terça-feira, 1 de novembro de 2011

UFRN avalia os primeiros 20 anos do Mercosul

Em uma parceria dos departamentos de Ciências Sociais, Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, acontece, entre os dias 3 e 5 de novembro, o II Seminário Internacional de Estudos sobre a América Latina, com o tema “20 anos de MERCOSUL: balanço e perspectivas”.
A criação do Mercosul pelo Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, teve como palco circunstâncias políticas e comerciais bem diferentes das atuais. 

Inicialmente voltado à integração econômica e comercial, o tratado se vê atualmente mais direcionado aos aspectos políticos e sociais das relações entre seus membros, do que para seus projetos de integração.
Tendo em vista a importância que o tratado possui para a América Latina e as dificuldades enfrentadas para sua concretização de fato, o seminário pretende fazer um balanço desse processo de junção regional, analisando avanços e desafios que o bloco enfrenta.
Também serão alvo de discussão outros processos, como a Alternativa Bolivariana para os Povos da América (ALBA) e União Sul-americana de Nações (UNASUL), numa tentativa de incentivar a produção de estudos e pesquisas voltados para a América Latina.
Para os interessados, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da UFRN pelo SIGAA no link “extensão”, clicando em seguida no link “inscrições online”. 

As atividades do encontro serão realizadas no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). 
Divulgação da AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.