sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Servidor de Parnamirim (RN) anuncia conquista

Recebi de Alexander Brito Barbosa a seguinte mensagem:
Em votação realizada em 15 de dezembro na Câmara de Vereadores foi aprovada, por meio de uma emenda apresentada pelo SINTSERP através do mandato do vereador Gildásio Figueiredo, o reajuste de 15,29% nos salários dos profissionais do magistério, com base no índice de reajuste do piso.
Esclarecemos que o piso defendido pelos profissionais do magistério e entidades representativas, para uma jornada de até 40 horas e formação em nível médio, é de R$ 1.312,85. Aplicado o índice, este passará a ser de R$ 1.513,58.
Informamos ainda que o disciplinamento da lei do Piso deverá ser feito por meio da lei que estabelecerá Plano de Carreira. Portanto essa foi apenas uma etapa vencida. A luta continua!
Que em 2011 nossa firmeza de própositos nos ajude a alcançar aquilo que almejamos.
Um Feliz 2011 à todos!

Prefeito de Assu deve esclarecer, hoje, como anda sua relação com Ronaldo Soares

O prefeito de Assu, Ivan Júnior, será o entrevistado desta sexta-feira, dos apresentadores do programa "Panorama do Vale", Rodrigo Medeiros e Nelson Dantas, na Rádio Princesa do Vale.
O programa é transmitido das 18 às 19 horas e poderá ser acompanhado via Internet no site www.radioprincesadovale.com.br.
Os ouvintes podem fazer perguntas, inclusive antecipadamente via e-mail (panoramadovale@hotmail.com) ou via twitter: www.twitter.com/PanoramaDoVale.
Uma pergunta cuja resposta é aguardada com expectativa é sobre o estágio em que se encontra, hoje, a relação política entre Ivan Júnior e o seu antecessor, Ronaldo Soares.
Qualquer que seja essa resposta, não há quem possa assegurar que o estágio atual conseguirá resistir ao embate eleitoral de 2012.
Ah, outra coisa sobre o programa. Quem quiser poderá fazer pergunta, também, por um desses telefones: (84) 3331-1222 ou 3331-1223.

Sistema usado no novo pavilhão da Penitenciária de Alcaçuz impede abertura de túneis

Nota emitidada pela Secretaria do Interior, Justiça e Cidadania do RN revela que a tecnologia utilizada no novo pavilhão inaugurado hoje na Penitenciária Estadual de Alcaçuz é a mais moderna do país e considerada sem risco de fuga.
A nota cita o engenheiro José Antônio da Nóbrega, da própria Secretaria, afirmando:
- O concreto usado na construçào dos monoblocos é o CAD (concreto de alto desempenho) e o acabamento foi feito com GRC, um concreto de alta resistência. Assim, não existe a possibilidade de serem cavados túneis.
Nóbrega acrescenta que, além de não haver risco de fuga, a segurança é maior para os agentes penitenciários, por não haver os contactos com os detentos".
O novo pavilhão foi construído pela Verdi Construções S. A., de Porto Alegre-RS, em 120 dias, e custou 10 milhões, 980 mil reais de recursos orçamentários do RN.

Alcaçuz ganha pavilhão de real segurança máxima

A Penitenciária Estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes (Alcaçuz), em Nísia Floresta, está ganhando hoje mais 402 vagas, com a inauguração do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga.
Construído em monoblocos de concreto de alta resistência, segundo o secretário de Justiça, Leonardo Arruda, o novo pavilhão ocupa uma área construída de 2.880,31 metros quadrados, dispondo de 52 celas, duas das quais individuais de isolamento, além de instalações para administração, alojamento e vestiário dos agentes, espaço para triagem, depósito de lixo, estação de tratamento de esgotos, salas multifuncionais, salas de aula, solários e parlatórios.
Para garantir a segurança operacional, a circulação dos detentos é separada dos agentes prisionais, que abrem e fecham as portas das celas, bem como controlam e operam todas as instalações elétricas e hidráulicas por uma passarela superior.
Ainda de acordo com Leonardo Arruda, o novo sistema, adotado em alguns estados brasileiros, é o mais moderno do país e considerado sem risco de fuga. O concreto usado na construção dos monoblocos é o CAD (concreto de alto desempenho) e o acabamento feito com GRC, um concreto de alta resistência. Assim, não existe a possibilidade de serem cavados túneis.
As instalações hidráulica e elétrica são externas, para que os internos não possam ter acesso, e o mobiliário é resistente a vandalismo. Entre elas serão colocadas passarelas para que os agentes possam circular sem ter contato com os detentos e controlar a abertura e o fechamento das celas.
As celas possuem pintura permanente, as paredes não permitem perfuração e a rede elétrica é planejada para funcionar com equipamentos que consomem pouca energia. As janelas são em grade de aço temperado.

Domício Arruda aceitou a Secretaria de Saúde

Ufa, estou lendo aqui no DN ON LINE.
O urologista Domício Arruda, ex-presidente da Unimed, aceitou o desafio de assumir a Secretaria Estadual de Saúde.
É um grande nome.

CLIQUE AQUI e leia mais no site do DN.

Artigo de Paulo Afonso Linhares

LULA: ADEUS OU ATÉ LOGO
PAULO AFONSO LINHARES

            Lembra o poeta italiano G. Leopardi (1798-1837) que "[...] Ninguém se sente tão completamente desiludido com o mundo, nem o conhece tão profundamente, nem o odeia tanto que, observado por ele com benevolência num instante,  não, se sinta em parte reconciliado com ele". É justo com essa percepção que pode ser observada as nuances daquilo que já se pode mencionar agora como a "Era Lula", que se finda com esse ano da graça de 2010. Sim,  Luiz Inácio Lula da Silva, o carismático nordestino que governou este país nos últimos oito anos, deixa  a presidência da República com  índice recorde de popularidade, segundo aferição de múltiplos institutos de pesquisa de opinião. Claro, essa instigante performance tem servido de pano de fundo para muitas especulações sobre a permanência de Lula no poder ou o seu breve retorno à suprema magistratura da nação, à presidência da República, porquanto a presidenta Dilma Rousseff apenas estaria, nos próximos quatro anos, "guardando o lugar de Lula". Nada disso. 
            Aliás, em recente aparição pública, o próprio Lula cometeu ato falho que pretendia voltar em 2014 à presidência. Claro, essa é daquelas coisas que as pessoas até podem desejar, mas nunca dizer. Mesmo para o mais popular líder político da história republicana mais recente, Lula não tinha outra saída senão desmentir suas próprias afirmações e ficou o dito pelo não dito. Aliás,  a emenda foi pior que o soneto, pois Lula, noutro ato falho até compreensível pelas tantas emoções desses estertores do mandato presidencial, afirmou que a presidenta Dilma Rousseff seria sua candidata à reeleição em 2014. Não precisava chegar a tanto, pois nesse próximo quadriênio muita coisa vai acontecer.
            As especulações não param sobre o destino do ex-presidente Lula e o que fará doravante. Ora, as opiniões são as mais díspares e os disparates propriamente ditos são enormes, como é o caso da afirmação de que "Lula agora vai ser o presidente da ONU", cargo para o qual até já fora convidado. Nada disso, a começar pelo fato de que a Organização das Nações Unidas não tem um presidente pois é dirigida executivamente pelo Secretário-Geral que, em regra, é um diplomata de carreira. Claro, fora da presidência da República dificilmente Lula ficará na completa inatividade, devendo participar de missões internacionais com outros ex-chefes de Estado ou personalidades famosas do mundo dos negócios e das artes, a exemplo de Nelson Mandela, Bill Clinton, Jimmy Carter, Bill Gates etc., além de curtir merecidamente sua aposentadoria, ele que viveu intensamente a atividade política nos últimos 30 anos, certamente dedicando pouquíssimo tempo para a família e mesmo para si próprio.
            Lula deixa a presidência da República laureado, em todos os sentidos, pois nunca o Brasil caminhou tão bem como nesses virtuosos 8 anos de mandato do ex-presidente Lula. Por isso, ele não precisa pleitear mais qualquer cargo eletivo, retirando-se com a subida elegância de um Mandela que, entendendo como cumprida a sua missão para com sua pátria, optou pela sombra que agasalha os justos. Claro, Lula pode ainda fazer muito pelo Brasil, mas nunca à frente do governo da República ou coisa que o valha. Cumpriu brilhante e surpreendentemente a sua missão, para gáudio da civilização nordestina. Ave, Lula.

Rosalba ainda continua sem secretário de saúde

Não está fácil para a governadora Rosalba Ciarlini conseguir um nome capaz de descascar um dos três piores abacaxis de sua administração - a Secretaria de Saúde.
Esta, no momento, é a sua prioridade. Ela está vendo a hora assumir sem ter conseguido um nome capaz de ajudá-la no desafio de resgatar a credibilidade do sistema de saúde pública do Rio Grande do Norte.
Não sei se a governadora teve oportunidade de ler comentário feito sobre o assunto pelo médico Ricardo Curioso.
É muito difícil conseguir alguém que consiga melhorar a situação da saúde pública do RN, preservadas as circunstâncias atuais de falta de vontade política para enfrentar o problema.

