terça-feira, 31 de maio de 2011

Imperdível: Jóia discográfica com 14 clássicos de Sinatra. Ouça!

O portal espanhol ABC está disponibilizando uma jóia discográfica reunindo clássicos de Frank Sinatra gravados, ao vivo, em diferentes cassinos de Las Vegas, entre 1961 e 1987, inclusive "New York, New York".
Enquanto estava ouvindo, uma ou outra música "amarrava". É só clicar na de baixo e continuar a ouvir. 
Para mim, SEN-SA-CI-O-NAL! Gosto muito da música do Sinatra.
Para ouvir, CLIQUE AQUI.

Ministério Público questiona patrocínio aos clubes de futebol

O Ministério Público do RN recomendou à Prefeitura de Natal e ao Governo do Estado a suspensão do pagamento das anunciadas cotas de patrocínio a clubes de futebol do Estado.
Responsável pela recomendação, o promotor Emanuel Dhavan, lembra que os patrocínios foram anunciados sem que tivesse sido realizada licitação alguma.
- Não se pode repassar recursos públicos dessa forma - disse ele.
E acrescentou:
- Precisamos conhecer a justificativa por parte do governo do Estado para esse patrocínio.
CLIQUE AQUI para acessar a nota no portal do MPRN.

"Veja" dá cinco dicas para o celular ficar menos perigoso

O portal da VEJA está oferecendo cinco dicas para tornar o celular menos perigoso, depois que a OMS divulgou que o uso continuado do aparelho pode (ainda não é certo) causar câncer no cérebro.
1 - Mantenha fora do alcance das crianças
2 - Use fones de ouvido
3 - Não carregue junto ao seu corpo
4 - Não deixe o celular embaixo do travesseiro
5 -Cuidado com o sinal fraco.
Para saber mais, CLIQUE AQUI.

Projeto de Jácome proíbe fumar em qualquer ambiente coletivo

Projeto reapresentado, hoje, na Assembléia do RN, pelo deputado Antônio Jácome, cria ambientes de uso coletivo livres do tabaco no RN.
Na Legislatura passada, projeto semelhante tinha sido aprovado pelos deputados estaduais, mas foi vetado pela governadora de então, Wilma de Faria.
Justificando sua proposta, Jácome defendeu a adoção da medida como forma de conter a tendência de  expansão do tabagismo no Rio Grande do Norte, como revelado em estudos oficiais.

Reunião sobre a Copa entre Dilma, governadores e prefeitos não deu em nada

Só promessa e conversa mole. De concreto, nada.
Trocando em miúdos, o título que coloquei nesta nota, constitui a minha dedução sobre o que li na reportagem de cobertura da reunião (realizada hoje em Brasília) e que está publicada no portal da Prefeitura de Natal.
No máximo, suponho, a presidente deve ter prometido ajuda aos prefeitos das cidades-sedes e aos governadores, especialmente no tocante à construção dos estádios e de portos e aeroportos.
Mas, na realidade, de concreto, na-de-a-dá.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem publicada no portal da Prefeitura de Natal.
Sempre que encontra Micarla, a presidente Dilma tem sido muito
atenciosa. Mas, da ajuda que Micarla espera, até agora, nada.
(Foto: Distribuída pela SECOM)

Família considera desrespeitosa teoria do assassinato de Allende

A senadora Isabel Allende, filha do falecido presidente chileno Salvador Allende, declarou-se "indignada" com a teoria levantada em reportagem "investigativa", divulgada ontem na TV pública de Santiago, e segundo a qual o seu pai teria sido assassinado, no auge do golpe de 1973, e não cometido suicídio como acredita a família.
Ela estranhou que "um canal público" - TVN - faça uma reportagem baseada em documentos datados de 1973 e os apresente como se fossem algo novo.
A senadora disse que a reportagem constitui um desrespeito à "unica investigação científíca séria" a respeito da morte do seu pai e que se desenvolve há uma semana, sob a responsabilidade "dos melhores especialistas do mundo, com o apoio do Serviço Médico Legal"do Chile.
O editor do programa da TVN, Felipe Gerdtzen, afirmou que, realmente, o programa está baseado num documento datado de 1973 e, segundo o qual, o corpo de Allende registra uma ferida de bala diferente daquela que, supostamente, terminou com a sua vida.
O assunto está merecendo ampla cobertura do portal EMOL, do jornal El MERCURIO.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Governadora do RN recebe embaixadora da Noruega

A embaixadora da Noruega no Brasil, Turid Rodriguez Eusébio, será recebida amanhã pela governadora do RN, Rosalba Ciarlini.
Às 11:30 na governadoria.
Nada foi adiantado sobre a motivação da audiência.
A Noruega é um dos países de maior renda per capita do mundo.
A informação sobre a audi6encia foi divulgada pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Cuba anuncia visita de Lula a locais de "interesse econômico"

O GRANMA, órgão oficial do PC de Cuba, anunciou hoje que o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, chegará a Havana nesta terça-feira.
Numa pequena nota na capa de sua página na web, o GRANMA acrescenta que Lula vai se reunir com o presidente Raul Castro e que  visitará lugares de interesse econômico.
CLIQUE AQUI para ler a notícia n o portal do GRANMA

Sabrina Sato internada com pneumonia, em São Paulo

Vi a notícia no portal da Band.
Ela foi internada ontem, segunda-feira, no Hospital São Lucas, em São Paulo, onde se recupera de uma pneumonia.
O pessoal do "Pânico", programa de que Sabrina participa na Rede TV, divulgou mensagem no Facebook desejando melhoras pra apresentadora.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Banco do Brasil derruba o Bradesco na licitação pelo Banco Postal

O Banco do Brasil foi o vencedor da licitação realizada pelos Correios para a exploração do "Banco Postal", marca utilizada pelas agências que funcionam como correspondente bancário.
Há dez anos, esse privilégio era exercido pelo Bradesco, que ganhou a licitação da época com uma oferta de 200 milhões de reais.
Desta vez, o lance vencedor do Banco do Brasil chegou a 2 bilhões e 300 milhões de reais, por um contrato de 5 anos prorrogáveis por mais 5.
Leia reportagem completa no portal de O GLOBO.

A partir de amanhã, cartões de crédito só podem cobrar 5 tarifas. No máximo.

Entram em vigor neste 1º de junho as novas regras relativas aos cartões de crédito.
Eles só poderão cobrar dos seus clientes, no máximo, cinco tarifas: anuidade; pedido de segunda via do cartão; uso de canais de atendimento para saques em dinheiro; avaliação emergencial de linhas de crédito; ou  pagamento de contas com o cartão.
É importante que as faturas sejam conferidas todo mês. Em caso de dúvida, o cliente deve procurar os Procons, que estarão interligados ao Sindec - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.
Para saber mais, CLIQUE AQUI e acesse nota esclarecedora no portal do Ministério da Justiça.

Hospital Severino Lopes celebra 55 anos

Comemorando 55 anos de existência, o Hospital Severino Lopes (antiga Casa de Saúde Natal)  promove programação comemorativa, iniciada hoje e prosseguindo até o dia 2, aproveitando a data festiva para apresentar a sociedade as ações que vem  desenvolvendo em prol dos portadores de transtornos mentais e dependentes químicos. 
Fundado em 2 de junho de 1956 , o Hospital faz parte da rede de assistência em saúde mental do município de Natal, sendo uma instituição filantrópica, que atende diariamente uma média de 220 pacientes.
A programação foi aberta na tarde desta terça (31), com uma mostra dos setores de atendimento da instituição entre eles: nutrição; enfermagem; serviço social; psicologia; terapia ocupacional, medicina, comunicação, lazer e qualidade de vida.
Durante a mostra os familiares e usuários poderão esclarecer dúvidas e conhecer um poucos mais sobre as atividades desenvolvidas pelos diversos setores.
Na quarta (01), às 15h, no auditório da instituição será promovido um ato ecumênico com a participação de um representante da Igreja Católica, um representante do Centro Espírita Bezerra de Menezes e um representante da  Igreja Evangélica. 
Em seguida, às 17 horas, o Lógico Cursos e Aliados realizará uma homenagem ao fundador do hospital, Prof. Severino Lopes, inaugurando o Centro de Convivência Dr. Severino Lopes, em sua sede, localizada na av. Alberto Maranhão, 942 - Tirol.
Encerrando a programação, na quinta (02) será realizada na parte da manhã , às 9 horas, uma apresentação cultural do repentista Arnaldo Farias e na parte da tarde haverá a exibição de um vídeo sobre Dr. Severino Lopes, às 14 horas, no auditório da instituição.
Informações da Assessoria de Imprensa do Hospital.

