segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UFRN põe em debate a presença judaica no Nordeste do Brasil

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza nesta quinta-feira, 3, no auditório da Escola de Ciência e Tecnologia, o evento intitulado “A Presença Judaica no Nordeste Brasileiro”. 
A abertura está marcada para as 9h. 
O encontro pretende apresentar resultados de pesquisas recentes sobre o período conhecido como marranismo, a Inquisição no Brasil e o “retorno” de descendentes de cristãos-novos (judeus convertidos ao cristianismo), os marranos, para a religião judaica.
De acordo com a organização do evento, a região Nordeste aparece como o principal cenário das recomposições religiosas do judaísmo. 

As inscrições podem ser feitas pelo portal do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN pelo endereço www.sigaa.ufrn.br.
O evento contará com a presença de Nathan Wachtel, considerado por alguns como um dos maiores especialistas do judaísmo e suas problemáticas. 

Wachtel produziu uma consistente produção bibliográfica que se impôs rapidamente como uma referência obrigatória sobre as questões relativas à Inquisição, memória e identidades coloniais na América do Sul. 
Ele debaterá a temática com antropólogos, historiadores e pessoas interessadas.
Divulgação da AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.