2010 termina sem que tenha havido a prometida licitação para o setor de transporte urbano

Compromisso emblemático da prefeita Micarla de Sousa, ainda como candidata, a licitação para o setor de transporte urbano de Natal, prometida e acenada como garantia de um serviço de qualidade, foi mais uma vez adiada.
Agora fica pra daqui a seis meses.
Ou seja: A Prefeitura teve 24 meses para elaborar um "Plano de Mobilidade Urbana" e não conseguiu.

Pesquisa Consult aponta transmissão da SIM TV como a melhor do Carnatal 2010

Os números da pesquisa estão sendo divulgados no site da MIXMIDIA.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

TV Mossoró anuncia parceria com a TV Assembléia para transmitir a posse de Rosalba Ciarlini

Recebo da amiga Lúcia Rocha, da TV Mossoró, a seguinte informação:

- A TV Mossoró transmite neste sábado, dia 1º, a posse da governadora Rosalba Ciarlini, a partir das 18 horas, ao vivo, em parceria com a TV Assembléia. As imagens da TV Mossoró são exibidas em Mossoró, Areia Branca, Grossos e Tibau em cabal aberto e, pela internet, no site: www.tvmossoro.tv.br

Show para fechar o ano no Praia Shopping

O projeto "Ilha de Música" (da África, Redinha, Natal - Brasil) comemora o encerramento do ano com uma apresentação no Praia DShopping, a partir das 17 horas - informa o produtor cultural Zé Dias.
Na sequência da programação, apresentações especiais de Lulinha Alencar, Khrystal e Daniel Leiros.

Le Monde diz que são muitos os desafios de Dilma

O jornal francês LE MONDE dedica um editorial de primeira página aos desafios da presidente eleita do Brasil, Dilma Roussef, que toma posse amanhã.
Segundo o site da BBC-Brasil, o jornal reconhece que a presidente vai receber um país melhor do que o recebido, há oito anos, pelo seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.
Mas, destaca:
- A educação continua pobre e desigual. O sistema de saúde funciona em duas velocidades. Violência e insegurança corrompem as metrópoles. A corrupção e o nepotismo na vida pública corroem um país no qual a política é, muitas vezes, vista, apenas, como um meio de se enriquecer.
CLIQUE AQUI para ler um resumo do editorial no site da BBC.

Sonho de Roberto Carlos, o craque, é treinar o Real

O jogador Roberto Carlos afirmou que o seu sonho é vir a ser treinador do Real Madri após encerrar sua carreira de jogador profissional.
Numa entrevista ao jornal esportivo espanhol AS, Roberto manifesta a expectativa de fazer um grande ano, agora em 2011, no Corinthians; e encerrar sua carreira de jogador, em 2012, em um clube dos Estados Unidos.
O site do JORNAL DO BRASIL está disponibilizando um resumo da entrevista. CONFIRA.

AINDA HOJE AQUI NO BLOG:

Penitenciária de Alcaçuz ganha pavilhão de real segurança máxima.

Namoro ou Amizade? Paula Fernandes aceita convite de Roberto Carlos e vai desfilar na Beija Flor

A cantora Paula Fernandes confirmou que vai desfilar na "Beija Flor" a convite de Roberto Carlos.
O "rei" é o tema enredo da famosa Escola de Nilópolis.
CLIQUE AQUI e leia nota publicada no site de O DIA.

No site de O GLOBO, Paula Fernandes diz que namoraria Roberto Carlos. CONFIRA.

NOVO JORNAL expõe fim de governo nada tranquilo


Compre o NOVO JORNAL nas bancas.
Para recebê-lo em casa, faça uma assinatura.
Telefone: 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.


Semopi e EIT assinam contrato das primeiras obras voltadas para a Copa de 2014

A Secretaria Municipal de Obras e a EIT (vencedora da licitação) assinaram nesta quinta-feira, dia 30, o contrato para a realização das primeiras obras de mobilidade urbana de Natal com vistas à Copa de 2014.
As obras representarão investimento superior a 137 milhões e 900 mil reais, com recursos do PAC, e se destinam à readequação do sistema viário, dotando-o de um corredor de ônibus para interligaçào das Zonas Norte, Sul e Oeste.
Segundo o secretário da Semopi, Sueldo Florêncio, só esse primeiro lote de obras já resultará numa melhor fluidez do trânsito.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem publicada no site da Prefeitura.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Não acredito em mudança da Constituição só para beneficiar Paulo de Tarso ou Betinho Rosado

Não entendo de Tribunal de Contas. O que sei é que, ao longo do tempo, na realidade, os seus conselheiros são nomeados mediante indicação política.
É quase um prêmio, grande e sonhado prêmio, pra quem tinha QI.
Uma exceção, de tempos em tempos, ocorre quando surge uma vaga a ser preenchida por uma indicação do quadro de procuradores da Casa. Ou será dos auditores? De uns ou dos outros.
Bom... Na realidade, não chega bem a ser uma exceção. Mas, deixa prá lá.
Tudo isso ocorria, quando essas coisas eram tidas como normais. Quando a sociedade chegava até a bater palmas para os privilegiados que tinham a prerrogativa de criar cargos para os seus.
Hoje não é bem assim.
Mas, o fato é que este ano, por diversas notas que li em jornais, blogs, colunas, vai surgir uma vaga no Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte.
Essa vaga será decorrente da aposentadoria compulsória do Conselheiro Alcimar Torquato.
E, pelo que se diz, também, pelo texto legal em vigor, deverá ser preenchida por um indicado pelos procuradores do Tribunal.
Acontece que, nos mesmos jornais, blogs e colunas que noticiam a abertura da vaga, vejo ser noticiado, também, com a maior naturalidade do mundo, que está sendo urdida uma manobra visando a apresentação e aprovação de uma emenda à Constituição Estadual acabando com a prerrogativa dos procuradores (ou dos auditores) do TCE de terem o direito de fazerem indicação de candidatos ao cargo de conselheiros.
Com isso, na nomeação do sucessor de Alcimar, a difícil tarefa caberia, única e exclusivamente, à governadora eleita Rosalba Ciarlini que, já agora, estaria num grande dilema: Quem indicar? Seu assessor e futuro chefe do gabinete civil, Paulo de Tarso Fernandes? ou o seu cunhado Betinho Rosado?
A última vez que li sobre isso foi há pouco, no blog do amigo Aluízio Lacerda, de Assu. Quem quiser conferir a nota de Aluízio Lacerda, basta CLICAR AQUI.
Lá eu deixei o seguinte comentário:
"Prezado Aluízio: Não é a primeira vez que leio matéria sobre este assunto. Tenho me recusado a acreditar que isso esteja ocorrendo nos dias de hoje. Se fosse ontem, era o natural, a prática corriqueira. Mas, hoje, sinceramente. Esse tipo de manobra não pega bem. Mudar um texto constitucional para beneficiar uma pessoa ou outra? Com todo respeito aos pretensos beneficiados, isso seria uma imoralidade. Pelo que conheço tanto de Paulo de Tarso quanto de Betinho Rosado, também não acredito que, a essa altura da vida pública de ambos, eles se prestem a tal comprometimento de suas respectivas biografias".

Zé Dias quer todo mundo hoje no show de Khrystal

É com essa foto exuberante do show de KHRYSTAL
no Macahadão, no último dia 25.12, que convido vocês
para o show desta quinta, 30.12, as 20:30hs,
no Praia Shopping Musical onde ela apresentará seu
"Misto de Maracatu". Vamos lotar o Praia Shopping.

Mega da virada deve passar de R$ 200 milhões

O site de O DIA do Rio de Janeiro informa que o volume de apostas feitas até a noite de quarta-feira já assegurava um prêmio de 200 milhões.
As apostas podem ser feitas até às 13 horas de amanhã, pelo horário de Natal, 14 horas, pelo horário de Brasília.
O sorteio será transmitido ao vivo pela TV: 20 horas, horário de Brasília; 19 horas, horário de Natal.
Boa sorte pra todos.
CLIQUE AQUI e leia mais no site de O DIA.

Justiça Federal considera ilegal redução de pensão por parte da Previdência Social

Decisão da Justiça da 15ª Vara Federal de Pernambuco determinou ao INSS que suspenda o desconto mensal que vinha fazendo no benefício de uma viúva a pretexto de atender recomendação do Tribunal de Contas da União sob a alegação de que a pensão estava acima do teto.
Na mesma decisão, o INSS foi notificado a devolver tudo o que já tinha descontado  no prazo de 90 dias.
A pensionista, de 83 anos, entrou na Justiça porque, até março, recebia 3.112 reais.
Entretanto, recebeu uma carta dizendo que a pensão seria reduzida para 2.661 e que a quantia recebida a mais seria descontada em cinco anos.
Revoltada, ela bateu às portas da justiça e teve o seu direito reconhecido.
A notícia está sendo dada, em manchete de primeira página, na ediçào desta quinta-feira do jornal O DIA, do Rio de Janeiro.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem completa.

