sábado, 12 de novembro de 2011

Artigo de Paulo Tarcísio Neto

Como proteger-se do câncer

A doença de nosso presidente Lula parece ter causado verdadeira comoção nacional. Ao ver que até mesmo aquele que foi, por quase uma década, o 1º cidadão brasileiro, pode adquirir um câncer, nos faz pensar que também podemos padecer do mesmo mal. Esse fato parece óbvio quando explicitamente escrito, mas trata-se de algo “soterrado”, no dia a dia, nas entranhas de nosso inconsciente. Nunca achamos que pode ocorrer com a gente.
Acredito que dois fatores estão por trás de grande parte do medo da população quando o assunto é câncer. Primeiro, sua alta mortalidade e seqüelas mutilantes. Nesse sentido, nunca podemos esquecer que a maioria dos cânceres, quando precocemente diagnosticada e tratada, evolui para a cura completa, de modo que nosso medo não deve ser de ter um câncer, mas de tê-lo e não saber disso.
Segundo, o caráter parcialmente incerto das neoplasias. Proteger-se do câncer é como proteger-se de ladrões: não existe nenhuma medida de segurança que seja 100% eficaz contra ladrões, mas, nem por isso, deixamos nossas casas sem portas nem cadeados, ao contrário: sabemos que quanto mais medidas de segurança criarmos, menor a probabilidade de sermos assaltados. Do mesmo modo é o câncer, não há nada que façamos ou deixemos de fazer que nos dê 100% de certeza que não vamos ter câncer, mas quanto mais saudável for nossa vida, quanto mais construtivos forem nossos hábitos – desde o plano físico, passando certamente pelos pensamentos e sentimentos que cultivamos – menor a probabilidade de ele ocorrer.
Nesse curto texto, dedico algumas linhas a talvez um dos piores hábitos quando o assunto é câncer: o cigarro. Fumar é o mesmo que deixar nossa casa sem portas, nem janelas, com a chave na ignição do carro e uma faixa no muro em letras garrafais dizendo “Ladrão, por favor me assalte!” Pode-se dizer que mais de 90% dos pacientes com cânceres de “boca e garganta” – onde se enquadra o câncer de nosso presidente – são tabagistas e etilistas, sem falar do câncer de pulmão e de inúmeros outros ligados ao cigarro.
Existem medidas que podem auxiliar o indivíduo no abandono do fumo, como medicações antidepressivas (pra reduzir o “mal estar” e tristeza), adesivos de nicotina, pequenos hábitos como mascar chiclete etc. No entanto, nada substitui a Vontade do indivíduo. Não faz nenhum sentido a afirmação de que “se eu quisesse, eu parava, não paro porque não quero”, pois a parte mais difícil não é parar de fumar, mas querer fazê-lo. A parte difícil é ter força de vontade e coragem. Converse com seu médico sobre parar de fumar, conscientize-se do mal que o cigarro pode causar a você e às pessoas que ama e... coragem.

Paulo Tarcísio Neto
Medicina UFRN
Dúvidas e comentários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.