quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Paciente cardíaco ganha tratamento dentário no Walfredo Gurgel

Publicidade

Evitar infecção generalizada e doenças do endocárdio. Foi com este objetivo que o Hospital Walfredo Gurgel e a Universidade Potiguar (UNP) formalizaram um convênio para tratamento dentário dos pacientes internados com indicação de cirurgia cardíaca valvar.
O trabalho de parceria teve início em outubro passado e já atendeu cinco pacientes.
Segundo o cardiologista da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiológica do hospital, Ademar Alexandre, “essa iniciativa é importante porque se o tratamento dentário vier a ser feito após a cirurgia, uma bactéria pode atingir a corrente sanguínea e se alojar na válvula cardíaca”.
O processo de contaminação da válvula cardíaca por bactérias presentes na boca pode prejudicar de forma grave a membrana interna do coração (endocárdio), deixando o músculo debilitado, evoluindo para um choque cardiogênico (quando a função de contração do coração fica deprimida) e levando ao óbito. As patologias também atingem pacientes diabéticos.
Em todas as situações, ir a um dentista a cada seis meses é a melhor forma de prevenção.
Para o diretor geral do Hospital Walfredo Gurgel, Mozar Dias de Almeida, “esse convênio vem agilizando o fluxo para a realização das cirurgias dos pacientes cardíacos”.
Atualmente não há, no Walfredo, fila de pacientes à espera por tratamentos dentários.
Divulgação da Assessoria de Comunicação da SESAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.