Polícia tem pista, mas não divulga, sobre os pistoleiros que executaram Carlinho do Alto

O jornal GAZETA DO OESTE informa que a Polícia está em diligência para tentar localizar e prender suspeitos da emboscada e da execução, ontem de manhã, do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrogues, Carlinho do Alto.
A suspeita não foi divulgada para não atrapalhar as investigações.
Há quem diga que o crime tenha ligação com a política do Vale do Assu, mas não são conhecidos os argumentos que embasariam esse e ntendumento.
Carlinho era casado e tinha duas filhas. Uma delas, de 16 anos, estava com ele no carro na hora da emboscada e nada sofreu.
A execução também recebeu manchete, de primeira página, do jornal O MOSSOROENSE.

CLIQUE AQUI e acesse o site da GAZETA DO OESTE.

CLIQUE AQUI para acessar o site de O MOSSOROENSE.

Missa de 7º dia de dona Noilde será amanhã

A missa de 7º dia do falecimento da professora Noilde Ramalho será celebrada amanhã, dia 31, às 9 horas, na Catedral Metropolitana.

Getúlio diz que não se dispôs a ser um mero pastorador da Secretaria de Saúde

O deputado Getúlio Rego afirmou que não se sentiu atraído pelo cargo de secretário estadual de Saúde porque o "arcabouço" jurídico do Estado não lhe dá autonomia - informa nesta quinta-feira a coluna "Notas & Comentários", do jornal TRIBUNA DO NORTE.
- O gestor é um pastorador - enfatizou o parlamentar.
Para o deputado, que é médico, a burocracia inviabiliza as açòes dos gestores e dificulta respostas rápidas à população sobre problemas graves.

Ou seja: O caos da saúde não tem jeito. É de onde está pra pior.

Só existe a alternativa que foi colocada aqui no blog, como resultado de uma afurmação que ouvi do dr. Ricardo Curioso:

- O secretário de Saúde tem que ser alguém que possa tratar a governadora de você. Se for alguém que precise pedir audiência ao secretário de Planejamento e Fazenda na hora em que precisa de recursos; ou alguém que, pra falar com a governadora, tenha que pedir audiência ao Gabinete Civil, não sai do canto.

CLIQUE AQUI e leia a nota completa.

Novo documento de identidade será lançado hoje

Est;á previsto para o meio dia desta quinta-feira, na sede do Ministério da Justiça, em Brasilia, o lançamento da noca Carteira de Identidade.
A solenidade terá a p;resença do presidente Lula.
O novo documento conta com vários mecanismos de segurança, além de um chip colm todas as informações do portador, inclusive impressões digitais.
CLIQUE AQUI e acesse reportagem completa no site do JORNAL DO BRASIL.

DENTRO DE INSTANTES:

Polícia busca suspeitos da emboscada e execução do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues, Carlinho do Alto.

Falta de grana no cofre estadual ainda pode comprometer o pagamento, diz o NOVO JORNAL

Faça uma assinatura e receba
o NOVO JORNAL em casa. Telefone: 3221-4554.
Para acessar a capa da edição do dia CLIQUE AQUI.
Você pode comprá-lo, também, nas bancas.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cantora holandesa encanta com o gingado da MPB

O nome dela é Margie Rikhof.
Apaixonou-se pela música de João Gilberto e acaba de gravar um DVD em Amsterdã (Holanda) só com música brasileira.
Margie esteve no Brasil no ano passado, tendo feito algumas apresentações em Fortaleza.
Hoje, o DIÁRIO DO NORDESTE lhe dedica ampla reportagem.

CLIQUE AQUI para conferir.

Sepultamento do ex-vice-prefeito de Alto Rodrigues assassinado será amanhã

Vi agora no blog de Aluizio Lacerda que vai ser amanhã o sepultamento do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues, Carlinhos do Alto, assassinado hoje de manhã.
O horário ainda não foi anunciado.
A nota foi postada no blog de Aluízio Lacerda às 15:40, momento em que ainda não se tinha informação sobre a necrópsia realizada no ITEP de Mossoró.
CLIQUE AQUI para acessar o blog de Aluízio Lacerda.

Ronaldo volta a presidir Câmara de Ceará-Mirim

A Câmara de Ceará-Mirim vai empossar sua nova mesa diretora no próximo sábado, às 15 horas.

É a seguinte a nova composição

PRESIDENTE: Ronaldo Venâncio Marques Rodrigues
VICE-PRESIDENTE: Júlio César Soares Câmara
1º SECRETÁRIO: Franklin Marinho Barbosa de Queiroz Júnior
2º SECRETÁRIO: Renato Coutinho

Eu só queria entender (*)

Há dois anos por essa época, em todas as conversas, um tema que não passava em branco tinha relação com a “venda” da conta “movimento” da Prefeitura de Natal ao Banco do Brasil. R$ 40 milhões de reais.
Na verdade, não era bem uma venda; era mais um aluguel, pois o compromisso da Prefeitura era o de deixar a sua conta nos cofres do Banco do Brasil pelo prazo de 60 meses.
Como não poderia deixar de ser, essa transação provocou uma acentuada polêmica sob os mais diferentes ângulos.
Questionava-se, por exemplo, se, eticamente, Carlos Eduardo, podia efetiva-la. Por que? Porque, a não ser pela necessidade imediata de ter dinheiro em caixa, era o tipo do negócio que dizia muito mais respeito aos seus sucessores, do que a ele próprio que estava em final de mandato.
Afinal, faltando uma semana, dez dias, pra deixar a Prefeitura, pouco ou quase nada ele deveria ter a ver, sobre onde é que os seus sucessores, nos 60 meses seguintes, deixariam depositado o suado dinheirinho da Prefeitura de Natal.
Mas, o certo é que ele, não apenas vendeu; ou melhor, “alugou” a conta, como recebeu o dinheiro: 40 milhões de reais. Recebeu e utilizou. Pelo que se disse na época, parte para pagar uma indenização à Caixa Econômica Federal (locatária da conta até então); parte para cobrir um saque que tinha sido feito no Fundo da Previdência Municipal; e, o que sobrou, foi usado para completar a folha de pagamento do mês de dezembro de 2008.
Eu não vou aqui entrar no mérito de discutir nem de julgar se o que ele fez foi certo ou se foi errado. Mas, de um esclarecimento, certamente, o contribuinte de Natal está necessitando: se em 2008, venderam ou, vá lá, “alugaram” a conta da Prefeitura de Natal por 60 meses e só se passaram 24, como é que já estão vendendo ou, mesmo, alugando outros 60 meses.
Ou seja: Micarla já está vendendo 60 meses na frente dos outros 60, vendidos por Carlos Eduardo, que só terminarão em 31 de dezembro de 2013?
Pois vejam bem: Se os 60 meses vendidos por Carlos Eduardo começaram em 1º de janeiro de 2009, ao final do atual mandato de Micarla a 31 de dezembro de 2012, só terão passado 48 meses. Para 60 meses, ainda ficarão faltando 12. Exatamente os 12 meses de 2013. Quem será o prefeito na época?
Bom... pouco interessa. Pelo menos agora. Isso aí, na verdade, já é outra questão. Pode ser Micarla, pode não ser. Mas, o esclarecimento que o contribuinte natalense está precisando agora é sobre o período a que se referem esses 60 meses da conta movimento da Prefeitura de Natal, que a prefeita Micarla de Sousa acaba de anunciar que negociou com o BB. E qual o período a que se referem os outros 60 meses, negociados no fim de 2008, pelo ex-prefeito Carlos Eduardo.

(*) Artigo que assino na edição desta quarta-feira do NOVO JORNAL.

Assassinato do vice-prefeito de Alto do Rodrigues pode ter sido encomendado

A suspeita de crime por encomenda no assassinato do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues, conhecido por Carlinho de São José ou Carlinho do Alto, foi admitida pelo comandante do Policiamento do Interior, coronel Reinaldo, segundo informa o blog do jornalista Rodrigo Medeiros, apresentador do programa "Panorama do Vale", na Rádio Princesa do Vale (Assu).
Carlinho foi assassinado hoje de manhã, na chamada "Estrada do óleo", entre Carnaubais e Alto do Rodrigues.
O carro em que viajava, acompanhado pela esposa e uma filha, foi abordado por quatro pistoleiros anunciando que se tratava de um assalto.
Contudo, só dispararam contra ele e fugiram sem nada roubar.
CLIQUE AQUI e leia o relato de Rodrigo Medeiros.

Amanhã será o último dia de expediente bancário

A rede bancária terá amanhã, dia 30, o seu último dia de atendimento ao público em 2010.
No dia 31, sexta-feira, os bancos funcionam somente internamente para fechamento de balanço.

Assassinado ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues

Foi agora de manhã. Carlinhos do Alto foi assassinado na estrada entre Alto do Rodigues e Carnaubais.
O ex-vice-prefeito estava num gol e viajava com uma filha que nada sofreu. Ele levou vários tiros de espingarda calibre 12.
CLIQUE AQUI e leia mais no site DN ON LINE.