Painel sobre impeachment de Collor volta à galeria do Senado

O presidente do Senado Federal, José Sarney, determinou a recolocação do painel sobre o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mallo, hoje senador, na galeria sobre a história da Casa que ornamenta o chamado "Túnel do tempo".
Todos os painéis haviam sido retirados há anos (para manutenção) e foram recolocados no início da semana, sem o que faz referência ao episódio Collor.
Indagado pela imprensa sobre essa ausência, no primeiro momento, Sarney disse que o impeachment não era para ter acontecido na história do Brasil.
- Foi apenas um acidente - destacou.
Agora, diante da repercussão, decidiu mandar recolocar o painel.
CLIQUE AQUI para ver a versão distribuída pela Agência Senado.

LEIA TAMBÉM:
Senado exclui painel sobre impeachment de Collor

SUS gastou R$ 200 milhões atendendo vítimas do trânsito em 2010

A afirmação do título aí em cima está contida num artigo do senador Paulo Davim (PV) publicado nesta terça-feira pelo CORREIO BRAZILIENSE.
Segundo lí no blog do amigo Oliveira Wanderlei, que transcreve o artigo, Paulo Davim reclama do fato de que da renda proporcionada pelas multas de trânsito não vai para o SUS um único tostão.
Para ler o artigo de Paulo Davim no blog de Oliveira, CLICANDO AQUI.

Servidoras do Hospital Walfredo Gurgel terão oficina de automaquiagem

Uma parceria entre o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast) e a empresa de cosméticos multinacional Mary Kay, proporcionará uma oficina de beleza para as servidoras do hospital, no dia 08 de junho, das 9h às 17h, no Espaço do Servidor.
A atividade consiste em ensinar para as participantes a técnica da automaquiagem. Qualquer servidora pode participar.
Serão sete aulas, divididas em sete turmas, cada turma com 10 participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser feiras no espaço do Servidor, das 8h às 17h, até o dia 7 de junho.
Dentro do Espaço do Servidor do Walfredo Gurgel funciona, todas as sextas-feiras, o “Cantinho da Beleza”.
São oferecidos diversos serviços estéticos a preços populares, que variam de cinco a vinte reais.
Cerca de 70 funcionários do hospital passam pelo local semanalmente, para utilizar os serviços de cabeleireiro, manicure, esteticista e massagem shiatsu. 
Informações da Assessoria de Imprensa da SESAP.

Coca-Cola cobra da FIFA explicações sobre denúncias de roubalheira

A Coca-Cola uma das principais patrocinadoras da FIFA cobrou, nesta terça-feira, que a Federação dê explicações "de forma rápida e clara", sobre as denúncias de corrupção que está enfrentando.
Também a empresa alemã de artigos esportivos - Adidas - demonstrou-se incomadada:
- As repetidas acusações de corrupção não são boas nem para a imagem do futebol nem para a própria FIFA - declarou.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa na VEJA.

Assaltante "Salsicha" morre em tiroteio com a polícia cearense

Victor Antônio da Silva Oliveira, o "Salsicha", morreu ontem à noite durante tiroteio com a Polícia cearense, na BR-020, proximidades de Fortaleza.
Tido como um dos chefes da bandidagem na região metropolitana, respondia a acusações por assaltos a residências, homicídios e tráfico de drogas.
CLIQUE AQUI e leia reportagem no portal do DIÁRIO DO NORDESTE.

Nelter defende reeleição na Assembléia e critica o comando do PMDB

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) entende que restabelecer ou não a possibilidade de reeleição para os cargos de sua mesa diretora é uma prerrogativa constitucional da Assembléia Legislativa.
Ele criticou a postura das principais lideranças do seu partido, à frente o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, considerando que sua objeção à iniciativa se baseia no projeto de querer a presidência para o seu filho, o deputado Walter Alves, e não, de uma forma mais abrangente, para um nome indicado pelo PMDB.


EM TEMPO:
Segundo me disseram, o autor da emenda que acabou com a possibilidade de reeleição para cargos na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, foi o deputado Nelter Queiroz.

Câmara dos Deputados: Mordomia dos líderes fica mais cara

Pra quem pensava que a mordomia dos líderes partidários, bancada pela Câmara dos Deputados, já estava custando os olhos da cara:
A coluna Cláudio Humberto, publicada em vários jornais do país, inclusive aqui na TRIBUNA DO NORTE, e na Internet, informa sob o título "A farra não para":
- Determinação da presidência da Câmara deixou deputados eufóricos. A partir de agora, os líderes dos partidos com um só deputado terão carro oficial e mais dois cargos de confiança. Tudo por nossa conta.
Para ler a coluna Cláudio Humberto na web, CLIQUE AQUI.

Veja a capa do NOVO JORNAL nesta terça-feira

Compre seu exempla na banca mais próxima
ou faça uma assinatura e receba em casa.
Telefone: (84) 3221-4554
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resgatados do fundo do mar 127 dos 228 corpos das vítimas do vôo Air France 447

Esses números foram repassados pela Air France às famílias das vítimas - informou o portal do jornal ZERO HORA, de Porto Alegre.
A aeronave que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris mergulhou no Oceano Atlântico na noite do dia 31 de maio de 2009.
Ainda não está definido como será coletado material de parentes das vítimas com vistas à realização de exames de DNA para a devida identificação.
Para maiores informações, CLIQUE AQUI.

Caby coloca na web fotos do lançamento do "azougue.com" em Fortaleza

Foi dia 18, no Restaurante Cemoara, em fortaleza. todas as fotos estão editadas na página "Mossoró meu xodó" no portal azougue.com.
Abaixo estão duas delas. Para ver todas, CLIQUE AQUI.
Caby com Fábio Weimar The, João Fernandes e Evaristo Nogueira

Caby autografa para Gladys Albuquerque

Em video: Estádio do Corinthians terá o nome de Lula, diz Neto. Osmar de Oliveira é contra

Senado exclui painel sobre impeachement de Collor

O Senado Federal refez a coleção de painéis exposta no chamado "Túnel do tempo", contando a história da Casa desde o Império até a atualidade.
Aproveitando a oportunidade excluiu, em definitivo, o que se referia ao processo que resultou no impeachment do então presidente da República, Fernando Color de Mello, hoje senador.
Provocado pela imprensa, o presidente José Sarney afirmou:
- Eu não poso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. mas, acho que, talvez, esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil.
Eleito presidente em 1989, Collor renunciou em 2 de outubro de 1992, em meio a um processo de impeachement motivado por denúncias contra ele formuladas pelo irmão, Pedro Collor de Mello.
CLIQUE AQUI e leia reportagem no portal da Agência Brasil.

"Lambendo a cria": Martinho lança no Rio dia 2; e, em SP, no dia 4

Se precisar, CLIQUE sobre o convite para ampliá-lo

Banda reggae pernambucana dá show em Natal dia 4

A banda de reggae pernambucana N’Zambi é a próxima atração do Projeto Conexão Reggae Nordeste, no palco do Castelo Pub.
Será sábado, 04, às 22h, com a apresentação das canções do CD “Kaya, mas não se Oriente” e outros sucessos que mostram porque a N”Zambi é considerada a melhor banda de reggae de Pernambuco.
No show de abertura, o público confere a apresentação da Banda Rastafeeling, representando o reggae potiguar.
Com preço popular (R$10,00 antecipado), o projeto valoriza a região Nordeste, trazendo para se apresentar em Natal as melhores bandas de reggae da região.
A Banda N’Zambi através da sua pegada roots conquistou o público do Grande Recife e  atualmente faz shows por todo Brasil.
Os ingressos antecipados estão sendo vendidos na Vida Marinha (Praia Shopping), George Tattoo (Centro) e Mister Batata (Nova Parnamirim).
O Castelo Pub fica na Rota do Sol, em frente ao estádio do ABC.
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa do evento.

