professores)

Jocelin de Lima Bezerra
Pte. do SINTSERP e diretor da CTB/RN

Enquanto a arrecadação do FUNDEB – Fundo de Manutenção da Educação Brasileira; só aumenta em Parnamirim, o Prefeito gasta milhões em propaganda mostrando o que não fez e pior perdendo dinheiro do saneamento e desviando verbas para interesses eleitoreiros segundo as denuncias do Ministério Público – MP.
Os professores de Parnamirim há muito tempo espera um Plano de Carreira que ajuste e democratize o que já existe que é incompatível com a realidade da educação e a carreira desses profissionais. O Plano sempre foi moeda eleitoreira para os candidatos, Agnelo usou e abusou da paciência da categoria e seu sucessor aprendeu a lição de enganar e ludibriar a quem se dedica a construir o conhecimento para gerações.
O SINTSERP apresentou uma proposta de Plano de carreira para todos os profissionais da educação que centrava na valorização do trabalho e a democratização dele; fez um amplo movimento de greve para garantir a discussão e opinião de formulação deste plano final que chegou a câmara de vereadores desde o início deste ano.
Fica na cara que esse plano que estar para ser votado não é o que a categoria esperava, mais apresentamos nossas emendas, para serem votadas e contempladas na votação final, estamos enjoados de passar todos os dias na câmara dos vereadores em oitivas e nada de aprovarem nada.
A bancada governista não garante quórum para ser votado e nem colocam a pauta de votação na ordem do dia, o que bancada governista e o Prefeito quer é matar o movimento a favor do plano pelo cansaço; isto está claro, desqualificar o debate e forçar o senso comum no imaginário da categoria.
O que queremos?
A direção do SINTSERP e categoria querem por ordem: a câmara de Parnamirim tome vergonha na cara e coloque em processo de votação o plano e suas emendas, queremos saber quais dos vereadores são a favor da educação; segundo queremos que seja contemplada as emendas do SINTSERP que inclui:
·                    DIFERENÇA ENTRE NIVEL MÉDIO E SUPERIOR DE NO MÍNIMO 40%;
·                     OU UMA DIFERENÇA ENTRE NÍVEL I PARA O NÍVEL II DE 40%;
·                     5% PARA MUDANÇA DE LETRA E SEJA A CADA DOIS ANOS COMO JÁ É;
·                     DIFERENÇA ENTRE ESPECIALISTA E MESTRE DE 50%;
·                     DIFERENÇA ENTRE MESTRE E DOUTOR DE 100%;
·                     MANTER O ANUÊNIO;
·                     MANTER A TITULAÇÃO DE 15% PARA QUEM JÁ TEM;
·                    A CARGA HORÁRIA DE 1/3 CONFORME A LEI DO PISO
·                    SALÁRIO INTEGRAL A DOBRA DE CARGA HORÁRIA
·                    RETORNO DA REGÊNCIA
·                     INCLUSÃO DOS FUNCIONÁRIOS COMO AGENTES EDUCACIONAIS PERANTE A LEI 12014/2009.


Quem ganha com as reivindicações dos trabalhadores?
Esta pergunta ela é fundamental, para refletir a educação da nossa cidade e evidentemente o ganho é prá toda sociedade; o aluno, os pais e os próprios trabalhadores em cena de luta. O plano de carreira define uma carreira profissional que influencia nos rumos de gerações e uma cidade que se preza em cuidar de sua educação tem um desenvolvimento certo.
E esse ao que me parece não é o interesse do senhor prefeito de Parnamirim, não vota e não implementar o Plano de Carreira é jogar contra a educação, pois Mauricio tem uma grande justificativa eleitoral aos trabalhadores em educação e toda a sociedade, porque não foi capaz de aprovar e implementar o “tal plano”?

Ta na hora de mostrarmos a força da educação
A bancada governista estar brincando com os professores e todos os profissionais da educação; precisamos mostrar a nossa força; o prazo de aprovação é infinito, mais o importante é o prazo de implementação do plano, segundo a lei de Responsabilidade Fiscal de nº 101 no Artigo 21º, esclarece os 180 dias antes do pleito eleitoral, que se conclui em 4 de julho deste ano; ou seja, até esta data garante a provação e implementação do plano de cargos carreira nesse ano de 2012.
Estaremos propondo para a direção e em seguida a categoria, um dia da força da educação e já proponho a data de 11 de Junho, para aprovar o plano de carreira, tudo isso é devido ainda uma falta de pressão popular; para isto a categoria tem um desafio, pressionar para aprovar!
Vamos pessoal quem sabe faz à hora, não espera acontecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.