Adriano desfila no Rio com Porsche de 470 mil

Às vésperas de voltar a Roma, o "imperador" Adriano desfilou por ruas do Rio de Janeiro tripulando um Porsche Cayenne branco, modelo 2010, que custa cerca de 470 mil reais - informa o site de O DIA.
A apresentação do jogador na Roma já está atrasada, sendo prevista para a próxima sexta-feira.
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem no site de O DIA.

Henrique Alves critica projeto de Alexandre Padilha

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, recusa-se a acreditar na decisão do futuro ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de tomar do PMDB a Funasa e a Secretaria de Assistência à Saúde - informa em seu site o jornalista Cláudio Humberto.
Ele disse que ouviu essa queixa da boca do próprio Henrique que ainda acrescentou:
- Para quem foi ministro da Articulaçào Política e sabe o que isso significa, é um mau começo.
CLIQUE AQUI e acesse o site de Cláudio Humberto.

Castidade até o casamento melhora desempenho

Um estudo da Associação Americana de Psicologia indica que os casais que sustentaram a castidade até a noite de núpcias desfrutam de relacionamento mais estável e feliz do que aqueles que mantiveram relações sexuais antes do casamento.
O estudo foi publicado na revista especializada Journal of Family of Psychology - informa o site de O GLOBO.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Felipe chega ao Rio dizendo que quer conquistar quatro títulos com o Flamengo

Procedente de Lisboa chegou ao Rio na noite de ontem o goleiro Felipe.
Ele disse que vai disputar quatro campeonatos pelo Flamengo e chegou animado para ganhar os quatro.
CLIQUE AQUI e acesse a cobertura do site de O GLOBO.

Turista americano achado morto com suspeita de overdose em Copacabana

O turista americano Victor Vincent, 24 anos, procedente de Nova Iorque, foi encontrado em adiantado estado de decomposição num apartamento da Av. Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana.
A Polícia foi acionada por vizinhos, incomodados com o mau cheio que saia do apartamento.
No local foram encontrados dois cachimbos utilizados para consumo de crack, garrafas de bebida alcoólica e compromidos de estimulantes sexuais.
Diante do cenário encontrado, a polícia trabalha com a suspeita de que a morte foi provocada por consumo excessivo de álcool e drogas.
Não havia sinais aparentes de violência. A morte teria ocorrido há uma semana.
CLIQUE AQUI e acesse a reportagem completa no site de O GLOBO.

Estado do RN paga dezembro hoje e amanhã

O governo do estado do RN efetuará hoje e amanhà o pagamento do mês de dezembro dos servidores estaduais da administração direta e indireta.
Hoje recebem os servidores ativos da Secretaria de Eucação, Polícia Militar, Corpo de Bmbeiros, Emater, Secretaria de Planejamento e aposentados do magistério.
Amanhã receberão os demais.

Guamaré contrata show de 270 mil para o reveillon

O show do reveillon em Guamaré terá três bandas ao custo de 274 mil e 800 reais.
Segundo a coluna "Notas & Comentários", da TN, as bandas contratadas foram: Curtição, Amigos Sertanejos e Garota Safada.

Governo de Rosalba está de olho nos servidores à disposição de outros órgãos

Três notas em diferentes colunistas, de jornais também diferentes, me chamaram a atenção neste começo de manhã de quarta-feira.
Em O MOSSOROENSE, na coluna de Emery Costa, li as duas primeiras:
1 - A Emproturn está com os dias contados. A governadora eleita recebeu proposta para extinguí-la.
2 - Só a Secretaria de Saúde tem 2.900 funcionários colocados à disposição de outros órgãos. Leram bem? Dois mil e novecentos.

A terceira nota tem relação com essa segunda. Estou lendo (e transcrevo) da coluna de Woden Madruga, na TRIBUNA DO NORTE:

O título: "Servindo abacaxi".

O texto:

- O futuro secretário de Administração, Manoel Pereira, afia a peixeira para descascar alguns caçuais de abacaxis. Entre eles, um dos mais azedos, é a questão dos funcionários que, pertencentes à determinada secretaria, estão à disposição de outros órgãos. Até em prefeituras e em repartições fora do Rio Grande do Norte.

E continua:

- Um dos casos mais graves é o de agentes da Polícia Militar lotados em repartições civis. Fala-se que há um batalhão acantonado na Assembléia Legislativa e uma companhia no Tribunal de Justiça. Davam para dobrar o contingente de dezenas de delegacias da capital e do interior. Tem até coronéis fora da caserna.

Veja a capa do NOVO JORNAL nesta quarta-feira

Para receber o NOVO JORNAL em casa
ou acessá-lo na Internet, faça uma assinatura.
Telefone: 3221-4554. À venda em todas as bancas
 de Natal. Para acessar a capa do dia, CLIQUE AQUI.

Rendimento da poupança é o pior do que o de 2002

O rendimento da Caderneta de Poupança em 2010 deve ficar em torno de 6,9% - informa o site do CORREIO BRAZILIENSE.
Descontada a inflação, a renda da poupança não chegará a 2%: ficará ao redor de 1,57%, bem menos que os 2,9 registrados em 2002.
CLIQUE AQUI e leia a notícia completa no site do CORREIO BRAZILIENSE.

Mais uma execução relacionada com uso de droga

Desta vez, a vítima foi Josafá Neves Cordeiro, de 36 anos, cuja morte está anunciada (com foto) na manchete de capa da GAZETA DO OESTE nesta quarta-feira, 29/12.
- Homem é executado a tiros na Favela do Fio.
Foram tiros de revólver 38 e de espingarda caseira. A vinculação da execução com dívidas junto a traficantes resulta de declarações feitas à polícia por um irmã de Josafá.
CLIQUE AQUI e acese o site da GAZETA DO OESTE.

"Gatos" voltam ao Tranquilim

Essa informação está estampada em manchete de capa na edição desta quarta-feira,  29/12, do O MOSSOROENSE.
- Ligações clandestinas refeitas no Tranquilim.
E assinala a chamada:
- Menos de uma semana após operação da Cosern para retirada de todas as ligações clandestinas da favela do Tranquilim, moradores da comunidade começaram a reinstalar os chamados "gatos".

CLIQUE AQUI e acesse o site de O MOSSOROENSE.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Saúde do Estado só reconhece que deve à Coopmed o mês de novembro

A Secretaria estadual de Saúde distribuiu nota, hoje, dia 28, informando ter pago nesta terça-feira à Coopmed a fatura relativa aos serviços prestados no mês de outubro.

Assinala que o pagamento de novembro aguarda a liberação de recursos e destaca que o pagamento de dezembro não pode ser considerado em atraso.

A nota ressalta ainda que, de acordo com a Lei8.666/93, os serviços só poderão ser paralisados quando ocorrer atraso de pagamento superior a 90 dias, o que não é o caso atual.

O texto integral da nota é o seguinte:

“A respeito das últimas notícias veiculadas na imprensa local sobre o atraso no pagamento e a possibilidade de paralisação dos médicos que integram a Coopmed (Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte) contratados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), para prestar serviços de alta e média complexidade em hospitais do SUS, além de fornecer médicos plantonistas, esclarecemos o seguinte:

O pagamento referente ao mês de outubro já foi efetuado nesta terça-feira (28) pela SESAP, e o mês de novembro está esperando a liberação dos recursos por parte da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN).

Os médicos não foram pagos ainda, porque os recursos destinados à saúde são insuficientes para manter o pagamento em dia, como acontece em todo o país.

Informamos ainda que todos os contratos desta secretaria estão sujeitos a Lei n. 8.666/93, inciso XV do art. 78, que explica que só poderia haver paralisação dos serviços, se houvesse atraso no pagamento superior a 90 (noventa)  dias, o que não se aplica a situação.

Esclarecemos ainda que o mês de dezembro não se configura como atraso, visto que o mês não foi encerrado”.