Saúde do RN negocia com fornecedor de gases e de oxigênio sob as bênçãos do Ministério Público

Numa reunião no Ministério Público, hoje (30), entre o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o promotor de Justiça Emanuel Dhayan Bezerra e o advogado da empresa Linde Gases Ltda, Luis Gustavo Rocha, foram definidas providências em relação ao contrato da referida empresa com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
O Estado estará normalizando os pagamentos referentes aos serviços prestados em 2011 até a próxima quarta feira (01) e, seguindo uma recomendação do Ministério Público, estará realizando, nos próximos 15 dias, uma pesquisa de preços entre os fornecedores de gases para subsidiar uma possível discussão de um aditivo ao contrato de fornecimento com a Linde Gases. 
- Há um interesse do governo atual em resolver esse problema, minimizando os problemas para o usuário do SUS -”, disse Domício Arruda.
Além disso, a Sesap já está agilizando o processo administrativo-financeiro com os prestadores de serviços para que haja uma maior rapidez nos despachos, através da Portaria no. 234/GS/SESAP, padronizando, assim, os procedimentos no âmbito desta secretaria. Nesse caso, os hospitais devem entregar, por exemplo, as notas fiscais que comprovam o recebimento do serviço utilizado em até três dias úteis ao nível Central, evitando assim, as distorções e/ou falhas.
Nota encaminhada pela assessoria de Comunicação da SESAP.

Ceará-Mirim: Conheça a realidade do Abrigo São Vicente de Paula

A presidente da APAE, Ana Tereza, e a tesoureira, Edna Alves, são as entrevistadas de João André Neto na edição do programa "Papo 10", disponível no video-blog CEARÁ-MIRIM TV.
São muitas as dificuldades que a nova diretoria da instituição vem enfrentando e a situação só não é pior porque o prefeito Antônio Peixoto autorizou o SAAE a perdoar uma dívida de 15 mil reais. Só de água da APAE e do Abrigo São Vicente de Paula.
A população de Ceará-Mirim pode ajudar a APAE fazendo a doação mensal do valor que puder, através da conta de energia.
Mais informações sobre ajuda podem ser obtidas pelo telefone: 3274-4541.
CLIQUE AQUI para ver a entrevista completa.

Milão e Nápoles impõem derrotas humilhantes a Berlusconi

O primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, sofreu humilhantes derrotas nas eleições municipais de Milão e Nápoles, cujo segundo turno foi realizado de ontem para hoje.
Em Milão, o candidato de oposição, Giuliano Pisapia, um jurista de 62 anos, obteve 55% dos votos, conta 45% da prefeita candidata à reeleição com o apoio de Berlusconi, Letizia Moratti.
Em Nápoles, a avalanche oposicionista foi ainda mais espetacular: Luigi de Magistris derrotou Gianni Lettieri, do partido de Berlusconi, por 65,4 por 34,6%.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa em espanhol no site ABC.

SP Fashion Week promove desfile de dedos

Quer dizer: Não é bem um desfile. Videos ricamente produzidos apresentarão um verdadeiro desfile, não de modelos por inteiro, mas dos seus dedos, revelando as tendências do esmalte para a temporada primavera-verão.
Fiquei sabendo em "Coisas de Mulher", blog assinado por Marcela Cavalcanti, no portal DN ON LINE.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

População fumante aumenta no RN

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde em 2011, mostra que aumentou o número de fumantes no RN.
Em Natal, a proporção da população adulta fumante aumentou de 13,1% em 2009 para 13,4% em 2010.
O aumento foi maior na população masculina (18,0%) do que na feminina (9,5%).
Entre os natalenses, 5,7% da população fuma mais de 20 cigarros por dia. Esse nível é de 7,6% na população masculina e 4,1% na população feminina.
O percentual de fumantes passivos por domicílio ainda é alto no Brasil.
A média nacional fica em torno de 11,7% da população adulta brasileira.
Em Natal, esse percentual é ainda maior: 14,3%.
Apesar de fumarem menos, as mulheres de Natal sofrem mais com o fumo alheio.
Enquanto 7,4% das natalenses fumam, 17,6% da população feminina da capital é fumante passiva, contra 10,3% dos homens.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa de Controle do Tabagismo, promoverá amanhã, dia 31, uma ação de panfletagem em frente ao prédio da instituição para sensibilizar os profissionais em relação aos malefícios do cigarro.
A campanha Mundial de Controle do Tabagismo em 2011, tem como tema as 3 principais determinações da Convenção Quadro para Controle do Tabaco:
1) eliminar a exposição a fumaça do tabaco (ambientes coletivos livres da fumaça do cigarro);
2) regulamentar as embalagens dos produtos (mensagens sobre os riscos do tabagismo) e
3) apoiar os fumantes para deixarem de fumar (tratamento do fumantes na rede SUS).
A Convenção Quadro é um tratado internacional formado por 172 países, do qual o Brasil é signatário desde 2005.
O tratado também propõe o aumento dos impostos para reduzir o consumo do cigarro, o controle do conteúdo dos produtos, a proibição da propaganda de cigarro nos eventos culturais e esportivos e o apoio aos fumicultores no plantio de outros produtos.
Informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria estadual de Saúde.

Prove que você é bom em conhecimentos gerais

Está circulando na Internet a "prova" que o deputado federal Tiririca (PR-SP) fez a fim de provar que não é analfabeto e poder assumir o mandato.
Quem me mandou foi o amigo joão André:
Lá vai:

Vazaram as Questões da prova, que o Tiririca fez,
para assumir o cargo de deputado federal...
1 ) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
( ) aumentou a tanajura     ( ) botou água na fervura     ( ) engoliu a dentadura     ( ) segurou a coisa dura    
( ) aboliu a escravatura

2) Pedro Alvares Cabral _____________
( ) inventou o fuzil     ( ) engoliu o cantil     ( ) descobriu o Brasil     ( ) foi pra puta que o pariu     ( ) tropeçou mas não caiu


3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
( ) Pelo       ( ) Pentelho       ( ) Penugem       ( ) Pena       ( ) Cabelo

4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
( ) boates       ( ) zonas       ( ) cabarés       ( ) relinho       ( ) ciante

5)
Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
( ) sujo       ( ) de ferro       ( ) oco       ( ) largo       ( ) apertado
6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
( ) maminha       ( ) picanha       ( ) alcatra       ( ) lombo       ( ) carne do sol

7) Grande Bandeirante foi Borba _______
( ) Lebre       ( ) Zebra       ( ) Gato       ( ) Veado       ( ) Vaca

8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de ________
( ) Anda       ( ) Para       ( ) Corre       ( ) Dispara       ( ) Caminha

9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marquês de _________
( ) Galinheiro       ( ) Puteiro       ( ) Curral       ( ) Pombal       ( ) Chiqueiro

10) D. Pedro popularizou-se quando __________
( ) eliminou a concorrência
( ) decretou sua falência
( ) saturou a paciência
( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência

11)
Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
( ) Tang       ( ) Teng       ( ) Ting       ( ) Tong       ( ) Tung


12) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________
( ) Roxo       ( ) Preto       ( ) Branco       ( ) Rosa choque       ( ) Amarelo


13)
Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
( ) Volta Redonda       ( ) Fluminense       ( ) Flamengo       ( ) Botafogo       ( ) Vasco da Gama


14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
( ) Fiofó       ( ) Cu       ( ) Rego       ( ) Furico       ( ) Forevis

15) O mártir da independência foi Tira___________
( ) gosto    ( ) que está doendo    ( ) e põe de novo     ( )dentes     ( ) cabaço
16) D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
( ) Hortência volte!
( ) Eu dou por esporte!
( ) Como dói, prefiro a morte!
( ) Independência ou morte!
( ) Maria, endureceu! Que sorte!

