quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Presença judaica no Nordeste brasileiro em estudo na UFRN

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), em parceria com o programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove o evento “A Presença Judaica no Nordeste Brasileiro” a ser realizado no dia 3 de novembro, a partir das 9h, no auditório “A” do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN.
O evento apresentará resultados de pesquisas recentes sobre o Marranismo, a Inquisição no Brasil e o “retorno” de descendentes de cristãos-novos para religião judaica. Os dois especialistas da questão que irão debater com antropólogos, historiadores e interessados são Nathan Wachtel e Anita Novinsky.
Americanista e precursor das aproximações entre história e antropologia, Nathan Wachtel desenvolveu, ao longo dos anos, uma consistente produção bibliográfica que se impôs rapidamente como uma referência obrigatória sobre as questões relativas à inquisição, memória e identidades coloniais na América do Sul.
Anita Waingort Novinsky, diretora do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo, desenvolveu trabalhos pioneiros sobre a História Colonial e, especialmente, sobre os processos oriundos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.
As inscrições para o projeto de extensão com direito a certificado pode ser feita na página www.sigaa.ufrn.br (extensão). Mais informações no telefone: (84) 3342-2242.

Divulgação da AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.