Benes se reelege presidente da Femurn

O prefeito de Lajes, Benes Leocádio, foi reeleito presidente da FEMURN em assembléia realizada hoje e deverá iniciar ser novo mandato de dois anos no dia 15 de janeiro.
Com ele foram reeleitos outros diretores da instituição, ficando a nova diretoria com a seguinte composição:

DIRETORIA

Presidente: Benes Leocádio (Lajes)
1º  Vice-presidente: Jaime Calado (São Gonçalo do Amarante)
2º Vice-presidente:  Shirley Targino (Messias Targino)
3º Vice-presidente: Galeno Torquato (São Miguel)
4º Vice-presidente: Flavio Azevedo (Nova Cruz)
5º Vice-presidente: João Gomes (Brejinho)

1º Secretário: Miguel Teixeira (São Miguel do Gostoso)
2º Secretário: Salomão Gurgel (Janduís)

1º Tesoureiro: Antônio Peixoto (Ceará-Mirim)
2º Tesoureiro: Expedito Salviano (Venha Ver)

CONSELHO FISCAL

Titular: Marco Aurelio Rego (Riacho da Cruz)
Titular: Ivanildinho Albuquerque (Timbaúba dos Batistas)
Titular: Flavio Veras (Macau)

Suplente:  José Sally (Cruzeta)
Suplente: Aldivon Nascimento (Baraúna)
Suplente: Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas)

Secretário estadual de Saúde tem que ser alguém que trate a governadora de "vocë"

Essa opinião me foi externada hoje por um conhecedor da área.
Meu médico pessoal, dr. Ricardo Curioso.
Não adianta só alguém que tenha toda competência do mundo. Se não tiver força política, não sai do canto. Tudo fica como está ou pior.
- O secretário de saúde precisa ser alguém que trate a governadora de você. Que possa falar com ela em qualquer lugar. Que chegue na casa dela e não precise ficar esperando na sala. Vai bater aonde ela estiver.
De acordo com Ricardo, qualquer um que precisar ficar na dependência do secretário de Planejamento e Fazenda pra conseguir recurso; ou que tiver de pedir audiência através do chefe da Casa Civil, não vai dar a resposta que a sociedade espera receber.
E mais: Não tem que, necessariamente, ser médico ou, até mesmo, profissional da área. O fundamental, além do mínimo de competência, é claro, é a força política. O poder de decidir na hora certa.

Definidos os 11 técnicos que disputarão o estadual

Os técnicos das onze equipes que disputarão o estadual 2011 do RN estão definidos.
Só dois contabilizam títulos conquistados aqui no Rio Grande do Norte - informa o grande pesquisador Marcos Trindade.
São eles: Ferdinando Teixeira e Leandro Campos.
CLIQUE AQUI a confira a lista completa e outras informações no blog do Trindade no site DN ON LINE.

Luan Santana canta em cruzeiro temático e diz que passou mal com o balanço do mar

A reportagem está disponível no site da revista CONTIGO.
- Pisei no navio e fui direto para o quarto. Eu levantava e sentia tontura. Aí tinha de deitar de novo. Fiquei zonzo, zonzo.
Pode ser.
A reportagem parece insinuar que essa afirmação pode ter sido a desculpa que arranjou para conter o ânimo de fãs "enlouquecidas".
No navio estavam mais de dois mil passageiros.
A porta do camarote do cantor sensação era guardada 24 horas por dia.
CLIQUE AQUI para avessar a reportame (com fotos) no site da CONTIGO.

RN eleva arrecadação do ICMS em 16,67%

A informação está sendo transmitida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN.
De janeiro a novembro de 2010, a arrecadação do ICMS no RN chegou a 2 bilhões, 554 milhões, 196 mil, 247 reais, o que representa 16,67% sobre igual período de 2009.
A expectativa do Sindicato é de que essa tendência de crescimento persista em 2011, especialmente em funçào da confirmaçào do futuro secretário de Tributação - José Airton da Silva, atualmente coordenador de Fiscalização.

Sistema de monitoramente de iluminação pública está sendo testado em Natal

Um sistema de monitoramento de iluminação pública está sendo testado em Natal - informou a Secreteria de Comunicação da Prefeitura.
O sistema, desenvolvido por engenheiros do Curso de Engenharia de Computação da UFRN, será testado durante 60 dias.
O teste foi iniciado ontem, na Praça Hélio Galvão, em Capim Macio.
Através de uma rede de sensores instalados nos postes da cidade, o sistema se propõe a informar, em tempo real, os que estão com suas lâmpadas acesas ou apagadas.
Essas informações serão transmitidas, também, ao sistema gerador das faturas da COSERN.

Tomara que dê certo.
Será muito bom para a administração, uma vez que, as pessoas que moram em ruas com iluminação insuficiente, todo dia, são obrigadas a reclamar do descaso da prefeita.
Mas, bom mesmo, será para a população se, realmente, funcionar. E, também em tempo real, a Prefeitura de fato substituir as lâmpadas apagadas.
Se for pra não funcionar, vai ser pior para a prefeita, porque não terá mais desculpa de dizer que não sabe.

Piadinha contada por Liszt Madruga para relaxar (*)

Uma loira comenta sua situação aflitiva com um amigo, crédulo de uma igreja:

- "Eu estou numa maré braba. Estou sem crédito na praça, devendo para todo mundo. Não vejo solução. Já pensei em me matar. Estou desempregada e sem dinheiro, cheia de contas e carnês atrasados. Não há nada que dê jeito nessa situação. Já perdi a esperança! Acho que já estou doente e vou morrer mesmo..."

O religioso:

- Calma! Não é nada disso... Você precisa de ajuda espiritual. Você conhece a minha igreja? Pois é, na quarta-feira, tem uma Sessão de Descarrego onde todos são curados ou aliviados, com uns 20 pastores e muita fé. Vai lá... Vamos te salvar!"
Na quarta-feira, a loira vai. No meio do culto é chamada ao palco e, entre outros desesperados, um pastor a agarra e brada:

- Sai desse corpo, demônio! Disaloja! Esse corpo não te pertence! Em nome de Jesus, te afasta desta alma boa!!!

E colocando a mão na testa da moça, brada:

- Estou ordenando: Em nome de Jesus, disaloja!... Disaloja!... DISALOJA!

E a loira:

- Casas Bahia! Loja Americana! C&A! Riachuelo...

(*) Encaminhada pelo amigo Liszt Madruga. 

Diretor do Milan diz que Ronaldinho fica no clube

Grêmio, Flamengo, Palmeiras e quem mais estiver na fila sonhando: Podem tirar o cavalinho da chuva.
O Milan não vai liberar o jogador.
Segundo o diretor Umberto Gandini, citado no portal UOL, a ordem é do dono do clube, ninguém menos que o primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa (com fotos), no portal UOL.

Everaldo Lopes sugere nome de dona Noilde Ramalho na própria Escola Doméstica

O jornalista Everaldo Lopes, afirmou hoje, em sua coluna, na TRIBUNA DO NORTE, que se fosse membro da Liga de Ensino do RN, iria sugerir uma homenagem a dona Noilde Ramalho, falecida no dia de Natal: Daria o nome dela à Escola Doméstica, instituição que dirigiu desde os 25 anos de idade até morrer, aos 90 anos.
Pela sugestão de Everaldo, a Doméstica passaria a ser "Escola Doméstica Noilde Ramalho".

Olheiro do Inter verá em Madrid condições de Kaká

Um olheiro do Inter de Milão estará em Madri, no começo de janeiro, para checar as condições físicas de Kaká - informa o site da FOLHA, com base em matéria estampada pelo CORRIERE DELLO SPORT em sua edição desta terça-feira.
O Real Madri tem jogo dia 3, pelo campeonato espanhol, contra o Getafe e, dia 6, pela Copa do Rei, contra o Levante. A presença de Kaká ainda não foi confirmada em nenhuma das duas partidas, mas foi dada como provável na do dia 6.
O interesse do Inter pela contratação de Kaká aumenta depois que Leonardo foi contratado como técnico. 
Aliás, no jornal italiano, o assunto mereceu a manchete de capa.

CLIQUE AQUI e acesse a reportagem no site da FOLHA.
Para ler (em italiano) a matéria da página interna,
CLIQUE AQUI.

Propaganda oficial sai em mais de 8 mil veículos

O governo Lula ampliou o número de veículos de comunicação que recebem propaganda do Governo Federal - informa o site da FOLHA em reportagem de Fernando Rodrigues.
Com FHC, no final do segundo Governo, só 499 veículos em 182 cidades eram contemplados com os anúncios do Governo Federal.
Agora, no final do segundo governo Lula, o número de veículos utilikzados chega 8.094, espalhados em 2.733 cidades.
O custo financeiro é semelhante nos dois governos: 2 bilhões 310 milhões/ano. 

CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da FOLHA.

Paula Fernandes e Roberto Carlos negam namoro

Depois que apareceram juntos no especial de Natal da Globo, Paula Fernandes e Roberto Carlos estão se desdobrando para negar que estejam namorando ou "envolvidos".
O assunto é tema de ampla reportagem no site de O DIA.
Paula Fernandes afirmou:
- Ando trabalhando demais, sem tempo para namorar. Ele é encantador, me respeita profissionalmente e como mulher, o que me faz admirá-lo ainda mais.
Já o rei Roberto Carlos foi pelo mesmo caminho:
- A Paula é uma cantora de muito talento, bonita e atraente, mas nós não temos nada além de uma amizade.
Mas, perguntado se namoraria a moça, não teve dúvidas:
- Quem não namoraria?
CLIQUE AQUI e leia a reportanem completa (com fotos) no site de O DIA.

Valério Mesquita assume o Tribunal de Contas

O conselheiro Valério Mesquita vai assumir às 10:30 a presidência do Tribunal de Contas do Estado.
Na mesma ocasião, também assumirá o novo vice-presidnete, conselheiro Getúlio Nóbrega.

Só o PSDB continua ausente na equipe de Rosalba

É o que afirma em sua coluna de hoje, no JORNAL DE FATO, o jornalista César Santos.