Ipanguassu (RN): Parte dos desabrigados pelas enchentes volta pra casa

Das 163 famílias que tiveram de abandonar suas casas por conta da última enchente provocada pelo transbordamento do rio Pataxó, em Ipanguassu (RN), 96 voltaram pra suas casas - informou a Prefeitura.
Das 67 restantes, 26 estão em abrigos municipais e em casas de parentes, amigos ou cedidas.
Dois bairros continuam com pontos alagados - Maria Romana e Ubarana.
Das seis escolas onde as aulas foram suspensas para que pudessem servir de abrigo, três retornaram ao funcionamento normal.
As comunidades rurais de Taboleiro Alto e Lingua de Vaca ainda enfrentam dificuldades por conta da situação das estradas.
O prefeito Leonardo Oliveira revelou que está procurando agilizar o processo de liberação de recursos prometidos pelo governo federal.
Dados passados por Rodrigo Medeiros.

Dedé Santana sai da CTI, mas continua hospitalizado

O ator Dedé Santana, de 75 anos, deixou, ontem de noite, a CTI do Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, e foi transferido para um apartamento.
O ator sentiu-se mal quinta-feira, durante as gravações do programa "A turma do Didi" - informa o portal de O DIA.
Só na sexta-feira, porém, decidiu procurar um hospital.
Ele sofreu um hemorragia estomacal e perdeu muito sangue.
No momento, está sem previsão de alta.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem de O DIA.

Wilma admite: Tá difícil segurar Gustavo Carvalho no PSB

A ex-governadora Wilma de Faria reconheceu que não vai ser fácil segurar o deputado Gustavo Carvalho no PSB, partido pelo qual foi reeleito em outubro do ano passado.
Numa entrevista que concedeu a José Pinto Júnior e a Cefas Carvalho, do POTIGUAR NOTICIAS, a ex-governadora afirmou:
- Historicamente os partidos de oposição do Rio Grande do Norte têm uma situação complicada - declarou.
Na última conversa que teve com Gustavo, o deputado lhe disse que estava sendo pressionado para sair e isso a deixou preocupada.
Quanto ao futuro, a ex-governadora ainda não se definiu.
Tem sido estimulada a disputar a Prefeitura de Natal no próximo ano. E foi procurada para falar de 2012 por Carlos Eduardo, Fernando Mineiro, Fábio Faria e a própria prefeita Micarla de Sousa.
O texto integral da entrevista de Wilma está no blog do amigo Cefas Carvalho.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Alemanha decide fechar todas as suas usinas nucleares

O governo da Alemanha anunciou que está abdicando do uso da energia nuclear e se comprometeu a fechar todas as duas usinas até 2022 - informa o portal da VEJA.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo ministro do Meio-Ambiente, Norbert Röttgen, assinalando que a medida recebeu a aprovação da coalizão governamental.
- Queremos que a eletricidade do futuro seja segura e, ao mesmo tempo, confiável e econômica - proclamou a chefe de Governo, Angela Merkel.
Com essa providência, a Alemanha torna-se a primeira potência mundial a renunciar ao uso da energia nuclear.
CLIQUE AQUI para ler a nota completa.
Segundo o portal da Deustche Welle o projeto é fechar as usinas em 2021.
Só em caso de necessidade, as três mais novas continuarão até 2022.
(Foto: Reprodução do portal DW) Para conferir, CLIQUE AQUI. 

Cão que não late é normal ou anormal?

A resposta para essa pergunta encontrei hoje no blog "Bem-estar Pet", assinado por Valéria Feitosa, no portal do DIÁRIO DO NORDESTE.
Pelo que entendi, o fato de um cão não latir não quer dizer que ele esteja com problema.
Segundo o consultor em comportamento canino, Jackson Maciel, vale procurar um médico veterinário para verificar se existe ou não algum problema nas cordas vocais.
O fato de não latir pode significar que todas as pessoas com quem tem contacto sempre são tão amáveis, que não sente necessidade de latir para se expressar.
CLIQUE AQUI para ler a nota completa e conhecer o blog.

Tuiteiro se declara filho do presidente espanhol

Sou novo no twitter e ainda desconheço os macetes dessa ferramenta da Web.
Hoje estou começando a minha segunda semana.
Na madrugada passada me surpreendi com, pelo menos, duas mensagens a mim endereçadas.
Uma é procedente do endereço @karenroger333 e cujo nome seria "marcos la espana".
Curioso, fui lá. 
Para minha surpresa, dezenas de postagens com uma única mensagem em diferentes idiomas, inclusive em inglês, espanhol e português: "Eu sou filho do presidente espanhol".
Usa, inclusive, uma foto do primeiro ministro José Luis Zapatero, efetivamente presidente do governo da Espanha.
A segunda veio do endereço @botCorrea. 
Respondi pensando tratar-se de Rafael, filho da amiga jornalista Hilneth Correia.
Quando visitei a página tratava-se de uma ferramenta destinada a dar RT nos twitts que fazem referência ao presidente venezuelano Rafael Correa.
Para acessar CLIQUE AQUI

Alô garotas: As cores de esmalte que estão bombando nos salões

Neste outono-inverno estão em alta nos salões os tons pretos, cinzas, verdes, azuis e vermelhos-fechados.
Saiba mais, acessando o blog "Coisas de Mulher", assinado por Marcela Cavalcanti no portal DN ON LINE.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

domingo, 29 de maio de 2011

Série A: Quatro times com 100% de aproveitamento

Atlético Mineiro, Vasco, São Paulo e Corinthians celebram a segunda vitória consecutiva ao final da segunda rodada do Brasileirão da Série A.
Confira todos os resultados da segunda rodada:
Botafogo 1x0 Santos
Inter 0x1 Ceará
Avaí 1x3 Atlético Mineiro
São Paulo 1x0 Figueirense
Corinthians 2 x1 Coritiba
Bahia 3x3 Flamengo
Atlético Paranaense 0x1 Grêmio
Cruzeiro 1x1 Palmeiras
Vasco 3x0 América MG
Atlético GO 0x1 Fluminense
CLIQUE AQUI e veja a classificação geral no G1

LEIA TAMBÉM: 
Confira seus conhecimentos sobre o Brasileirão com o PVC.

Próximo jogo do ABC será no dia 3

Eu tinha dado a notícia equivocada ontem, após o jogo ABC 1x1 Salgueiro 1.
Não sei porque cargas d'água, escrevi que o terceiro jogo do ABC pela Série B seria terça-feira.
E nem me toquei do erro.
Só agora percebi, vendo o blog do amigo Ricardo Silva, no portal da TRIBUNA.
Será dia 3, o próximo compromisso do alvi-negro, contra o líder da competição - a Portuguesa.
Jogo difícilimo.
Lá no Canindé, 21 horas.
É claro que a Portuguesa é favorita. Mas, boto fé no time do ABC, apesar do jogo triste que fez ontem contra o Salgueiro.
Futebol não tem dessas coisas?
Quando a gente espera uma vitória certa, muitas vezes dá errado.
E quanto a gente acha que a vitória é zebra, às vezes (é raro claro), mas, às vezes - repito - ela vem.
Vamos fazer figa.
CLIQUE AQUI para acessar o blog do Ricardo Silva.
CLICANDO AQUI você verá a classificação da Série B após a segunda rodada no G1.

Amanda Gurgel anuncia novo "tuitaço" em defesa da educação

A professora Amanda Gurgel anunciou em seu microblog que haverá um novo tuitaço - - no próximo dia 31.
Pouco antes, ela anunciara participação num congresso no Rio de Janeiro e externou orgulho com a organização dos professores brasileiros.
CLIQUE AQUI para acessar o twitter de Amanda Gurgel

Bang-bang de traficantes causa seis mortes no Rio

Um tiroteio travado por traficantes na favela "Para Pedro", Rio de Janeiro, causou seis mortes e deixou, pelo menos, quatro feridos, segundo o portal G1.
De acordo com a polícia, um dos grupos tentou invadir a favela para assumir o controle dos pontos de venda de drogas. o outro reagiu.
CLIQUE AQUI para ver reportagem escrita e em video no portal G1.

