quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Ronda Cidadã" contemplará 23 bases da Polícia Comunitária em Natal

Aldair da Rocha: Compromisso com a verdade

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio da Coordenadoria de Programas para a Cidadania (CPCID), promoveu nesta quarta-feira (9), o 2º Encontro do Programa “Comunidade em Paz”, na ONG Vivei, bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal.
Lideranças comunitárias, religiosas, comerciantes e moradores da área ouviram explicações e discutiram com as autoridades sobre o andamento do programa Comunidade em Paz, que já reduziu 20% do número de ocorrências em Jardim Progresso, Planície das Mangueiras e Parque dos Coqueiros.
O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, abriu o evento reafirmando o compromisso do Governo do Estado em promover ações de combate à criminalidade, ressaltando que a participação dos populares é muito importante para que seja criado um grupo de discussão acerca dos problemas que afligem cada comunidade.
Aldair da Rocha destacou o trabalho que vem sendo feito pela Coordenadoria de Programas para a Cidadania (CPCID), sob o comando do tenente-coronel Jânio Marinho da Silva, e também pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), que tem à frente o soldado PM Kleber Maciel de Farias Júnior, estatístico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O secretário foi muito aplaudido quando deixou clara sua intenção de trabalhar com a verdade:
“Nós não estamos aqui para brincar, nem para enganar ninguém. Nossa estatística mostra a verdade, doa a quem doer. Não vamos esconder a verdade. Quando percebemos que existem os problemas e onde eles acontecem com mais freqüência, direcionamos nossas ações para inibir a criminalidade. Nunca houve isso no Rio Grande do Norte, tanto que, quando aqui cheguei, convidado pela governadora Rosalba Ciarlini, não havia uma estatística feita de forma séria, não existiam dados sobre a realidade da nossa segurança pública e hoje já estamos trabalhando a partir dessas análises estatísticas”.
Ficou claro na reunião que o programa “Ronda Cidadã” será implantado em 23 Bases de Polícia Comunitária já existentes na capital. Inicialmente, três delas já estão em funcionamento: no projeto-piloto do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, nas comunidades de Parque dos Coqueiros, Planície das Mangueiras e Jardim Progresso. Cada uma das 23 Bases receberá uma viatura tipo Astra, dois computadores - sendo um notebook, além de móveis novos, que proporcionarão conforto e funcionalidade aos policiais e moradores das áreas beneficiadas.
Essa parte da zona Norte foi escolhida para iniciar o "Comunidade em Paz" a partir do estudo feito pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), que apontou ser esta região da cidade a mais necessitada de uma presença mais firme do policiamento ostensivo, para inibir a criminalidade e, consequentemente, oferecer uma maior sensação de segurança para a população. 
Informações de fotos distribuídos pela Assessoria de Comunicação da Sesed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.