Numa nota intitulada "Falta um", diz ele:

- Dos partidos que apoiaram a campanha vitoriosa da governadora Rosalba Ciarlini, apenas o PSDB ainda não foi contemplado na equipe de governo. O DEM, do senador José Agripino, emplacou a Secretaria de Articulação com  os Municípios, a Secrtearia da Copa e o DER; o PMDB, do senador Garibaldi Filho, já tem a SETHAS assegurada; e o PMN do vice-governador Robinson Farias, foi atendido com Recursos Hídricos e a CAERN.

Tribuna volta a destacar o caos do Walfredo

O jornal TRIBUNA DO NORTE volta a chamar a atenção da sociedade para o caos do Hospital Walfredo Gurgel.
Repórteres e fotógrafos já não têm acesso ao pronto-socorro. Mas, um médico plantonista Allan Filgueira, usou o seu twitter para relatar o drama que enfrentou para atender um paciente com o estômago perfurado.
Da chegada até conseguir uma maca, foram seis horas de suplício. Depois, começa outro, na sala do politrauma, transformada num cenário de guerra.
Entra governo e sai governo e a situação só faz piorar.
Será que é porque tem que ser assim?
Será que não tem jeito?
Taí o grande desafio da governadora Rosalba Ciarlini.
Vamos ver se ela tem coragem e competência para enfrentá-lo.
E tem que ser logo no primeiro dia.
Se for deixar pra depois, ninguém vai acreditar que ela vai conseguir.

CLIQUE AQUI e acesse a reportagem da TN.

Uma luz para os servidores do MEIOS

Você pode receber o NOVO JORNAL em casa
ou acessá-lo na Internet tendo uma assinatura.
Telefone: 3221-4554. A capa do dia é de livre acesso.
CLIQUE AQUI.

Polícia faz grande apreensão de crack em Mossoró

A notícia está estampada em manchete de primeira página na edição desta terça-feira da GAZETA DO OESTE.
A droga, avaliada em 160 mil reais, foi encontrada em poder de um casal residente no bairro Sumaré.
CLIQUE AQUI e acesse o site da GAZETA.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Raniere diz ao JORNAL DE HOJE que saiu barato a venda da conta da Prefeitura por R$ 40 milhões

- Por 40 milhões - disse ele na entrevista - Carlos Eduardo já tinha vendido há dois anos. Hoje esse valor está defasado.
O vereador Raniere Barbosa (PRB) estava se referindo à negociação da Prefeitura de Natal com o Banco do Brasil relativa à sua conta "movimento".
De acordo com o vereador, pelo menos, a prefeita  Micarla de Sousa deveria ter colocado a correção da inflação do período - cerca de 10 por cento.
Só aí seriam mais, por baixo, 4 milhões de reais.
Pra quem tá devendo a Deus e ao mundo, é dinheiro.

Pra mim - Paulo Tarcísio - tem outra questão que precisa ser esclarecida.
No fim de 2008, quando quem "vendeu" a conta foi Carlos Eduardo, foi dito que a "venda" valia por 60 meses. Só se passaram 24.

Agora, Micarla vendeu por mais 60 meses. Que 60 meses?

Ou seja: É preciso esclarecer direitinho quando começam e quando terminam os 60 meses vendidos por Carlos Eduardo; e a mesma coisa com relação aos 60 meses vendidos por Micarla.

Juntando os dois, são 120 meses - 10 anos. É Tempo, viu?

Conca faz cirurgia e só volta a jogar em fevereiro

O jogador Conca, do Fluminense, submeteu-se hoje a uma cirurgia no joelho esquerdo e só deve voltar a jogar em fevereiro - informa o site de O GLOBO.
A cirurgia foi um sucesso. Conca terá que passar uma semana em repouso absoluto e só depois terá 30 dias de fisioterapia.
O jogador não poderá participar dos jogos iniciais do Fluminense pelo campeonato carioca. Mas, o time confia em que ele poderá estar pronto para a estréia na Libertadores, dia 9 de fevereiro, no Engenhão, contra o Argentino Júniors.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem completa (com foto) no site de O GLOBO.

UFRN inscreve para Mestrado em Demografia

O Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte continua com inscrições abertas para o processo seletivo para o Mestrado 2011.
As inscrições poderão ser realizadas até do dia 31 de janeiro de 2011, através do sítio PPGDEM no www.posgraduacao.ufrn.br/ppgdem. São oferecidas dez vagas, com área de concentração em Demografia.
Após a conclusão da inscrição on-line, o candidato deverá encaminhar os seguintes documentos à coordenação do Programa: uma foto 3x4 recente; cópia do Diploma do Curso de Graduação; cópia do Histórico Escolar da graduação; currículo cadastrado na Plataforma Lattes – CNPq; Plano de Trabalho que deverá conter, no máximo, 3 (três) laudas; duas cartas de recomendação (www.posgraduacao.ufrn.br/ppgdem) – as remetidas à secretaria do PPGDEM pelos respectivos professores, via Correios ou através de e-mail institucional.
A Coordenação de Pós-graduação em Demografia está localizada no Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), Departamento de Estatística.
Outras informações pelo telefone 3215-3787 ou pelos endereços eletrônicos www.posgraduacao.ufrn.br/ppgdem ou ppgdem@ccet.ufrn.br.

Aluna da UFRN disputa concurso de intercâmbio

A aluna do Curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Monnyke Monnarha Brito dos Santos, é única participante potiguar em um concurso internacional de Intercâmbio.
Trata-se da 2ª Edição do GLOBAL INTERN, promovido pela Education First.
Ela participa concorrendo com um vídeo respondendo a uma pergunta da organização: “Como este estágio vai moldar o seu futuro?”
O vídeo, de três minutos, aborda o início acadêmico da estudante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN e sua obstinação pelo conhecimento. Está postado no site do concurso e o número de acessos que provocar contará ponto para definição da intercambista selecionada: http://ef.com.br/globalintern/contestants/?id=28076&ctr=br.
Monnyke Monnarha, que é formada pelo Curso Técnico de Turismo do CEFET e, atualmente, é aluna do curso de Letras (ênfase em Inglês) pela UERN, destaca que seu vídeo contou com edição da americana, Sarah Nicholus, que veio pela FULBRIGHT (http://www.fulbright.org.br/2010/) como professora assistente no ensino de Letras Inglês no IFRN. 
Outras informações, acesse o sítio do concurso http://ef.com.br/globalintern/.

Desconhecido executado a tiros às margens do rio

Um rapaz de, no máximo, 25 anos, sem  documentos e trajando bermuda e camiseta, foi executado hoje de tarde na região conhecida por Baixada, às margens do Rio Potengi.
A população da vizinhança do local ouviu os tiros por volta das 16 horas e acionou a polícia.
Peritos do ITEP revelaram que a vítima recebeu 10 tiros.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem no site da TRIBUNA DO NORTE.

Sócios do América em atraso estão convocados

O América concedeu prazo de 30 dias, contados a partir do dia 20, para que todos os seus sócios proprietários e remidos quitem os seus débitos.
Terminado o seu prazo será aberto processo administrativo, respeitado o princípio do contraditório e amplo direito de defesa para eliminação dos devedores.
O mesmo prazo também está sendo concedido aos conselheiros, especialmente os que ingressaram este ano de 2010, para que regularizem a sua situação social.
O edital de convocação, já publicado na imprensa, está assinado pelo presidente do Conselho Diretor, Clóvis Antônio Tavares Emídio.

Criança atropelada por trem sobrevive na Zona Norte

Uma menina de 9 anos, atropelada pelo trem urbano que faz a linha Natal-Ceará-Mirim, na comunidade Beira-Rio, sobrebiveu e foi levada pelo SAMU para atendimento no Hospital Walfredo Gurgel.
O acidente foi por volta das 16 horas. O maquinista evadiu-se.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem completa no site DN ON LINE.

Sonho de Felipe é virar ídolo no Flamengo

O ex-corintiano Felipe sabe que não será fácil ocupar o lugar que foi de Bruno no time do Flamengo - informa o site de O GLOBO.
Diz ele:
- Qualquer goleiro que chegar vai ter de mostrar muita qualidade porque o Bruno não se trata apenas de um goleiro. Ele é um ídolo, ficou muitos anos e ganhot títulos. Sei que vai ser difícil, mas acho que estou preparado. tenho que chegar e mostrar que tenho competência para estar ali.
Ao ser contratado pelo Flamengo, Felipe estava no Braga de Portugal.
CLIQUE AQUI e acesse e notícia completa no site de O GLOBO.

Real Madri escala Kaká pra jogar no dia 6

A informação está no jornal espanhol MARCA - informa o site de O GLOBO.
Será um jogo pela Copa do Rei contra o Levante.
O último jogo de Kaká foi n o dia 6 de julho, quando a Seleção Brasileira foi eliminada da Copa do Mundo da África pela Holanda.
No dia 5 de agosto ele se submeteu a uma operação no menisco do joelho esquerdo.
CLIQUE AQUI e acesse a notícia completa no site de O GLOBO.