Espanhóis mantêm protesto contra o desemprego e a corrupção

Milhares de espanhóis continuavam se manifestando contra o desemprego e a corrupção ocupando a Porta do Sol, em Madri, conforme registrado na foto abaixo, reproduzida do portal ABC.
A decisão foi anunciada após advertência da Polícia de que, a partir de terça-feira, poderá promover o uso da força com o objetivo de liberar a praça.
Essa ocupação foi iniciada no último dia 15.
Para ler a reportagem completa, em espanhol, CLIQUE AQUI.
Foto reproduzida do portal ABC

Outro "grandão" francês é acusado de assédio sexual

Desta vez foi o secretário de Estado da Função Pública, Georges Tron.
Acusado de assédio sexual por duas ex-subordinadas, ele anunciou sua renúncia neste domingo - revela o portal da FOLHA.
Tron, de 53 anos, tinha status de vice-ministro no gabinete francês e era, também, prefeito de Draveil, na região metropolitana de Paris.
O anúncio da renúncia foi feito em nota emitida pelo primeiro-ministro François Fillon/
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa no portal da FOLHA.
O portal do FRANCE SOIR estampa o escândalo em sua capa.
Para ler a notícia (em francês) CLIQUE AQUI.

Equador: Consulta popular enfraqueceu o presidente Correa

A parlamentar equatoriana María Paula Romo afirmou numa entrevista ao jornal EL COMERCIO que o resultado da consulta popular realizada no último dia 7 mostrou um país dividido e o presidente Correa enfraquecido.
- Antes ele era um líder nacional. Hoje é um líder regional - afirmou.
María Paula criticou a convocação da consulta, considerando-a uma manobra do presidente Correa para interromper o processo de institucionalização do país.
A parlamentar pertence à "Ruptura 25", instituição partidária de oposição ao presidente da República.
CLIQUE AQUI para ler (em espanhol) o texto integral da entrevista no portal do EL COMERCIO.

Enfim, aos 67 anos, agricultora de Apodi (RN) vê sua casa com energia elétrica

Acender uma lâmpada, tomar água gelada. O que para muita gente parece uma rotina que passa despercebida do cotidiano, para a agricultora Maria do Céu Alves da Costa, 67, é a realização de um sonho que demorou 60 anos pra ser concretizado. A moradora do Sítio Baixa do Tubarão, zona rural do município de Apodi, teve a grata felicidade de contar com a instalação de energia elétrica em sua residência na última semana.

“Era um sonho pra gente, víamos várias comunidades com energia e a gente no escuro, agora podemos tomar água gelada, guardar carnes e verduras na geladeira, assistir televisão, rádio e tudo o mais, isso é muito bom”, disse. A comunidade que conta com cerca de dez famílias recebeu da prefeitura de Apodi as caixas de energia, bem como instalação de fiação elétrica.

A prefeita de Apodi, professora Goreti Pinto entende a necessidade que enfrentava a comunidade “Sem energia a localidade não podia desfrutar de serviços básicos como beber água gelada, por exemplo, a chegada da energia garantira um maior conforto para essas famílias”, comentou Goreti. Todas as casas já estão com a instalação de energia elétrica.
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apodi.
Sítio Baixa do Tubarão: Enfim, a realização do sonho de uma vida

Ex-"trapalhão" Dedé Santana está com hemorragia gástrica

CLIQUE AQUI para ler reportagem no portal da FOLHA
(Foto: Reprodução Web)

PTC garante legenda a Dedé Luz para disputar a Prefeitura de Ceará-Mirim

Não será por falta de legenda que o ex-presidente da Câmara de Ceará-Mirim, Dedé Luz, deixará de disputar a Prefeitura do Município.
Quem me disse isso, hoje de tarde, foi o presidente estadual do Partido Trabalhista Cristão, Miguel Mossoró.
Mossoró disse enxergar na vocação política de Dedé e no projeto de trabalho que ele tem para Ceará-Mirim, uma grande chance para o PTC conquistar seu espaço no cenário político cearamirinense.
- Quem vai a Ceará-Mirim logo percebe um certo desencanto da população - disse Mossoró.
- Acredito que Dedé Luz tem todas as condições de se transformar no grande porta-voz do povo. Não somente para fazer ecoar mais alto o desencanto causado pela atual administração, mas também para comandar uma nova caminhada da população visando a retomada da Prefeitura.
Miguel Mossoró assinalou que só depende do ex-presidente da Câmara.
- Na hora que ele quiser, a ficha de filiação estará à sua disposição e à disposição de todos os seus amigos.

FIFA dá atestado de "ficha limpa" a Ricardo Teixeira

O dossiê encaminhado à FIFA com denúncias de que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria participado de um esquema de corrupção no processo de escolha da sede da Copa do Mundo em 2018 não tem nada provado contra ele.
Foi o que afirmou o secretário-geral Jérome Valcke - segundo informa o portal da VEJA, com base em notícia distribuída pela Agência Estado.
- Teixeira está completamente limpo - disse o secretário-geral.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Poster do ABC é o destaque da mais nova edição de "A BOLA"

Fiquei sabendo agora dessa notícia lendo o blog do amigo Marcos Trindade, no portal DN ON LINE.
Segundo Trindade, o poster, com foto de outro grande e talentoso amigo, Frankie Marcone, é da melhor qualidade e ilustra a reportagem sobre a conquista do bi-campeonato pelo ABC.
Claro: "A BOLA" não é só isso. Vale a pena saber mais.
CLIQUE AQUI para acessar o blog de Marcos Trindade.

Morre o avõ da prefeita Micarla de Sousa


NOTA DE FALECIMENTO
A prefeita Micarla de Sousa comunica o falecimento, aos 93 anos de idade, de seu avô paterno, José Paulino de Sousa, ocorrido na manhã desse domingo (29/05). 
Natural de Afonso Bezerra, José Paulino será sepultado no Morada da Paz (Emaús), logo após a celebração da missa que acontecerá às 16 horas no mesmo local.

FIFA: Candidato de oposição abandona a disputa

O presidente da Confederação Asiática de Futebol, Mohamed Bin Hamman, anunciou ontem que se retirava da disputa pela presidência da FIFA em pleito a ser realizado na próxima quarta-feira - informa o site BBC-Brasil.
Para este domingo, está prevista reunião do Comitê de Ética da FIFA com o objetivo de ouvir Hamman e o atual presidente Joseph Blatter, que trocaram acusações de corrupção.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem no site da BBC-Brasil.

Segurança pretende vigiar tropa da PM-RJ em tempo real

Numa entrevista ao jornal O DIA, o secretário de segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, anunciou que vai usar GPS para acompanhar cada passo da tropa da Polícia Militar.
Essa será apenas uma das medidas em implantação dentro do projeto de transformar o Rio na "capital da paz", com vistas à Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Outras medidas projetadas prevêem o aperfeiçoamento do atendimento do 190, e a redução dos índices de criminalidade, além de um novo enfoque na formação de policiais:
- É preciso entender que o policial era preparado para ir à guerra, agora ele tem que prestar serviço. Queremos o policial que tenha a população como cliente.
CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa.

Veja a capa do NOVO JORNAL neste domingo

Compre seu exemplar nas bancas ou faça uma assinatura
para recebê-lo em casa: 3221-4554.
CLIQUE AQUI para acessar a capa do dia.

