sábado, 5 de novembro de 2011

Artigo de Paulo Tarcísio Neto

Somos arquitetos de nossa própria saúde
 Logra grande maturidade o homem que se dá conta que, na vida, nada de realmente bom virá facilmente. “Tudo o que vem fácil, vai fácil”, diz-se na cultura popular. Basta sabermos que a maioria dos ganhadores da mega-sena fica pobre novamente em 5 anos mais ou menos. Recentemente, tornou-se conhecida uma máxima, pela boca de famoso jornalista brasileiro: “Saúde e paz; o resto a gente corre atrás!”
Segundo tal filosofia de vida, por assim dizer, temos que lutar por tudo aquilo que queremos e não esperar que a vida nos dê nada de bandeja, a não ser saúde e paz. Esse é o primeiro de uma série de artigos sobre saúde que escreverei neste blog, sempre aos sábados, e sinto desde já dizer-lhe, amigo, que até mesmo a saúde – e por que não, a paz? – é uma conquista e não um prêmio ou castigo dado aos homens pelos deuses.
Há exceções de pessoas doentes “de berço”, ou aquelas que não estão “nem ai” pra saúde e morrem de velhice. Tratam-se de exceções que, simplesmente, justificam a regra: a saúde não é obra do acaso, mas uma conquista lograda dia a dia por meio de nossos hábitos. Devemos, para tanto, compreender um pouco mais das leis que regem nosso corpo.
O intuito desses artigos que, honradamente, escreverei no Blog de Paulo Tarcísio, é ajudar às pessoas a compreender um pouco mais sobre si mesmas e, compreendendo as leis que as regem, possam cuidar de sua própria saúde. Mas, desde já, lhes garanto que não há, conhecida pelo homem, nenhuma fórmula mágica, nenhum elixir da longa vida, nem mesmo reza ou água benta que tire do ser humano a sua responsabilidade sobre si mesmo, sobre seu corpo e sua mente. Somos arquitetos de nosso próprio destino.
Paulo Tarcísio Neto
Medicina UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.