Coleção de inverno da LORE será lançada no RJ

A LORE está trabalhando a sua coleção inverno 2011 intitulada Jardim do Éden e promete repetir o sucesso das coleções anteriores.
Para 2011, a LORE espera aumentar em 20% o número de ponto de vendas, atualmente a grife conta com 39 pontos de vendas e já conquistou todas as regiões do país.

A coleção é inspirada no filme Jardim Secreto com formas que remetem aos anos 50 e promete mais uma vez ser sucesso de vendas.
A marca das estilistas Lorena Ciarlini e Renata Emereciano lançará a nova coleção no Fashion Business que acontece de 10 a 12 de janeiro, no Rio de Janeiro.

Demétrio Torres será o secretário da Copa

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou hoje que o engenheiro Demétrio Torres será o secretário da Copa de 2014 e vai acumular essa função com a direção geral do DER.
Essa é a unica novidade da lista de mais cinco auxiliares que foram confirmados hoje.
Os demais são os seguintes:
Kátia Pinto - Secretaria de Infraestrutura
Esdras Alves - Secretaria de Articulação Política
Luís Eduardo Carneiro Costa - Secretaria do Trabalho, Habitação e Ação Social.
Betânia Ramalho - Secretaria de Educação e Cultura.

CLIQUE AQUI e leia no sinte DN ON LINE um mini currículo de cada secretário anunciado hoje.

Os 20 brasileiros mais citados na Internet

O site lalistawip.com anunciou hoje que são os seguintes os 20 brasileiros mais citados na Internet:

1 - Ronaldinho
2 - Ronaldo
3 - Robinho
4 - Pelé
5 - Ayrton Senna
6 - Kaká
7 - Paulo Coelho
8 - Adriana Lima
9 - Daniel de Oliveira
10 - Lula da Silva
11 - Marisa Monte
12 - Zé Roberto
13 - Alessandra Ambrósio
14 - Sérgio Vieira de Melo
15 - Rita Lee
16 - Eduardo da Silva (atacante do Inter)
17 - Roberto Carlos (do Corinthians)
18 - Francesca Aniz
19 - Tony Kanaan
20 - Gisele Bündchen

CLIQUE AQUI a acesse a lista no próprio site lalistawip.com.

Lula é o 65º líder mundial mais citado na Internet

Sinceramente, achei pouco.
O presidente Lula ficou em 65º lugar na lista de líderes mundiais mais citados na Internet.
Antes do presidente brasileiro estão listadas muitas figuras de menor expressão.
Logo depois do presidnete brasileiro aparece o ex-vice-presidente americano, Dick Channey e, em seguida, um brasileiro já falecido - o diplomata Sérgio Vieira de Mello.
O presidente da venezuela, Hugo Chávez, ficou no 77º lugar.
A presidente Dilma Roussef aparecer em 97º lugar.
CLIQUE AQUI e confira a lista entre os números 61 e 80.
Os mais citados de 1 a 20.
Os mais citados de 21 a 40.
Os mais citados de 41 a 60.
Os mais citados de 81 a 100.

Desembargadora Judite Nunes assume no dia 7

A desembargadora Judite Nunes assumirá no dia 7 a presidência do Tribunal de Justiça do RN.
Ela será a primeira mulher a ocupar esse cargo.
A solenidade será no auditório Lavoisier Maia, do Centro de Convenções de Natal, às 16 horas.
Também serão empossados o vice-presidente, desembargador Expedito Ferreira de Souza e o novo corregedor, desembargador Cláudio Santos.
FONTE: Site do TJRN.

Morre Pedro Dias, operador de áudio da Globo-Natal

Foi ontem, dia 26, mas só fiquei sabendo agora no blog de Marcos Lopes.
Morreu Pedrinho Dias, velho companheiro de trabalho nos meus tempos na antiga Rádio Cabugi.
Nem lembro a última vez que nos encontramos. Mas, essa notícia me deixou muito triste.
Aos seus companheiros de trabalho de hoje e do passado e aos seus familiares, a manifestação do meu pesar.
Para saber mais, CLIQUE AQUI e acesse o blog de Marcos Lopes.

Artigo de João Faustino

A Educação é o caminho

João Faustino (Professor da UFRN)

            “Não há caminho para a paz, a paz é o próprio caminho”. Ghandhi

Hoje, mais do que nunca, se torna mais forte o apelo por uma escola de qualidade, capaz de oferecer aos jovens instrumentos de formação e de competitividade.
A sociedade moderna, diante do crescente consumo de drogas, especialmente da epidemia do crack, da violência, da negação de valores essenciais à ética e à fraternidade, se angustia, se inquieta diante do futuro e da insegurança do presente.
É nesse contexto de busca que se situa a Escola, ainda como o valor mais eficaz e insubstituível da nossa Educação. A Escola - do professor, da sala de aula, da biblioteca, da prática do esporte, da informática - ainda se constitui num elemento vital para a formação da nossa juventude.
A Escola que pensamos não é aquela onde o aluno permanece por três ou quatro horas em ambiente inóspito, sem o menor conforto, onde os professores – desmotivados e sem salários dignos – fazem que ensinam; e onde os gestores, sem disporem de condições mínimas, lutam pela sobrevivência.
A Escola que desejamos é uma escola de tempo integral, organizada, com ambientação adequada, com professores motivados, com salas de aula minimamente confortáveis. Essa é a exigência do momento, especialmente quando a mulher mãe participa ativamente do mercado de trabalho.
Essa Escola tem que vir, sob pena de comprometermos o nosso futuro. Ela tem que chegar, com professores que se sintam motivados para a missão de ensinar, orientar, aconselhar, instruir, incentivar, mediar e estimular cada aluno a alcançar o aprendizado de que necessita e de que a sociedade exige. O professor como fonte de saber, como exemplo e como referência no dia a dia dos seus alunos.
O Rio Grande do Norte já viveu momentos onde o professor era símbolo de honradez e a escola  uma instituição merecedora do respeito e do reconhecimento da sociedade.
Agora, com a deterioração do nosso sistema educacional, sabe-se que o Estado sozinho não tem como abraçar esse pesado fardo. Mas, algo deve ser feito. O primeiro passo seria a construção de um grande pacto em favor da Educação, iniciativa que não me canso de defender. A partir daí, buscar solução.
Por que não se pensar na federalização da Universidade Estadual, desafogando parcela do Orçamento público e destinando-a totalmente à melhoria do ensino básico?
Por que o Estado, diante de tantas deficiências no ensino obrigatório, mantém uma Universidade, arcando com seus elevados custos? A UERN é uma instituição de ensino superior, necessária, e que orgulha o Rio Grande do Norte. Todavia, sua manutenção deveria ser de inteira responsabilidade do governo da União.
O Pacto a que me refiro geraria metas, mobilizaria a sociedade e motivaria a classe política para soluções inadiáveis visando a melhoria da nossa Educação.
Não podemos nos esquecer que não se constrói a paz sem o gesto magnânimo da solidariedade. E é da Educação que resulta essa busca permanente da humanidade.

Rosalba antecipa pra Thaisa mais 4 secretários

Ainda ontem à noite, encontrando-se com a jornalista Thaisa Galvão no camarote armado pela Prefeitura para o show de Daniel, na área de lazer do Panatis, a governadora Rosalba Ciarlini lhe antecipou quatro dos secretários que deverá anunciar hoje:
Agricultura - Betinho Rosado
Infraestrutura - Kátia Pinto
Educação - Betânia Ramalho
DER - Demétrio Torres
De acordo com o relato de Thaysa, estavam também praticamente acertados os nomes de
Luís Eduardo Carneiro Costa para Trabalho e Ação Social e de Getúlio Rego para a Saúde.
Para acessar o blog de Thaisa, CLIQUE AQUI.

Programação do Praia Shopping Musical

Renato Gaúcho: Ronaldinho está 90% no Grêmio

O treinador Renato Gaúcho afirmou que até a questão salarial está resolvida entre Ronaldinho e o Grêmio. Só falta o acerto com o Milan - destaca o site da revista VEJA.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Concursos oferecem mais de 44 mil vagas em 2011

O site  do jornal O DIA está divulgando uma grande lista de concursos a serem realizados em 2011 oferecendo mais de 44 mil vagas.
Alguns deles estão com inscricões terminando ainda este ano.
As vagas são para todos os níveis de escolaridade.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Dona Noilde terá missa de corpo presente às 15h

A Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, entidade mantenedora da Escola Doméstica de Natal, do Complexo Educacional Henrique Castriciano e da FARN, emitiu nota sobre o falecimento da professora Noilde Ramalho, ocorrido dia 25, e informando sobre a celebração de missa de corpo presente, hoje, às 15 horas, na Catedral Metrpolitana.
A nota, assinada pelo presidente da Liga, Manoel de Medeiros Brito, esclarece que é na Catedral onde está sendo realizado o velório e que, após a missa, será realizado o sepultamento no cemitério Morada da Paz, em Emaús.
CLIQUE AQUI para acessar o texto integral da nota (com foto de dona Noilde) no site da Escola Doméstica.