Artigo de Paulo Afonso Linhares

ESTÁTUAS DE FUMAÇA

Paulo Afonso Linhares



          Durante o s oito anos de governo Lula armou-se contra ele uma oposição raivosa bem ao estilo da velha UDN que levou Getúlio Vargas ao suicídio, cujo núcleo duro era formado pelo PSDB, DEM e PPS. Com razoável conhecimento da máquina federal (o PSDB foi governo 8 anos e o DEM, sob as mais diversas denominações, é governo desde quando D. Afonso Henriques fundou o Reino de Portugal, quase quatro séculos antes das caravelas da esquadra de Cabral tocar o litoral deste país...), a oposição tem dado nó de tudo que é jeito, algumas vezes com coisas fundamentadas (como aquela história do mensalão, p. ex.), mas, na maioria das situações, eles construíram apenas portentosas esculturas de fumaça, como fazia a personagem famosa do escritor italiano Giovanni Papini, no conto “A Nova Escultura”, do seu livro Gog, aquele extravagante escultor que buscava nas esculturas engendradas a partir de rolos de fumaça, conceber a mais efêmera e transitória das formas de realização artística, pois acreditava que “a única solução plástica possível consiste em passar da imobilidade ao efêmero”.
            Assim, com rolos de fumaça transmudados em tijolos, que a oposição ao governo Lula erigiu a sua fortaleza. De fumaça eram, também, as suas estátuas de guerreiros. O grave é que, algumas vezes, esses factóides gerados a partir de poderosos recursos midiáticos (toda a grande imprensa, a partir da Rede Globo, o Estadão, a Folha de São, Paulo, a revista Veja etc., fizeram cerrada oposição ao governo Lula), posto quer voláteis estátuas de fumaças, complicaram muito a vida de Lula e de seus companheiros, quase todos imolados, a começar por José Dirceu, o condestável da coorte petista que chegou ao poder, passando por Genuíno, Gushiken e Antônio Palocci. Mais estranhamente ainda, foi o inusitado fenômeno de crescimento contínuo dos índices de popularidade do governo e mais ainda do próprio Lula, transformado ídolo popular poucas vezes equiparado “na história deste país”. Ou seja, quando a oposição armava o esquema e derrubava algum dos mais próximos colaboradores de Lula, este se fortalecia, de modo que no fim do seu segundo mandato obteve uma aprovação de 87% segundo pesquisa CNI-Ibope e 83% de acordo com o Datafolha, no mesmo período.
            Ao que parece, o ateliê da oposição voltar a funcionar a todo vapor, perdão, com a fumaça toda. Do nada, o jornal Folha de São Paulo - que vem mostrando um perfil cada vez mais conservador e muito distante daquela postura democrática e republicana que exibia diante da Ditadura Militar – engendrou um “sólido” factóide fumacento. O alvo, "last but not least" (último, mas não menos importante), é o ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, Antônio Palocci. Com manchete sensacionalista a Folha disse que Palocci havia, em quatro anos, multiplicado 20 vezes, prestando consultoria a empresas. Embora sem dizer diretamente, soltou o veneno. Claro, o chamado homo medius fica indignado por enxergar nisso alguma falcatrua, mesmo que a Folha não tenha dito que aquela evolução patrimonial teria origem ilícita. Mas, o homem comum não é o destinatário dessa ação política. Na verdade, essa matéria jornalística é apenas a senha para que deputados e senadores de oposição deflagrem uma série de pressões contra o governo e suas bancadas em ambas as casas do Congresso, sobretudo os manjadíssimos artifícios da criação de CPIs e da convocação do ministro Palocci para “explicar” a origem de sua fortuna, a despeito de ter ele demonstrado a lisura das consultorias que prestou a empresa privadas, antes de tornar-se ministro-chefe do Gabinete Civil. Aliás, para o nível da consultoria prestada por Palocci, comparada aos padrões internacionais, o dinheiro que sua firma de consultoria auferiu nesse – investido na compra de um apartamento e de uma sala-escritório - é uma merreca, mas para os padrões do homem comum brasileiro, parece ser muito dinheiro. É com isso que joga a oposição e sua parceira, a Folha de São Paulo.
            No entanto, dificilmente Palocci irá à Canossa, como quer a oposição que, minoritária e confusa, aposta suas fichas na traição que pode ocorrer na base governista, sobretudo vindo dos tantos fisiológicos que pululam nos partidos aliados da presidente Dilma, que tem-se mostrado firme na condução do governo, além de rápida e cortante nas suas decisões, o que faz com que os seus opositores do PSDB-DEM-PPS experimentem aquela sensação de “fool's paradise” (“paraíso dos tolos”) de que nos fala Shakespeare, num verso do seu Romeo and Juliet. Pano rápido.    

sábado, 28 de maio de 2011

Morre, de Aids, aos 62 anos, Gil Scott-Heron, inventor do hip-hop

O falecimento ocorreu, na noite deste sábado, no Hospital St. Luke, de Nova Iorque - imforma o portal do jornal espanhol EL MUNDO.
Sofrendo de Aids há duas décadas, ele pegou uma infecção em sua última excursão européia e, com o organismo debilitado, não resistiu ao tratamento.
Com 62 anos de idade, exercia grande influência junto às novas gerações, que o veneravam, e era considerado "incômodo", como músico e escritor, por setores mais conservadores.
CLIQUE AQUI se quiser acessar o texto (em espanhol) do portal EL MUNDO.
Scott-Heron sofria de Aids e, recentemente, pegou uma infecção
(FOTO: Reprodução)

Lupércio: "O ABC foi bisonho, em certos momentos"

O comentarista da 98 FM, Lupércio Luiz, afirmou que o ABC foi reprovado no jogo que acaba de terminar, no Frasqueirão, em que cedeu o empate para o Salgueiro de Pernambuco.
- O time teve um comportamento estranho. diferente, bisonho em certos momentos - disse.
De acordo com Lupércio, nem de longe lembrou o time que jogou na partida anterior.
Assinalou que o ABC recuou, enquanto o Salgueiro, mesmo sem grandes estrelas, jogou de forma aberta, apresentando um conjunto que chamou a atenção.
Lupércio chegou a dizer que, se tivesse de haver um vencedor, este deveria ser o time pernambucano.


PRÓXIMOS JOGOS:
O ABC vai a Campinas (SP) pegar a Portuguesa, na próxima terça-feira, às 21 horas.
O Salgueiro receber em casa o Duque de Caxias, sábado, às 16:20.

Concurso 1287 da Mega acumula

Ninguém acertou as dezenas sorteadas hoje pelo concurso 1.287 da Mega-Sena:
11 - 12 - 31 - 33 - 42 - 52

Salgueiro vai arrancando um empate no Frasqueirão

Aos 38 do segundo tempo, o Salgueiro (PE) empata o jogo com o ABC no Frasqueirão, em Natal: 1x1.
O gol do ABC foi de Eliomar Bombinha e o do Salgueiro, de Fagner.
Desde que o segundo tempo começou que Lupércio Luís vem dizendo: O ABC está decepcionando a frasqueira.
Fez um primeiro tempo razoável. Mas, no segundo, não tá com nada.
Público pagante, segundo a 98 FM: 6.197.
Não pagante: 472.
Sobe a placa: 4 minutos de acréscimo.

Potiguar ganha duelo brasileiro em las Vegas

O potiguar Gleison Tibau venceu, hoje, em Las Vegas (Estados Unidos), o duelo brasileiro contra o pernambucano Rafaello "Trator" Oliveira.
A luta terminou no segundo round.
Depois de um primeiro round muito equilibrado, logo no começo do segundo o potiguar acertou um "mata-leão" no pernambucano que, sem saída, pediu o fim do confronto.
CLIQUE AQUI e acompanhe a cobertura do SPORT TV.

Onofre Lopes ganha nova área de internação com 6 andares e 202 leitos

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) inaugurou neste sábado (28), seis dos nove andares do novo Edifício Central de Internação.
Na obra, foram gastos aproximadamente R$ 20 milhões, provenientes de investimentos dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Participaram do evento o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, a governadora Rosalba Ciarlini, o então reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo, a vice-reitora, Ângela Paiva, o Secretário Executivo da Presidência da República, Swedenberger Nascimento, os deputados federais Felipe Maia, Henrique Alves, João Maia e Fátima Bezerra, os estaduais Getúlio Rêgo e Hermano Morais. E o secretário de Saúde Pública, Domício Arruda e a adjunta da pasta, Ana Tânia Sampaio.
Em seu discurso, o reitor Ivonildo Rêgo ressaltou a importância da atuação da bancada federal na destinação de emendas que contribuíram para a estruturação da entidade. 
- Quando se trata de UFRN, a nossa bancada é um partido. Agradeço o trabalho e a dedicação de todos na busca por recursos - comentou o reitor.
Para o deputado Felipe Maia, o HUOL é referência em atendimento a população no Rio Grande do Norte, por isso deve estar sempre bem estruturado.
- Ao longo do meu mandato procurei garantir emendas para a saúde. Para o Hospital Universitário destinei recursos no valor de R$ 300mil. Hoje vejo no que tudo se transformou e fico orgulhoso com o resultado - ressaltou o parlamentar.
No Edifício Central de Internação funcionarão 250 leitos, no entanto, somente 202 foram entregues, uma vez que três andares estão em fase de conclusão.
De acordo com o diretor do HUOL, Dr. Ricardo Lagreca, os novos pavimentos representam o novo conceito de se tratar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
Informações da Assessoria de Imprensa do deputado Felipe Maia (DEM).
O ministro Garibaldi Filho, deputados Felipe Maia e Henrique Alves
com outros convidados conhecendo as novas instalações
com o ex-reitor Ivonildo Rego (FOTO: S. Lobato)