Mãe que matou o filho viciado em crack ainda não se recuperou do trauma

O assassinato ocorreu a 12 de abril de 2009, domingo de páscoa, em Porto Alegre (RS) - informa o site de O GLOBO.
Empunhando um isqueiro, Tobias Lee Manfred Hahn, de 24 anos, abriu o gás do fogão de sua casa e exigiu dinheiro dos pais para comprar droga.
Desnorteada, Flávia Costa Hahn, 62 anos, valeu-se de um revólver calibre 44 da coleção do seu marido, Manfred Otto Hugo Hahn, 75 anos, na tentativa de fazer medo ao filho.
Percebendo o descontrole da mulher, Manfred tenou desarmá-la e o revólver disparou acidentalmente matando o filho.
A Justiça a absolveu no último dia 9. Agora, Flávia convive com o desafio de tentar superar o sofrimento provocado pela lembrança da tragédia dupla de ver um filho dominado pela droga e de ter, ela própria, acabado com a sua vida. Tobias era seu filho único.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa no site de O GLOBO.

Dilma manda sufocar candidatura de Aldo Rebelo

Essa notícia está no site de O GLOBO.
Ao que se diz, a candidatura do deputado paulista Aldo Rebelo (PC do B) à presidência da Câmara está crescendo em oposição à do petista Marcos Maia (RS).
Diante disso, partiu da Granja do Torto, com o aval da presidente Dilma Roussef, a ordem pra sufocá-la.
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem de O GLOBO.

MINHA OPINIÃO - É claro que a Presidência da República tem força pra sufocar o que bem quiser a entender. Agora, a história tem mostrado que isso não é fácil, em se tratando de eleição no Parlamento, onde qualquer tentativa de influência externa acaba tendo efeito contrário.

Que eu me lembre, a última tentativa (exitosa) de "sufoco" de uma candidatura à presidência da Câmara vitimou exatamente um norte-rio-grandense - o grande deputado (já falecido) Djalma Marinho, no final dos anos 60.

Mais recentemente, em 2003, se não estou equivocado, a tentativa de sufoco tinha o objetivo de consolidar a candidatura do petista Luís Eduardo Greenhalg e acabou assegurando a eleição do deputado Severino Cavalcanti.

Polícia apreende, por acaso, 74 kilos de maconha trazidos de ônibus de São Paulo pra Natal

A maconha foi apreendida em São José de Mipibu e estava escondida em balanços infantis - informa em sua manchete de capa nesta segunda-feira O DIÁRIO DE NATAL.
O interessante é que a atenção da Polícia foi despertada para o ônibus por conta de uma discussão entre passageiros, supostamente porque um deles teria tido a sua bagagem extraviada.
O carregamento de cadeiras de balanço infantis, porém, logo chamou a atenção e a maconha foi descoberta.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem completa no site DN ON LINE.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Garota de 11 anos morre por overdose

Incrível. Foi em Recife.
Segundo o site do DIÁRIO DE PERNAMBUCO, quem lhe forneceu a droga - maconha e loló, foi um rapaz de 22 anos, que está preso.
Até quando é que ninguém sabe.
A verdade é que é mais uma vida que se vai.
A garota foi encontrada já morta, em plena via pública por uma irmã.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa no site do DP.

Preço da gasolina sobe 72% na Bolívia e, mesmo assim, continua mais barato que em Natal

Estou lendo aqui no site do jornal espanhol EL MUNDO.
O governo boliviano concedeu aumento de combustíveis variando de 57 a 82% a pretexto de proteger a economia nacional e de não subvencionar contrabandistas.
Com o aumento, o litro da gasolina subiu de 53 centavos de dólar para 91 centavos.
Aqui em Natal, há muito tempo que o preço do litro da gasolina já quebrou a barreira de um dólar.
Para ler a notícia completa (em espanhol), CLIQUE AQUI.

Ivan Jr. e Ronaldo Soares aparam arestas políticas

Fiquei sabendo através do blog do assuense Aluízio Lacerda.
O prefeito Ivan Júnior e seu antecessor, Ronaldo Soares, que andaram trombando politicamente, levantam a bandeira branca da paz.
Pelo que entendi do comentário de Aluízio, os dois chegaram à conclusão de que brigando um com o outro, os dois saem perdendo.
Ivan Júnior tem um trunfo na mão: o controle da maioria da Câmara Municipal.
Isso lhe dar um poder de fogo muito grande, na hora em que os vereadores forem apreciar a prestação de contas de Ronaldo.
Pelo jeito, tão cedo essa prestação de contas não deve entrar na ordem do dia da Câmara Municipal de Assu.
CLIQUE AQUI para ler o texto integral do comentário de Aluízio Lacerda.

Mossoroense está preso por crime praticado numa cidade de Minas aonde ele nunca foi

Um pai de família mossoroense, Adenilson, conhecido por Dito, está preso, há 51 dias, por um crime praticado na cidade de Nanuque, Minas Gerais, aonde nunca esteve - revela o blog de Evânio Araújo.
O problema é que ele teve seus documentos roubados em Mossoró e, em Nanuque, foi preso e autuado um assaltante se passando por Adenilson e portando os seus documentos.
Pelo que entendi da notícia no blog do Evânio, o assaltante deve ter conseguido escapar, pois o certo é que foi emitida uma ordem de prisão contra Adenilson.
E até hoje, não teve quem conseguisse resolver o problema. Lá se vão 51 dias.
Afinal de contas, o rapaz, pai de duas filhas, é pobre não tem que fale por ele e a Justiça não está nem aí para corrigir o seu erro.
CLIQUE AQUI para ler maiores detalhes no blog do Evânio Araújo.

Indicar ou não indicar, um dilema de Rosalba

A governadora Rosalba Ciarlini está com um dilema: indicar ou não indicar dois cunhados para a sua equipe de governo.
Por ela, só indicaria um. Ou, para ser mais preciso, uma - Isaura Rosado para a presidência da Fundação José Augusto.
Mas, aí, vem uma imposição de ordem política. Terá que indicar, também, Betinho Rosado, pois só assim estará preservando o espaço de Rogério Marinho na Câmara Federal, como reivindica o PSDB.
E aí? Qual será a opção da governadora eleita?
Não adianta querer adivinhar. Ela tem que resolver essa questão de amanhã pra depois.

ABC vai encostar no América no ranking da CBF

Quem está dizendo isso é um dos maiores pesqusiadores esportivos que eu conheço, o prezado amigo Marcos Trindade.
E olhe que, interessado e detalhista igual a ele nos estudos que faz, eu não conheço.
Em seu blog no site do DN ON LINE, Trindade afirma:
- Se a CBF adotar o mesmo critério de pontos aplicados nos campeonatos brasileiros desde 1971 para os anos que tiveram os títulos unificados, o ABC vai subir 17 posições no ranking da organizadora.
Ou seja:
Com isso, o ABC subirá para 707 pontos, apenas 63 menos que o América, que ficará com 770, e cairá três posições; ficando na 31ª enquanto o ABC subirá para 33ª.
CLIQUE AQUI para conferir tudo no BLOG DO TRINDADE. 

Radialista cearense é assassinado a facadas

A Polícia do Ceará ainda não tem pistas para esclarecer o assassinato do radialista Marcílio Magno de Souza Moura, cujo corpo foi encontrado na véspera do Natal, em Miraíma, a 188 quilômetros de Fortaleza.
O radialista, de 32 anos, levou três golpes de faca - um no pescoço, outro no abdômem e um terceiro num dos pés.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem publicada no site do DIÁRIO DO NORDESTE.

Velório de dona Noilde será na Catedral

A jornalista Liege Barbalho informa em seu site que o corpo da professora Noilde Ramalho deverá ser transladado para Natal ainda hoje.
A previsão de chegada é para às 22 horas. O caixão segue para a Catedral Metropolitana (Av. Deodoro), onde ocorrerá o velório.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Site da Escola Doméstica anuncia luto oficial

O site da Escola Doméstica de Natal retirou de sua página inicial todas as matérias que publicava, em sinal de luto pela morte de sua diretora, professora Noilde Ramalho, ocorrida ontem.
Quem acessá-lo, vai encontrar, agora, uma única informação: "Estamos em luto oficial".
Para conferir, CLIQUE AQUI.

A professora Noilde Ramalho é natural de Nova Cruz, onde nasceu a 19 de julho de 1920.
Ingressou na Escola Doméstica em 1936, no 2º ano do Curso Doméstico, diplomando-se em 19 de novembro de 1939.
Em março de 1940, a convite do dr. Varela Santiago, então presidente da Liga de Ensino, foi nomeada professora do curso de admissão, exercendo até 1944, diversos cargos.
Em março de 1945, assumiu a direção da Escola Doméstica, cargo em que permaneceu até o momento de sua morte, ontem, 26/12. 
Dona Noilde é fundadora do Colégio Henrique Castriciano e da FARN.