Arrependido, Ronaldo Soares diz que Ivan Jr. "é sem futuro, covarde e bem ruim"

Li as declarações do ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares, sobre o atual, Ivan Júnior, a quem escolheu pra sucedê-lo, no blog de Aluízio Lacerda, super lido em todo RN, especialmente no Vale do Assu.
Ronaldo fez o desabafo numa entrevista ao programa "Registrando", apresentado por Régis de Sousa.
Segundo Aluízio, ele "fragmentou" relatório da CGU apontando desvios e irregularidades registrados na atual gestão assuense e "mais uma vez desculpou-se por ter tido a infeliz iniciativa" de ter apresentado Ivan Júnior como candidato à sua sucessão.
CLIQUE AQUI para ler o texto completo da nota no blog de Aluizio Lacerda.

Sucesso do Brasil faz bem à América Latina, diz o presidente do BID

O presidente do BID é Luís Alberto Moreno, colombiano.
BID é o Banco Interamericano de Desenolvimento.
A declaração acima ele fez numa entrevista à BBC-Brasil, em Buenos Aires, aonde foi lançar o livro "La década de América Latina y el Caribe".
Lembrando que o Brasil é dos países que têm mais vizinhos  o mundo, Moreno lembrou que o destino brasileiro continua essencialmente ligado ao dos outros países da América Latina.
Ele defende que a América Latina faça o que nunca fez: Pensar a longo przo e investir em educação e infra-estrutura.
CLIQUE AQUI para ler a entrevista na íntegra.

Serra na convenção do PSDB: "Não se pode perder a fé no Brasil"

Frase publicada no twitter do deputado Rogério Marinho (RN) e atribuída ao ex-governador de São Paulo, José Serra, hoje, na Convenção Nacional do partido, em Brasília:
- Eleição se perde e se ganha; o que não se pode perder é o caráter; são os princípios; é a fé no Brasil.
E ainda:
- Os escândalos estão tirando o PT do noticiário político.
CLIQUE AQUI para acessar o twitter de Rogério Marinho. 

PSDB cria Conselho Político sob o comando de Serra

A Convenção Nacional do PSDB formalizou, hoje, a criação de um "Conselho Político" cujo comando entregou ao ex-candidato presidencial, José Serra.
Também fazem parte do conselho, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os governadores Marconi Perillo (de Goiás) e Geraldo Alckmin (de São Paulo) e o presidente nacional do partido, hoje reeleito na mesma convenção, deputado Sérgio Guerra (PE).
Para presidir a Fundação Teotônio Vilela, foi eleito o ex-governador do Ceará e ex-senador, Tasso Jereissati.
Na reportagem que publica sobre o assunto, O GLOBO afirma que esse cargo, o de presidente da Fundação Teotônio Vilela, entre a Tasso Jereissati, era o que José Serra almejava.
- Mas, foi derrotado - assinala.
CLIQUE AQUI querendo ver a reportagem completa no porto de O GLOBO.

São Gonçalo: Valdivan abre a fila para vice de Poti

Não me comprometam.
Vi essa notícia agora  no blog do amigo Idelfonso Farias: O ex-vice-prefeito Valdivan Aurino Tinoco está colocado como alternativa para voltar a disputar o cargo, como companheiro de chapa de Poti Júnior.
Diz ele (Idelfonso):
- Valdivan estará no primeiro lugar da primeira fila.
CLIQUE AQUI se quiser ler a nota completa no blog de Idelfonso.

Ari Cunha: Meta de Lula é disputar o governo de São Paulo

Notinha curta e direta que vi agora no blog de Ari Cunha no portal do CORREIO BRAZILIENSE:
- Ex-presidente Lula da Silva mexe os pauzinhos. Deseja ser governador de São Paulo. Rui Falcão e José Dirceu dão-se as mãos e trabalham pela eleição do ex-presidente da República.
Se existe alguém em Brasília que sabe das coisas, um é Ari Cunha.
CLIQUE AQUI e acesse o blog dele no portal do CORREIO.

Egito condena Mubarak por haver cortado a Internet e a telefonia durante protestos de rua

O ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak foi condenado a pagar uma indenização, à Fazenda Pública, equivalente a 33 milhões e meio de dólares por haver determinado a suspensão dos serviços de Internet e de telefonia móvel durante as manifestações de rua que precederam sua renúncia nos meses de janeiro e fevereiro.
Segundo o portal ABC, com base em informação distribuída pela agência estatal Mena, a multa foi aplicada por um Tribunal administrativo e alcança também o ex-primeiro ministro Ahmed Nazif e o ex-ministro do Interior, Habib al Adli.
Essa é a primeira sentença judicial emitida contra o ex-presidente do Egito, que renunciou no dia 11 de fevereiro.
CLIQUE AQUI se quiser ler (em espanhol) o teor integral da reportagem no ABC.

Surge na Internet o movimento "Sou mais Micarla"

Tá, ainda, incipiente. Começando. Será que vai pegar?
Particularmente, acho que a prefeita merece essa força.
Agora, Micarla também precisa fazer a parte dela.
Há pouco, no twitter, vi o amigo Aluízio Lacerda perguntando:
- Quantos dos que gritam “Fora Micarla!” votaram nela em 2008?
Uma boa parte, sem dúvida.
Estão achando bom gritar? Reconhecendo que erraram?
Sob o meu ponto de vista, não.
Ninguém gosta de reconhecer que erra, ou que errou.
O problema maior pode, inclusive, está aí.
O povo não quer admitir que errou e joga toda a responsabilidade pelo seu desapontamento sobre os ombros dela.
Como se não bastassem os problemas inerentes à própria administração pública.
Todos nós erramos, inclusive Micarla.
Por que não?
Agora – repito - ninguém gosta de reconhecer que erra.
Até porque, quase sempre, só erra quem entra na batalha querendo acertar.
A questão fica complicada, tanto para o povo, quanto para a prefeita, porque só existe uma maneira de começar a corrigir o erro.
Reconhecendo.
Permanecer no erro, insistir no erro, além de agravá-lo, ainda esconde as coisas certas e boas que a gente faz.
Sinceramente: Bem que Micarla podia dar uma chance ao povo.


LEIA TAMBÉM:
PSTU nega lançamento da candidatura de Amanda Gurgel

Sai a Bíblia de nº 100 milhões pela Sociedade Bíblica do Brasil

O exemplar de nº 100 milhões da Bíblia, só na gráfica da Sociedade Bíblica do Brasil, localizada em Barueri (SP) foi encadernada quinta-feira, dia 26 - informa o portal da FOLHA.
A gráfica dedica-se, exclusivamente, à impressão da Bíblia, nas mais diferentes versões (tem uma até para surfistas) e nos mais diferentes idiomas - português, inglês, espanhol, árabe, hebráico e latim, entre outras.
São entre 30 mil e 40 mil livros sagrados por dia, o equivalente a uma Bíblia impressa a cada 3 segundos.
A Sociedade Bíblica do Brasil é a sucursal brasileira da United Bible Societes.
CLIQUE AQUI se quiser ler o texto integral na FOLHA.

LEIA TAMBÉM:
Carioca casado com paraibana enfrenta problema nos Estados Unidos.

Teste com PVC (Estadão/ESPN) seus conhecimentos sobre o Brasileirão

CLIQUE AQUI e acesse o teste no portal do ESTADÃO


Eu confesso: São dez peruntas. Não acertei resposta alguma. Tou por fora.

Empresa da filha de Serra cresceu 50 mil vezes em 42 dias

Está na Internet uma resposta aos que têm criticado o ministro Antônio Palocci pelo fato do seu patrimônio ter crescido 20 vezes em quatro anos.
Vi agora na GAZETA DO OESTE que, por sua vez, se baseia em noticiário do blog http://osamigosdobrasil.com.br.
Na matéria, cujo título reproduzo lá em cima está dito:
Verônica Allende Serra criou uma empresa (Decidir.com Brasil) no dia 8 de fevereiro de 2000, com capital social de R$ 100,00.
Isso mesmo: cem reais.
No dia 20 de março do mesmo ano, o capital foi aumentado para R$ 5 milhões, o que corresponde a um aumento de 50 mil vezes em 42 dias.
Na época Serra era ministro da saúde do governo FHC.
CLIQUE AQUI se quiser ler o texto completo no portal da GAZETA.

O blog "Os amigos do Brasil" é assinado por Helena Sthephanowitz. Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.

E Paulo de Tarso, em? Tá ajudando ou desajudando a Rosalba?

Tenho ouvido e lido comentários sobre o papel desempenhado no governo pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes.
Quase todos caminham numa direção:
- Não têm jogo de censura... é inflexível... arrogante...
Até piadas, envolvendo respeitáveis figuras, zombando da postura do secretário por conta da inarredável defesa que faz do respeito às leis, já ouvi.
Conheço Paulo de Tarso, de longe. 
Se não estou equivocado, a última vez que falamos um com o outro, muito rapidamente, foi em 1986, em algum momento da campanha governamental.
Acho que, talvez por temperamento, Paulo tem, de fato, a cara trancada.
Agora, pra mim, por mais cheio de espinhos que seja, não há outro caminho para o RN buscar soluções para a gama de problemas que tem acumulado.
“Resolver” problema passando por cima da lei, na realidade, não resolve. Complica ainda mais. Agrava.

Médicos do RN terão palestra sobre judicialização da saúde

Hospital Walfredo Gurgel, através do Núcleo de Educação Permanente, realizará, nesta terça-feira (31), às 19h, no auditório do hospital, a palestra “Judicialização da Medicina e da Saúde”.
O evento não requer inscrições e é aberto a todos os médicos do hospital. 
O tema será abordado pelo assessor técnico em Direito Médico-Hospitalar e professor de Medicina Defensiva da Escola Paulista de Direito, Inamar Torres.
Segundo ele, a palestra é direcionada apenas aos profissionais da saúde da rede hospitalar estadual, mas já está em preparação um evento maior e de público mais abrangente, a ser realizado no segundo semestre deste ano.
“Nesse outro momento, a intenção será integrar o Hospital Walfredo Gurgel e o público externo de médicos e juristas”, informou Torres.
Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde.

Negros e indios ganham 20% das vagas no serviço público do RJ

Segundo o portal de O DIA, o governador Sérgio Cabral (PMDB) assinará decreto com essa determinação no próximo dia 6.
A medida valerá para os próximos concursos públicos.
Com essa decisão, o governo do Rio de Janeiro pretende prestar uma homenagem ao ex-senador Abdias Nascimento, um dos líderes do movimento negro no Brasil, que morreu no dia 24.
CLIQUE AQUI se quiser ler a notícia completa no portal de O DIA.

Quem "dilia": Cebolinha e Mônica se apaixonam

Aos 52 anos, personagens memoráveis de Maurício de Souza, Cebolinha e Mônica, chegam a adolescência e promovem uma guinada na relação conflituosa que sempre tiveram: Estão apaixonados.
E não é que Cascão e Magalí também estão de namoro.
Tudo isso está na edição da "Turma da Mônica Jovem" que chega às bancas neste final de semana.
Vi a notícia no portal de O GLOBO e a compartilho com você. CLIQUE AQUI.

EM INSTANTES
Negros e indios ganham 20 das vagas no serviço público do RN

Dois acidentes graves abrem o fim de semana no RN

Um foi entre Patu e Messias Targino. Um motoqueiro, cuja identidade ainda não foi revelada, bateu num animal e teve morte no local - informa o portal DN ONLINE.
Comentário meu:
Esse negócio de animal solto nas estradas nunca termina bem.
É um problema seríssimo, inclusive aqui na Grande Natal.
Na noite do dia 18, ainda cedo, fui a São Gonçalo. Na descida da ladeira de Santo Antônio, várias vacas. Área de estrada escura... um perigo.
Agora o outro acidente, também noticiado no DN ONLINE: Foi aqui, perto de Macaíba.
Um gol bateu num ônibus e, apesar do socorro ter exigido a presença, não só do SAMU, mas também do Corpo de Bombeiros, não houve vítimas fatais.
CLIQUE AQUI para checar a nota completa no DN ONLINE.

Veja a capa do NOVO JORNAL neste sábado

Compre o NOVO JORNAL na banca mais próxima
ou faça uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554
CLIQUE AQUI para acessar a capa do dia.

Machadão acolhe hoje festa do PROERD diplomando 12 mil jovens

O governo do Estado espera promover, neste sábado, dia 28, um mega-evento no Machadão, na festa de diplomação de mais 12 mil jovens estudantes de escolas públicas que concluiram o curso de agentes multiplicadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas, PROERD.
Será às 16 horas, com a presença dos concluintes, suas famílias e amigos, além da governadora Rosalba Ciarlini, do secretário de Defesa Social, Aldair da Rocha, e o comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé Araújo Silva.
A coordenadora do PROERD, tenente coronel, Margarida Brandão Fernandes, assim resumiu a programação, conforme a assessoria de Imprensa do Governo do Estado:
- Nosso evento contará com formatura dos estudantes, apresentações musicais, quadrilha junina da prevenção e apresentação de ações militares.
- Será uma bonita festa, onde reforçaremos nossa intenção de continuar trabalhando em prol da vida, alertando sobre os riscos das drogas e formando agentes multiplicadores das nossas ações.

Rosalba tem dois compromissos oficiais neste sábado

9h - Local: Natal/RN.
A governadora Rosalba Ciarlini participa da cerimônia de inauguração do Edifício Central de Internação do Hospital Universitário Onofre Lopes.

19h - Local: Natal/RN.
A governadora Rosalba Ciarlini participa da Sessão Solene de transmissão de cargo da reitoria da UFRN.


Nota minha:
Não está aí na agenda, mas, numa matéria que darei em seguida, com base em informação da Assessoria de Imprensa do governo do Estado, é anunciada a presença da governadora, também, a festa de formatura do Proerd, hoje, às 16 horas, no Machadão. 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ENEM: 1,8 milhão de inscritos em 5 dias

Vi a notícia no portal da VEJA. Nesta sexta-feira, o número de inscritos para as provas do ENEM chegou 1 milhão e 800 mil em 5 dias.
As inscrição continuarão sendo recebidas até o dia 10 de junho.
As provas serão em outubro, nos dias 22 e 23.
CLIQUE AQUI e veja a reportagem no portal da VEJA.

Muda coordenação dos Juizados Especiais Federais no RN

O Juiz Federal Marco Bruno Miranda, titular da 3ª Vara Federal, foi escolhido o novo coordenador dos Juizados Especiais Federais no Rio Grande do Norte.
A indicação foi do pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
O Juiz Federal Marco Bruno também integra a Coordenação Geral do Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais como representante da 5ª Região.
A 5ª Região compreende o Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba).
O FONAJEF é vinculado a Associação dos Juízes Federais (AJUFE). Essa é a segunda vez que o magistrado participa da Coordenação.
Informações da Supervisão de Comunicação da JFRN.

Garibaldi (pai) faz 88 anos e recebe o carinho de auxiliares e da família

O senador Garibaldi Alves (PMDB) completou hoje 88 anos
de idade hoje. Em seu gabinete, os funcionários promoveram
uma festa para celebrar a data. A esposa do senador,
Vanice Alves; e sua filha, Maria das Graças Alves, participaram dos festejos.

RN participa da convenção nacional do PMDB Mulher

Será amanhã, das 9 às 15 horas, no Centro de Convenções do Hotel San Marco, em Brasília.
O Rio Grande do Norte estará representando pela coordenadora estadual, Vânia Maria de Medeiros Bezerra e pela jornalista Tânia Mendes.
A deputada federal Fátima Pelaes , do Amapá, deverá eleita para a coordenação nacional do PMDB Mulher, devendo suceder sua colega de Goiás, Maria Elvira.